Aleac se prepara para comemorar 54 anos, e aposta na modernidade como caminho para o futuro

Deputados estaduais durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre/Foto: Ascom Aleac

Daqui exatos três meses, no dia 15 de junho de 2016, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) completará 54 anos de fundação. Coincidentemente, e paradoxalmente, a maturidade está sendo comemorada com uma série de implantações tecnológicas modernas, mostrando que o Parlamento decidiu preservar antigos e imortais valores, próprios do processo democrático, e, ao mesmo tempo, investir em ferramentas fundamentais no processo de modernização das Casas Legislativas. Depois de 53 anos de existência a Aleac inovou e lançou a TV digital, com transmissão em canal aberto, tornando possível acompanhar todas as ações legislativas dos 24 deputados estaduais que formam o Poder.

Após assumir o comando da Casa, em fevereiro do ano passado, o presidente Ney Amorim (PT) colocou em prática projeto que estava parado desde 2013, e em 2 de fevereiro de 2016 implantou a TV digital. Logo após o retorno do recesso parlamentar deste ano, o deputado anunciou que a TV Aleac entrou no ar, passando a transmitir os trabalhos do Poder Legislativo, através do canal 24.2 para todo o Estado.

Para Amorim, entusiasta do projeto mesmo antes de presidir a Casa, não bastava que o Parlamento estivesse de portas abertas à comunidade – era importante ir além, estando dentro da casa dos cidadãos através de um canal aberto.

Além do funcionamento da nova ferramenta de comunicação, a Assembleia do Acre continua investindo em tecnologia para a transmissão das sessões em tempo real pela internet, feita por meio da ferramenta streaming. O mesmo portal oficial da instituição onde as sessões são transmitidas ao vivo, também mantém arquivados todos os vídeos das sessões anteriores em uma espécie de acervo histórico para consulta pública por todos os interessados.

Continue lendo clicando…

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima