fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Agronegócio, pecuária e exportação são caminhos para crescimento econômico do AC, diz coordenador de Fórum de Desenvolvimento

Publicado

em

Por Quésia Melo
Amazônia Que eu Quero: Especialista fala sobre avanços e desafios econômicos no Acre
O coordenador do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, Orlando Sabino, falou, nesta quarta-feira (13), em entrevista ao JAC1, sobre as potencialidades econômicas do Acre. De acordo com ele, a Amazônia é uma potência mundial e uma marca muito requisitada em todo o mundo.

A Plataforma “Amazônia Que Eu Quero” realiza nesta quarta-feira (13) o fórum “Modelo Econômico na Amazônia”, o evento acontecerá a partir das 21h (horário Brasília), com transmissão simultânea no Youtube da Fundação Rede Amazônica.

Este é o terceiro evento de uma série de 5 fóruns previstos na edição 2022 da plataforma – “Caminhos da Democracia”.

O objetivo é discutir novas opções de modelo econômico para a Amazônia. Busca-se elencar possibilidades reais de união da tecnologia com a utilização dos recursos naturais, gerando uma cadeia produtiva consciente, perene e sustentável, com benefícios econômicos e sociais para os amazônidas.

“Temos que ver que a Amazônia como uma potência, não podemos desprezar as potencialidades dos seus recursos naturais, a bioeconomia, que é um tema tão discutido hoje em dia, não pode ficar à margem de qualquer discussão sobre o processo de desenvolvimento da Amazônia,” diz.

Sabino pontua que embora a Amazônia esteja no foco do desenvolvimento, o estado já tem outras atividades que geram renda e empregam pessoas.

“É o caso do recente crescimento do agronegócio, da pecuária, que já e uma atividade muito tradicional no Acre e que iniciou desde os movimentos da década de 70 e hoje é o maior valor bruto na produção do setor primário, então, tudo vem da pecuária. Também estamos vendo o crescimento da produção de soja e de milho no Acre, que vem de uma forma muito concentrada. Não podemos esquecer da tradicional produção da mandioca. No Acre temos a maior produtividade média do Brasil desta produção tão importante que gera renda e é o segundo maior valor bruto da produção do nosso estado”, complementou.

O coordenador do fórum disse ainda que a pecuária é também uma das maiores riquezas do estado, mas que em relação à exportação ainda pode melhorar.

“A carne já está sendo exportada para outros países, embora os nossos frigoríficos ainda não estejam autorizados a exportar de forma plena, nós exportamos basicamente uns miúdos da produção bovina, ela já se torna a quarta maior potência das exportações do Acre. Mas, se os nossos frigoríficos forem autorizados pelo Ministério da Agricultura a exportarem diretamente, acredito que o potencial deste produto possa crescer muito mais na pauta das nossas exportações”, pontuou.

Sabino diz que a indústria Dom Porquito é uma das formas aumentar as potencialidades do estado — Foto: Arquivo pessoal

Sabino diz que a indústria Dom Porquito é uma das formas aumentar as potencialidades do estado — Foto: Arquivo pessoal

Uma das apostas do governo para que esse crescimento possa se tornar efetivo é a entrega da obra do Anel Viário na região de fronteira entre Brasileia e Epitaciolândia. A obra, considerada estratégica, tem mais de 10 km de extensão e deve facilitar o tráfego pela rodovia interoceânica até o Peru. A previsão é que seja concluída no final do ano deste ano.

Sobre o Anel Viário, Sabino disse que a região do Alto Acre tem um grande potencial que pode ser melhorado e aprimorado.

“Estamos vendo um potencial muito forte se desenvolver no Alto Acre, que é a produção de suínos. A empresa Dom Porquito que foi instalada há cerca de 7, 8 anos e hoje é uma realidade e com um grande potencial. Vemos nas nossas estatísticas do comércio exterior o crescimento da exportação de suínos, uma cadeia produtiva muito forte onde participam produtores que mostram que pode sim gerar e irradiar essa prática em todo o estado do Acre.”

Produção de Castanha no Alto Acre: Foto Alexandre Lima

Produção de castanha e produtos da florestais

Ele lembra que Amazônia e o Acre têm muitas riquezas e que os modelos agroextrativistas são importantes modelos de negócio a serem explorados.

“Os produtos florestais, tipo a madeira e a castanha, são as principais pautas das nossas exportações, então, desprezar esse material seria realmente a gente negar a importância deste setor fora o que eu falei no início que são as potencialidades da nossa floresta, os fármacos e os fitoterápicos que existem nas florestas, aproveitamento de usinas, aproveitamento de vários produtos que são recursos naturais disponíveis não explorados e até já conhecidos e que não podem ser desprezados. Eu digo que não se pode negar o potencial da Amazônia e destes produtos e você negar é negar o crescimento e o desenvolvimento econômico”,

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Com filhos de 19 e 10 anos, Nivea Stelmann fala da vida nos EUA: ‘Uma história na TV’

Publicado

em

Por

Mesmo morando há sete anos nos Estados Unidos, Nivea Stelmann gosta de acompanhar a reprise dos trabalhos que fez. A partir desta segunda-feira (29), ela volta ao ar em “Alma gêmea”, trama de Walcyr Carasco que estreia no “Vale a pena ver de novo”. “Eu mato a saudade e adoro quando uma novela é reprisada. E é bom estar no ar e ter o público sempre falando… A galera acompanha também no Globoplay, estão sempre mandando mensagens no meu Instagram”, diz ela, que acabou de completar 50 anos agora em abril.

Na novela, Nivea interpreta Alexandra, que é casada com o médico Eduardo (Ângelo Antônio) e sofre de uma doença mental. Ao longo da história, descobre-se que ela é atormentada por espíritos. “Alexandra foi uma personagem muito forte, que exigia muito de mim. Eram cenas bem densas, ela era tida como uma personagem maluca, porque as pessoas não enxergavam naquela época que ela podia ver espíritos, que ela era médium, então, ela via coisas. Na época, era tido como louca”, descreve a atriz.

Mãe de Miguel, de 19 anos, e Bruna, de 10, Nivea gosta de rever os trabalhos ao lado deles. “O Miguel na época de ‘Alma gêmea’ tinha 1 ano e já vai fazer 20. E a minha filha nem sonhava em existir. Quando ela me assiste, fala: ‘mamãe, que legal’. É gostoso rever com eles. Amo concluir que deixei uma história na TV, hoje estou aposentada, moro fora, estou afastada da televisão. Escolhi outra trajetória de vida, vivo tranquila com a minha família, não trabalho mais com isso. Mas gosto de ver que deixei um legado. Eu tenho orgulho do que eu fiz, do meu passado”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeão do ‘BBB 24′, Davi aluga casa em praia para descansar com a família: Luxo’

Publicado

em

Por

Quase duas semanas após a final do “BBB 24”, Davi Brito finalmente tirou uns dias de descanso e paz. O baiano alugou uma casa com piscina, churrasqueira e mesa de sinuca para passar uns dias com a família na Praia de Ponta Negra, em Manaus.

Davi viajou com a mãe, Elisângela Brito, e a irmã, Raquel, e aproveitou os primeiro dias de milionário com churrasco, piscina, pagode, cerveja gelada e passeio de jet ski. Em vídeos postados nas redes sociais, o campeão do “BBB 24” aparece com uma caixa de som, dançando, feliz da vida (veja abaixo).

O motorista de aplicativo está separado de Mani Reggo, com quem teve um relacionamento de 1 ano e meio antes do “BBB 24”. Os dois tiveram um desentendimento após Davi deixar o programa, e Mani optou por pôr fim a relação.

Davi passou a última semana cumprindo compromissos na Globo. Ele gravou uma reportagem para o “Fantástico”, foi recebido com festa em Salvador e participou dos programas “Altas horas” e “Domingão com Luciano Huck”, além de gravar para depoimentos para o documentário ‘Davi, um cara comum da Bahia”, que estreia dia 8, no Globoplay, sobre a vida do campeão.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bruno e Adrian estreiam na 1ª etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-19

Publicado

em

Foto FEAV: Dupla acreana chega bem preparada na competição

Bruno/Adrian estreia nesta segunda, 29, na 1ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-19, em Brasília, no Distrito Federal. O primeiro compromisso dos acreanos será contra a dupla mineira Moisés/Arthur.

Fase de preparação

Após o título na etapa do Circuito Acreano, Bruno e Adrian intensificaram os treinamentos e chegam em Brasília bem confiantes para tentar realizar uma boa campanha.

Eliminadas no qualifying

A dupla acreana Sara/Nicole foi eliminada no Qualifying ao perder para dupla da Paraíba Maria Isabel/Micka, por 2 sets a 0, com parciais de 21×17 e 21×6.

Comentários

Continue lendo