fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acusado de matar professor degolado em Rio Branco pega mais de 19 anos de prisão

Publicado

em

Acusado de matar professor degolado em Rio Branco passa por júri popular nesta segunda (4) — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Acre

Acusado de matar professor degolado em Rio Branco passa por júri popular nesta segunda (4) — Foto: Divulgação/Polícia Civil do Acre

Por Iryá Rodrigues, g1 AC

O acusado de matar o professor José Augusto de Freitas, de 56 anos, em setembro de 2019, em Rio Branco, passou por júri popular nesta segunda-feira (4) e foi condenado a 19 anos, 4 meses e 10 dias de reclusão e 30 dias-multa.

Além do réu, Raimundo da Silva Alventino, três testemunhas foram ouvidas no julgamento que ocorreu na 1ª Vara do Tribunal do Júri.

O corpo do professor foi encontrado dentro da casa onde morava no Ramal da Judia, bairro Belo Jardim, região do Segundo Distrito de Rio Branco, sem roupas e degolado.

Segundo o processo, o acusado chegou ao local do crime dizendo que era sobrinho da vítima e perguntou aos vizinhos onde o professor morava. A Justiça aponta que a vítima tinha relações sexuais com o acusado em troca de valores financeiro.

O acusado foi condenado por homicídio qualificado por meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima e pelo crime de furto, porque após matar o professor fugiu com alguns objetos.

O advogado de Alventino, Jorge Gomes, disse que o réu alega legítima defesa, porque diz que naquela noite acordou sendo estuprado por Freitas, que estava com uma faca.

Professor de 56 anos foi encontrado morto dentro da casa em setembro de 2019, em Rio Branco — Foto: Reprodução/WhatsApp

Professor de 56 anos foi encontrado morto dentro da casa em setembro de 2019, em Rio Branco — Foto: Reprodução/WhatsApp

Alventino foi preso em abril do ano passado na região do Calafate, em Rio Branco, após quase dois anos do crime. A Polícia Civil chegou a prender o suspeito em dezembro de 2019, porém, ele foi solto após cumprir sua pena temporária em regime fechado.

Conforme denúncia do Ministério Público do Acre (MP-AC), pelo que foi apurado pela polícia, a vítima tinha relações sexuais com o denunciado em troca de valores financeiros. Durante a noite, o professor acabou sendo atacado pelo denunciado, que o espancou com vários golpes pelo corpo, vindo a degolá-lo.

Comentários

Continue lendo

Acre

“É um direito meu”, diz mulher trans ao conseguir o documento com a mudança de gênero

Publicado

em

Por

Segunda edição da Semana Nacional de Registro Civil, “Registre-se”, do CNJ atenderá indígenas e população encarcerada no Acre, entre os dias 13 a 17 maio, com emissão de documentos nas Unidades Penitenciárias do interior e capital

Em meio às grades que aprisionam corpos, uma história de libertação ecoa pelos corredores do presídio. Durante a Semana Nacional do Registro Civil, o Poder Judiciário estendeu seus braços para além das salas de audiência, levando transformação a um lugar improvável: a cela de uma reeducanda em busca de reconhecimento e identidade.

Uma mulher trans, vencendo barreiras e desafiando preconceitos, conseguiu seu primeiro documento com o nome que condiz com sua verdadeira essência. Essa é a história de Natyelle dos Santos Rodrigues, 32 anos.

Na manhã da terça-feira, 14, por trás dos muros da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, distante aproximadamente 140 km da capital acreana, Natyelle não escondia a felicidade pela oportunidade de realizar um sonho antigo.

De gênero masculino e batizada como tal, ela se atrapalha com as palavras, mas tem clareza e fala de forma insistente que é um direito seu. “Sou travesti, mas quero virar uma mulher trans, quero ser uma mulher, vou ser”.

Nascida em Ji-Paraná (RO), desde os 12 anos quando assumiu a homossexualidade para a família, que a apoiou, diz que sempre se sentiu mulher. “Meus pais sempre me aceitaram, foram de boa comigo, nunca sofri preconceito com minha família”.

Com forte ligação com o pai, em 2018, Natyelle o perdeu em um acidente de carro que aconteceu quando ele estava indo visitá-la na prisão em Rondônia. Ela recebeu a notícia ao perguntaram se ela queria ir ao velório. Incrédula, disse que só acreditaria se visse ele no caixão e foi. “Meu pai representava tudo, minha força e me acompanhava”, comenta emocionada.

Após a morte do pai, Natyelle lida com a falta de comunicação com a família. “Estou há mais de 9 anos sem receber visitas dentro da cadeia. Minha mãe me viu pela última vez em 2014, e no velório do meu pai em 2018, e desde então não tenho notícia de ninguém. Meu pai morreu e eu tinha apenas o número de telefone dele, e agora de ninguém mais, me sinto abandonada”.

Natyelle soube da ação social do Judiciário através de seu advogado e resume em poucas palavras a dimensão do que um “simples” procedimento burocrático pode impactar na vida de uma pessoa. “Essa ação representa tudo na minha vida, pois vou poder mudar meu nome e ser quem eu sou. Quero que as pessoas me respeitem”.

Ela entende que a mudança do nome é o primeiro passo para o início de um respeito que buscar ter. “As pessoas me chamam pelo nome masculino e eu não gosto. Mas eu peço ‘por favor, meu nome é Nathyele’ e vou falando até que entre na cabeça das pessoas e elas mudam e consigam me chamar pelo nome feminino, que é quem eu sou”.

Atualmente, ela cumpre pena numa unidade prisional masculina, mas após a conclusão da troca de documentos, os magistrados providenciarão a mudança para unidade prisional feminina. “Só quero ser respeitada, eu sempre respeitei todos pra poder ser respeitada, e assim, devagarzinho, vou passando por cima das dificuldades. Preconceito a gente sofre em todo lugar, mas é só ser forte e continuar lutando, que vai dar certo, né?”, diz Nathyele, que agora diz que seu sonho é sair do presídio, trabalhar como cabeleireira e abri uma loja de peças em crochê.

O dia da ação do Registre-se movimentou a rotina da Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes. A equipe do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) esteve acompanhando os atendimentos. O juiz auxiliar da Corregedoria Geral da justiça (Coger), Alex Oivane, juntamente com a secretaria de Projetos Sociais Regiane Verçoza, e demais serventuários do Poder Judiciário acreano.

O Programa objetiva conjugar esforços entre órgãos e entidades dos três Poderes e da sociedade civil, com a intenção de combater o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros, em especial, à população considerada em estado de vulnerabilidade.

Registre-se

Neste ano, a 2ª edição da Semana Nacional de Registro Civil, “Registre-se”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) atende indígenas e população encarcerada no Acre, entre os dias 13 a 17 maio, com emissão de documentos nas Unidades Penitenciárias do interior e capital.

Além desta iniciativa do CNJ, a Justiça acreana é pioneira na atenção dessa demanda, pois desde 1995 promove edições do Projeto Cidadão indo até cidades, regiões afastadas e comunidades em situação de vulnerabilidade com a emissão de documentos, sem custos para as pessoas.

Na ocasião da abertura da Semana Nacional do Registro Civil, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, agradece aos parceiros, que somaram esforços em prol da população. “O Registre-se” é mais do que uma simples prestação de serviço; é um ato de inclusão, de reconhecimento da dignidade de cada indivíduo e de sua pertença a uma sociedade justa e igualitária. Com muito orgulho lançamos mais uma edição desta iniciativa, que tem a missão de empoderar nossos cidadãos, fortalecer nossa sociedade e construir um futuro mais justo e inclusivo para todos os acreanos”, ressaltou Ferrari.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, também falou da importância da ação. “É uma semana dedicada a essa atividade, que tem como prioridade as pessoas mais vulneráveis, neste caso, a população carcerária e indígena. Muitos vezes encontramos pessoas com idade já avançada, que não tem um Registro de Nascimento, e dessa forma não pode acessar um programa de atendimento, qualquer benefício. Aquilo que as vezes é muito pouco para quem possui, para esse cidadão que não tem, é muito”.

O esforço concentrado mobiliza a Justiça Estadual e a Federal no país no propósito de erradicar o sub-registro civil de nascimento no país e ampliar o acesso à documentação civil básica a todos os brasileiros e brasileiras, especialmente, para a população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere, bem como à população indígena, sem prejuízo do atendimento aos demais segmentos da população socialmente vulnerável.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Henry Freitas é confirmado para Expoacre e fará show de encerramento em Rio Branco

Publicado

em

Por

Após anunciar Nadson o Ferinha para o dia 4 de setembro em Rio Branco, as produtoras Inove e André Borges eventos, confirmaram mais um show para a Expoacre na capital. Henry Freitas vai encerrar a festa, no dia 8 de setembro.

Neste ano, a Expoacre Juruá ocorre primeiro que na capital, de 31 de julho a 4 de agosto. Já a capital, vai ser palco da feira agropecuária de 31 de agosto a 8 de setembro. Na quarta-feira, 15, a iniciativa privada começou a anunciar os shows e a venda dos ingressos deve começar em breve.

Henry Freitas vai fazer o show de encerramento da Expoacre em Rio Branco. Foto: Reprodução/Instagram

Taiane Santos, diretora técnica da Casa Civil e coordenadora adjunta da Expoacre Rio Branco e Juruá, explica que, assim como em outros anos, a parceria feita para os shows é entre o poder público e a iniciativa privada. O decreto com a criação das comissões foi publicado na terça-feira, 14, e as atrações ainda estão sendo discutidas.

O Estado fornece o local, no caso a Arena de Shows, e o empresário arca com todos os custos. “Os nomes dos shows com bilheteria ficam a critério dos empresários. As instituições parceiras pedem apenas que sejam nomes interessantes para o cenário nacional e para a população acreana. Estamos na expectativa de ter duas atrações com bilheteria e um show gospel totalmente gratuito. Como iniciamos as tratativas após a publicação do decreto no Diário Oficial, a programação de shows ainda pode ser ampliada”, esclarece.

Johnnes Lisboa, representante da Inove e André Borges eventos, responsável pelos shows na capital, diz que as escolhas estão sendo feitas de acordo com o perfil do público e também levando em consideração a logística.

“Nós estamos escolhendo os artistas que estão disponíveis na data para estar em Rio Branco, porque a logística é muito difícil. Então, avaliamos a melhor opção dentro do que os rio-branquenses estão querendo. O show do Nadson está marcado para 4 de setembro, e logo daremos o start nas vendas”, garante.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Campeonato de futsal da 3ª Divisão prossegue com jogos nesta quinta, no Ginásio do Ferreira da Silva em Brasileira

Publicado

em

A cereja do bolo do futsal na fronteira será a inauguração do novo ginásio esportivo do município, que promete ser o ponto alto das atividades esportivas de 2024 em Brasileia.

Terceira divisão tem a participação de 17 times na primeira e segunda fase da competição, sendo uma seletiva que levará automaticamente as oitos melhores equipes para a segunda divisão do Municipal.

Marcus José e Jhonys David

Na cidade de Brasiléia, o Campeonato Municipal da 3ª Divisão continua a todo vapor, com mais uma emocionante rodada agendada no Ginásio do Bairro Ferreira da Silva, com jogos realizados quarta-feira, e com sequência na noite desta quinta-feira (16), no ginásio de esporte do bairro Ferreira da Silva, onde está acontecendo as partidas da 3ª Divisão do Campeonato Municipal Brasileense de Futsal de 2024.

O evento esportivo conta com a participação de 17 times na primeira e segunda fase da competição, sendo uma seletiva que levará automaticamente as oitos melhores equipes para a segunda divisão do campeonato Brasileense deste ano, que vão fazer parte automaticamente da segunda divisão no primeiro e segundo semestre deste ano, que já tem 8 equipes classificadas para a maior competição esportiva no município, que acontecerá no novo ginásio Eduardo Lopes Pessoa, onde acontecerá o principal evento de futsal no município de fronteira, que já está com data para ser entregue a população amantes do futsal.

O ginásio esportivo Eduardo Lopes pessoa, está passando por uma completa ampliação e reforma, sendo a praça esportiva coberta principal do município, prometendo grandes disputas e jogos eletrizantes, depois de sua inauguração prevista para esse mês. A comunidade local se reúne para acompanhar de perto as habilidades, e, os talentos das equipes envolvidas nos jogos da 3ª Divisão Brasileense, criando um clima de entusiasmo e competição saudável na referida praça esportiva.

Amantes do esporte desafiam o clima e a sedução da TV para prestigiar jogos locais na quadra do bairro Ferreira da Silva

Apesar das condições climáticas desfavoráveis e da tentação de assistir ao jogo do Flamengo ao vivo na televisão, os verdadeiros apaixonados e torcedores demonstraram seu compromisso inabalável com o esporte local comparecendo à quadra para prestigiar suas equipes em ação.

O frio pode até ter dado uma trégua, mas não o suficiente para deter esses entusiastas do esporte, que enfrentaram as baixas temperaturas nesta quarta-feira, para apoiar e vibrar por seus times favoritos. Mesmo com a comodidade de assistir ao jogo do Flamengo pela Libertadores da América no conforto de suas casas, a lealdade desses torcedores em direção aos eventos locais foi inabalável.

Ginásio de esporte do bairro Ferreira da Silva, está sendo pouco das partidas do Campeonato Municipal Brasileense de Futsal da 3ª Divisão Brasileense 2024. Foto: Marcus José

A presença dos espectadores na quadra não apenas elevou o moral dos jogadores, mas também destacou a importância do apoio da comunidade para o desenvolvimento e crescimento do esporte em nível local. Essa demonstração de apoio e paixão certamente deixou uma confiança no coração dos atletas e fortaleceu os laços entre os torcedores e suas equipes.

Equipe da Gerência Municipal de Esporte e Lazer do município de Brasiléia, comandado pela gerente de esporte, Bil Rocha. Foto: Marcus José

Em primeira Mão:

Em uma declaração exclusiva, o Gerente de Esportes do município de Brasileia, Bil Rocha, enfatizou a significância da seletiva da Terceira Divisão, ressaltando seu papel vital na promoção do talento local e no fomento ao esporte na região.

Além disso, Rocha revelou emocionantes novidades para o cenário esportivo de Brasileia em 2024. O ano contará com uma gama diversificada de competições, incluindo categorias para todas as idades e níveis de habilidade, desde sub-11 até a primeira divisão, passando por sub-14, sub-16, sub-17, Master e Segunda Divisão.

A cereja do bolo será a inauguração do novo ginásio esportivo do município, que promete ser o ponto alto das atividades esportivas de 2024 em Brasileia. Este novo espaço não só irá proporcionar instalações de classe estadual para atletas e espectadores, mas também servirá como um marco para o desenvolvimento contínuo do esporte local. Com isso, a comunidade pode aguardar ansiosamente por uma temporada repleta de emoções e conquistas esportivas em Brasiléia, Acre.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo