fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Agronegócio, pecuária e exportação são caminhos para crescimento econômico do AC, diz coordenador de Fórum de Desenvolvimento

Publicado

em

Por Quésia Melo
Amazônia Que eu Quero: Especialista fala sobre avanços e desafios econômicos no Acre
O coordenador do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, Orlando Sabino, falou, nesta quarta-feira (13), em entrevista ao JAC1, sobre as potencialidades econômicas do Acre. De acordo com ele, a Amazônia é uma potência mundial e uma marca muito requisitada em todo o mundo.

A Plataforma “Amazônia Que Eu Quero” realiza nesta quarta-feira (13) o fórum “Modelo Econômico na Amazônia”, o evento acontecerá a partir das 21h (horário Brasília), com transmissão simultânea no Youtube da Fundação Rede Amazônica.

Este é o terceiro evento de uma série de 5 fóruns previstos na edição 2022 da plataforma – “Caminhos da Democracia”.

O objetivo é discutir novas opções de modelo econômico para a Amazônia. Busca-se elencar possibilidades reais de união da tecnologia com a utilização dos recursos naturais, gerando uma cadeia produtiva consciente, perene e sustentável, com benefícios econômicos e sociais para os amazônidas.

“Temos que ver que a Amazônia como uma potência, não podemos desprezar as potencialidades dos seus recursos naturais, a bioeconomia, que é um tema tão discutido hoje em dia, não pode ficar à margem de qualquer discussão sobre o processo de desenvolvimento da Amazônia,” diz.

Sabino pontua que embora a Amazônia esteja no foco do desenvolvimento, o estado já tem outras atividades que geram renda e empregam pessoas.

“É o caso do recente crescimento do agronegócio, da pecuária, que já e uma atividade muito tradicional no Acre e que iniciou desde os movimentos da década de 70 e hoje é o maior valor bruto na produção do setor primário, então, tudo vem da pecuária. Também estamos vendo o crescimento da produção de soja e de milho no Acre, que vem de uma forma muito concentrada. Não podemos esquecer da tradicional produção da mandioca. No Acre temos a maior produtividade média do Brasil desta produção tão importante que gera renda e é o segundo maior valor bruto da produção do nosso estado”, complementou.

O coordenador do fórum disse ainda que a pecuária é também uma das maiores riquezas do estado, mas que em relação à exportação ainda pode melhorar.

“A carne já está sendo exportada para outros países, embora os nossos frigoríficos ainda não estejam autorizados a exportar de forma plena, nós exportamos basicamente uns miúdos da produção bovina, ela já se torna a quarta maior potência das exportações do Acre. Mas, se os nossos frigoríficos forem autorizados pelo Ministério da Agricultura a exportarem diretamente, acredito que o potencial deste produto possa crescer muito mais na pauta das nossas exportações”, pontuou.

Sabino diz que a indústria Dom Porquito é uma das formas aumentar as potencialidades do estado — Foto: Arquivo pessoal

Sabino diz que a indústria Dom Porquito é uma das formas aumentar as potencialidades do estado — Foto: Arquivo pessoal

Uma das apostas do governo para que esse crescimento possa se tornar efetivo é a entrega da obra do Anel Viário na região de fronteira entre Brasileia e Epitaciolândia. A obra, considerada estratégica, tem mais de 10 km de extensão e deve facilitar o tráfego pela rodovia interoceânica até o Peru. A previsão é que seja concluída no final do ano deste ano.

Sobre o Anel Viário, Sabino disse que a região do Alto Acre tem um grande potencial que pode ser melhorado e aprimorado.

“Estamos vendo um potencial muito forte se desenvolver no Alto Acre, que é a produção de suínos. A empresa Dom Porquito que foi instalada há cerca de 7, 8 anos e hoje é uma realidade e com um grande potencial. Vemos nas nossas estatísticas do comércio exterior o crescimento da exportação de suínos, uma cadeia produtiva muito forte onde participam produtores que mostram que pode sim gerar e irradiar essa prática em todo o estado do Acre.”

Produção de Castanha no Alto Acre: Foto Alexandre Lima

Produção de castanha e produtos da florestais

Ele lembra que Amazônia e o Acre têm muitas riquezas e que os modelos agroextrativistas são importantes modelos de negócio a serem explorados.

“Os produtos florestais, tipo a madeira e a castanha, são as principais pautas das nossas exportações, então, desprezar esse material seria realmente a gente negar a importância deste setor fora o que eu falei no início que são as potencialidades da nossa floresta, os fármacos e os fitoterápicos que existem nas florestas, aproveitamento de usinas, aproveitamento de vários produtos que são recursos naturais disponíveis não explorados e até já conhecidos e que não podem ser desprezados. Eu digo que não se pode negar o potencial da Amazônia e destes produtos e você negar é negar o crescimento e o desenvolvimento econômico”,

Comentários

Cotidiano

Deputados de 3 partidos da base de Lula assinam pedido de impeachment

Publicado

em

Parlamentares de três partidos que comandam oito ministérios no governo Lula assinaram pedido de impeachment do presidente da República

Paulo Cappelli – Metropoles

Deputados filiados ao MDB, ao PSD e ao União Brasil assinaram o mais recente pedido de impeachment de Lula protocolado na Câmara. Os partidos comandam, juntos, oito ministérios no governo federal. O MDB está à frente dos Transportes, do Planejamento e das Cidades. O PSD chefia Agricultura e Pecuária, Pesca, e Minas e Energia. Já o União Brasil comanda Turismo e Comunicações.

Pelo MDB, os signatários do pedido de impeachment foram Delegado Palumbo (SP) e Thiago Flores (RO). No PSD, a adesão foi de Sargento Fahur (PR). Já no União Brasil, Rodrigo Valadares (SE) manifestou apoio à abertura do processo de afastamento de Lula.

Ao todo, 48 deputados assinaram o pedido de impeachment. Na lista, há representantes de oito partidos: PL, PP, PSD, Novo, Republicanos, MDB, Podemos e PSDB. Veja, abaixo, a lista completa:

Para que um processo de impeachment seja instaurado na Câmara, é necessária iniciativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Flamengo: Gabigol treina separado e segue como dúvida para enfrentar o Grêmio

Publicado

em

Atacante tem lesão no quadríceps e pode ficar fora pelo terceiro jogo consecutivo

Em transição, Gabigol faz trabalhos separados no Ninho do Urubu (Foto: Marcelo Cortes/CRF)

Lance!

Após vitória por 2 a 1 sobre o Racing, na última quinta-feira (8), pela Libertadores, o Flamengo se reapresentou ao Ninho do Urubu nesta sexta (9), para iniciar os preparativos para o jogo contra o Grêmio. Gabigol, com lesão no quadríceps, treinou separado e faz trabalhos de transição. Atacante ainda é duvida para próxima partida.

Gabigol sentiu dores após o clássico contra o Fluminense, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e teve lesão no quadríceps esquerdo constatada. O atacante já desfalcou o Flamengo contra Vasco e Racing (ARG), e pode ficar fora pelo terceiro duelo consecutivo. O jogador faz trabalhos de transição para saber se terá condições de jogo.

Além de Gabigol, Léo Pereira também está sendo avaliado para o jogo de domingo. O zagueiro tem lesão na posterior da coxa esquerda e, assim como o atacante, não jogou contra Vasco e Racing. O defensor participou de parte da atividade com o grupo, mas ainda não há definição sobre sua disponibilidade para enfrentar o Grêmio.

Flamengo e Grêmio vão medir forças no domingo (11), no Maracanã. A partida, válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, será disputada às 18h30 (horário de Brasília).

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá foi goleado pelo Princesa do Solimões em Manacapuru

Publicado

em

Derrota fora de casa tirou o Humaitá da zona de classificação – Foto: Manoel Façanha

O Humaitá foi goleado pelo Princesa do Solimões por 5 a 0 nesta quinta, 8, no estádio Gilbertão, em Manacapuru, no interior do Amazonas, em um duelo válido pela primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Eric, Luquinha, Koffi, Dedê e Marcelinho anotaram os gols do time amazonense.

4 gols no 1º tempo

O Princesa do Solimões abriu o placar antes dos 10 minutos e foi para o intervalo vencendo por 4 a 0. Na segunda etapa, a equipe de Aderbal Lana confirmou a vitória.

Tentar recuperação

O elenco do Humaitá retorna para a capital acreana nesta sexta, 9, e no domingo, 11, às 16 horas, no Florestão, e enfrenta o São Raimundo, de Roraima.

Comentários

Continue lendo

Em alta