Acriana Leilane Ribeiro defende título em Jogos Mundiais das Forças Policiais

Em 2013, representando a Polícia Federal, Leilane Ribeiro se tornou a primeira acriana a disputar o World Police & Fire Games — os Jogos Mundiais das Forças Policiais e Bombeiros —, naquele ano disputados em Belfast, Irlanda do Norte. Era a primeira competição internacional da atleta, mas Leilane tratou logo de fazer história, conquistando a medalha de ouro nos 400m rasos. Agora, ela se prepara para repetir a dose, desta vez em Fairfax, nos Estados Unidos.

Apesar da conquista de 2013, Leilane se mostra cautelosa e prefere não fazer previsões sobre os resultados deste ano. “O nível da competição é altíssimo! Já é um sonho poder participar pela segunda vez”, revela enquanto apronta as malas para os jogos, que começam no próximo dia 26 e se encerram no dia 5 de julho.

Leilane só lamenta não poder competir este ano com 100% de sua capacidade física. “Tive de interromper meus treinamentos este ano para tratar minha saúde. Descobri ter contraído leishmaniose no ano passado”, revela a atleta. “Mesmo assim, darei o melhor de mim em todas as provas que eu disputar”, promete, esperando que a repercussão da participação dela nos jogos possa alertar as autoridades sobre a questão da leishmaniose no Acre. “Precisamos oferecer mais informação sobre prevenção às pessoas”, avalia.

Ansiosa para reencontrar os amigos que fez na edição passada dos jogos, Leilane também espera poder voltar a desfilar com a bandeira do Acre pelos locais de competição. “Tenho muito orgulho das minhas raízes e faço questão de dividi-las”, explica a atleta.

Enquanto aguarda o início das competições, Leilane faz planos para divulgar a rotina dos jogos na Internet. “Usarei minha conta no Instagram para fazer uma espécie de diário, compartilhando fotos e minhas impressões sobre os Estados Unidos”, revela, indicando o caminho para quem quiser acompanhá-la nessa aventura esportiva.

Jogos Mundiais de Polícia — Os Jogos Mundiais das Forças Policiais e Bombeiros são hoje a terceira maior competição multiesportiva do mundo. A edição de Fairfax será a décima-sexta na história dos jogos e espera reunir mais de 12 mil atletas vindos de 70 países, um recorde para a competição.

As disputas serão divididas em 60 modalidades, que abrangem desde esportes olímpicos — como atletismo e natação — até competições derivadas do treinamento policial. O conceito de reunir em uma competição esportiva servidores ativos e aposentados das forças policiais, do corpo de bombeiros e oficiais penitenciários nasceu na Califórnia, em 1967, mas a iniciativa só se tornou internacional em 1985, em San Jose, Estados Unidos.

O objetivo dos jogos é criar consciência e interação com a comunidade onde os eventos acontecem, educando as crianças sobre os benefícios do esporte e desenvolvendo amizades entre os membros dos serviços de emergência ao redor do globo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima