Os dados são baseados em fontes como Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Datasus e IBGE. Foto: captada
O Acre subiu uma posição no Ranking de Competitividade dos Estados 2025 na área de Segurança Pública, passando do 13º para o 12º lugar entre as 27 unidades da federação. A análise, divulgada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), considera a segurança como um dos pilares fundamentais para o equilíbrio institucional e o desenvolvimento socioeconômico.
O pilar de Segurança Pública representa 12,6% do peso total do ranking geral e avalia indicadores como:
Atuação do sistema de Justiça Criminal;
Número de presos sem condenação e déficit de vagas no sistema prisional;
Mortes a esclarecer e índices de feminicídio e violência sexual;
Mortalidade e morbidade hospitalar por acidentes de trânsito;
Segurança pessoal e patrimonial e qualidade das informações sobre criminalidade.
O pilar levou em consideração diferentes indicadores, com base em dados de órgãos oficiais e institutos de pesquisa. Foram analisados a atuação do sistema de Justiça Criminal (DEPEN e FBSP), o número de presos sem condenação (DEPEN), o déficit de vagas no sistema prisional (DEPEN), além das mortes a esclarecer (Datasus).
Também entraram na avaliação a mortalidade no trânsito e a morbidade hospitalar por acidentes de trânsito (ambos com dados do Datasus e IBGE), a segurança pessoal e patrimonial (FBSP), a qualidade da informação sobre criminalidade (FBSP), bem como os índices de violência sexual e feminicídio (FBSP).
A melhora na posição do Acre reflete avanços em um setor considerado essencial para a garantia dos direitos individuais e a atração de investimentos. O ranking destaca que a capacidade do Estado em assegurar a ordem interna é um diferencial para a competitividade entre as unidades da federação.
O estado subiu uma colocação em relação ao ano anterior, quando ocupava o 13º lugar. Foto: captada