Brasil

Acre realiza eleição inédita para juízes de paz neste domingo (30)

Pela primeira vez, população escolherá diretamente os representantes para as 25 vagas disponíveis; votação ocorrerá em todas as 22 cidades do estado

Será eleito quem receber o maior número de votos em cada comarca. O estado tem 25 vagas, sendo uma por município e três para a capital. Foto: captada 

Pela primeira vez na história do Acre, a escolha dos juízes de paz será feita por voto direto neste domingo (30). As eleições ocorrerão em todas as 22 cidades do estado, das 8h às 17h, com urnas eletrônicas distribuídas em escolas de cada município.

Como votar:
  • Eleitores que regularizaram o domicílio eleitoral até 30 de setembro podem participar

  • É necessário apresentar documento oficial com foto (título de eleitor, RG ou CPF)

  • Não é obrigatório levar comprovante de residência

Distribuição das urnas:
  • Rio Branco: 89 urnas em 22 escolas

  • Demais municípios: entre 2 e 8 urnas por ponto de votação

  • Consulta ao local de votação disponível pelo CPF no site do TSE

Disputa eleitoral:
  • 25 vagas no total (uma por município, exceto Rio Branco com três)

  • Rio Branco: 101 candidatos

  • Cruzeiro do Sul: 33 candidatos

  • Sena Madureira: 23 candidatos

  • Demais cidades: entre 4 e 14 candidatos por município

Será eleito o candidato que receber o maior número de votos em cada comarca. O resultado final com as candidaturas homologadas deve ser divulgado a partir de 10 de dezembro. A iniciativa representa um marco na democratização do acesso à justiça de paz no estado.

Os juízes de paz atuam principalmente em conciliações, celebração de casamentos e análise de processos de habilitação matrimonial. Não há atribuições criminais. Foto: captada 

Juiz de paz

O cargo tem funções voltadas à esfera civil. Os juízes de paz atuam principalmente em conciliações, celebração de casamentos e análise de processos de habilitação matrimonial. Não há atribuições criminais.

Os candidatos precisam ter ao menos 21 anos, diploma de ensino superior reconhecido pelo MEC, morar na comarca onde concorrem, estar com direitos políticos ativos e não possuir antecedentes criminais que prejudiquem a idoneidade.

Para garantir o funcionamento da votação, o Tribunal Regional Eleitoral também treinou 30 servidores no último dia 19. As equipes receberam instruções sobre organização das seções, preparação das urnas e orientações aos mesários.

A eleição segue os moldes constitucionais, com voto direto e secreto, como nas demais votações realizadas no país.

Ainda segundo o Tribunal de Justiça, a remuneração dos juízes de paz varia entre R$ 1,5 mil e R$ 5 mil, dependendo da localidade e das responsabilidades atribuídas ao cargo.

Pela primeira vez, a definição dos representantes ocorre por voto direto, e o eleitor precisa saber onde votar, o que levar e quem está na disputa. Foto: internet 

Comentários

Publicado por
Marcus José