Acre… Terra do faz de conta que ninguém viu nada

Por Alexandre Lima*

As vezes fico me perguntando sobre esses apagões que praticamente só acontece aqui no meu estado, o Acre, nos últimos 10 anos. Me refiro à energia e comunicações e isso sem que ninguém cobra o devido respeito, ou satisfações devidas.

São desligamentos constantes nos serviços de telefonia em geral e internet. Em pleno século 20 é praticamente inimaginável viver sem celular conectado à rede mundial para ver e-mails, fotos e fatos em redes sociais que já movimenta milhões de usuários pelo mundo, que estão bem ali, próximo de um clique.

Serviços esses oferecidos e cobrados, caso não, são cortados no prazo até o pagamento. Mas, ninguém sabe informar o porquê dos apagões constantes sem que esses sejam cobrados os descontos e os motivos dos péssimos serviços.

E isso sem que ninguém no Estado do Acre mova uma palha, seguido do Ministério Público Estadual, Federal, Procon, Deputados Estaduais, Federais e Senadores da bancada acreana. Enquanto isso, os cidadãos acreanos são achincalhados sem que ninguém pague por isso.

É como um advogado disse uma vez, ‘enquanto tivermos uma política do favoritismo no Acre, viveremos na idade da pedra sem que ninguém seja incomodado’. São bancos com seus caixas eletrônicos sem sistemas e até mesmo fazer uma ‘fezinha’ na casa lotérica as vezes fica difícil.

Quantos compromissos terão que ser perdidos por causa da incompetência de uma empresa que monopoliza esses serviços de comunicação sem ser incomodada? Ou será que os cabos de fibra ótica só tem que quebrar nesta região?

Não ouve ou vê, nos estados brasileiros como Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Rio Grande do Norte, entre outros, notícias de apagões constantes de comunicação ou energia… Porquê?

Será mesmo porque estamos isolado do Brasil e que não somamos 1% dos votos válidos no território que ninguém está aí para isso? Quando nossas autoridades vão acordar para essa temática e ver que, a comunicação via internet é uma realidade mundial e ninguém mais vive sem ela?

Ou será que nossos governantes tem medo da rapidez que ela trás, em mostrar suas picaretagens e falcatruas? Será que alguém vai acordar nesse Acre e pedir um serviço de vergonha um dia? Não pedir demais, já que pagamos por esses serviços e caso não queira mais, saia e dê a vaga para outro… É simples assim, como em outros estados do Brasil.

Caso não, seria melhor que nossos governantes abra vagas para outras empresas e venham ofertar mais serviços abrindo concorrência como nos estados vizinho. Daí vem um dizendo que quer ampliar os serviços de internet na zona rural do Acre… Como se ainda nem melhorou na zona urbana?

*Alexandre Lima é jornalista/ilustrador

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima