Acre terá sinal aberto da TV Câmara até maio de 2014

“O que estamos fazendo é democratizar a informação”, afirma Bittar

Até maio do próximo ano o acreano poderá assistir a programação da TV Câmara em sinal digital aberto. Hoje, 12, o primeiro-secretário da Câmara, deputado Marcio Bittar (PSDB-AC), autorizou a abertura de licitação (na modalidade pregão) para a compra dos equipamentos de transmissão de tevê digital para instalar a TV Câmara em cinco capitais: Rio Branco (AC), Natal (RN), Salvador (BA), Recife (PE) e Florianópolis (SC).

Também serão adquiridos na mesma licitação os equipamentos complementares para as emissoras já instaladas em Palmas (TO), Goiânia (GO), Cuiabá (MT) e Vitória (ES). A compra dos equipamentos, diz Bittar, faz parte do processo de expansão do sinal digital por meio da Rede Legislativa de TV Digital. Instituída pelo Ato da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados nº 52, de 2012, a Rede permite a abertura dos sinais da TV Câmara para Estados e municípios.

Para disseminá-la pelo País, a Câmara assina acordos de cooperação técnica com as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas. Através da rede, explica Bittar, o cidadão poderá acompanhar e fiscalizar a atuação do parlamentar do seu Estado, da sua região. “O que estamos fazendo é democratizar a informação”, afirma Bittar. Ainda de acordo com o deputado, os debates transmitidos pela TV Câmara dão mais transparência às atividades parlamentares e servem para aproximar o eleitor do Parlamento.

Marcio Bittar lembra que a Rede Legislativa de TV Digital permite a população participar de forma mais direta do processo de elaboração das leis, além de acompanhar as decisões tomadas nas Câmaras Municipais, Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. “É a modernidade e a transparência a serviço do aperfeiçoamento da democracia”, enfatiza Bittar.

Com um canal aberto com o Legislativo, enfatiza Marcio Bittar, “o cidadão amplia seu entendimento sobre o que acontece no Parlamento, participa e envia sugestões sobre os temas em debate. É a cidadania em tempo real”.

Assessoria

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima