Advogada presa em operação da PF contra tráfico de drogas no AC vai cumprir prisão domiciliar

Soltura da advogada ocorreu na manhã desta quinta-feira (23). Ela estava presa no comando da COE, em Cruzeiro do Sul, desde o dia 11 de dezembro do ano passado.

Advogada alvo de operação vai para prisão domiciliar — Foto: Reprodução/CNA

Por Alcinete Gadelha, G1 AC

A advogada Josimeire Teixeira Pereira foi solta na manhã desta quinta-feira (23), após mais de um mês presa no Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul, no interior do estado. Agora, ela vai cumprir prisão domiciliar.

Josimeire tinha sido presa no dia 23 de outubro de 2019 na Operação “Cata-Vento”, da Polícia Federal, contra o tráfico de drogas em Cruzeiro do Sul. Sete dias depois, ela conseguiu a liberdade com uso de tornozeleira eletrônica.

Mas, no dia 11 de dezembro, a advogada voltou a ser presa quando a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre cassou a liminar que concedia sua liberdade.

_________________

De acordo com o advogado Sanderson Moura, Josemeire foi solta por causa do quadro de saúde de dela, de diabetes, e por não ter a estrutura adequada para o tratamento.

_________________

“É uma prisão domiciliar por causa do quadro de saúde dela. É diabetes em alto grau e precisa tomar insulina algumas vezes por dia. É um estado precário de saúde”, afirma Moura.

Ainda conforme o advogado, o juiz atendeu ao parecer do Ministério Público e concedeu a liberdade com restrições para a advogada que não pode sair de casa sem autorização da justiça e o uso de tornozeleira eletrônica.

“É resposta aos pedidos que a gente vem fazendo junto ao juiz, pelo dr. Mauro Albano, estamos atuando juntos e um desses pedidos [soltura] foi atendido pelo juiz. Foi uma decisão humana pela situação em que ela se encontra”, conclui.

Na decisão o magistrado alegada o estado precário de saúde em que se encontra Josimeire, que é diabética. Segundo a defesa da advogada, não há possibilidade de medicação diária e de alimentação adequada na sede do COE, onde a advogada está detida pela segunda vez. Entre as exigências da justiça, está a apresentação de relatório médico mensal dela.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre