fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre promove primeira reunião do Comitê de Fronteira Sul entre Brasil e Peru

Publicado

em

Promovendo um encontro transfronteiriço entre Brasil e Peru, o governo do Estado do Acre recebeu nesta quinta-feira, 21, representantes de ambos os países para discutir parcerias e soluções entre as unidades federativas, em especial na região de fronteira. O evento ocorre durante todo o dia no Hotel Nobile, em Rio Branco.

Diretor da Casa Civil destacou o envolvimento entre os setores de governo com a comitiva peruana. Foto: José Caminha

“Este é um evento do Itamaraty que o governo do Acre está apoiando. Sendo o primeiro encontro da fronteira sul da Amazônia e está sendo bem produtivo. Estamos compartilhando com os governos problemas que são comuns dessa região e daqui será produzido um relatório que visa o fortalecimento das instituições e uma maior relação comercial, compartilhando problemas e soluções entre as partes. Esse evento é mais um marco na integração entre governos, recebemos uma delegação peruana, com prefeitos de alguns municípios e do governo peruano e do Brasil”, relata o diretor da Casa Civil, Ítalo Medeiros.

Presidente da Aleac, enfatizou o apoio dos deputados para a melhoria das relações transfronteiriças. Foto: José Caminha.

“Esse encontro tem uma importância fundamental. A presença dos embaixadores já manifesta o interesse de ambos os países de que essa integração comercial e de turismo realmente aconteça. E isso é muito importante pois há um clamor tanto do governo do Acre, como da Assembleia Legislativa, dos nossos empresários e indústrias para que essa relação dê certo, pois esse comercial bilateral vem beneficiar não só a população dessa região, como também do país vizinho, Peru”, enfatiza o presidente da Aleac, Luiz Gonzaga.

Participaram do encontro, embaixadores dos dois países, o presidente a Assembleia Legislativa do Acre, representantes do Estado do Acre nas áreas da Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Turismo, Segurança, Meio Ambiente e Povos Indígenas.

O que eles disseram:

“Aqui nós temos uma nova etapa, que é a comissão transfronteiriça sul, para ouvir as reinvindicações dos estados vizinhos. Estava conversando com a secretária de Turismo sobre voos entre municípios vizinhos, como é o caso de Pucallpa e Cruzeiro do Sul, e precisamos estimular o fluxo de turismo e as questões comerciais. Então, esperamos que ao final desta reunião possamos ter medidas concretas, para os próximos passos, inclusive para o Acre, e do lado Madre de Dios e Ucayali”, destaca o embaixador do Brasil em Lima – Peru, Clemente Soares.

“Esta atividade é muito importante, por fortalecer muito o trabalho entre o Peru e Brasil e, neste caso, Rio Branco. Temos que explorar muito das relações comerciais e turísticas entre os dois países, pois, a estrada do Pacífico é um bom caminho, e estamos trabalhando para que ela sirva para o transporte dos produtos brasileiros e peruanos. De alguma maneira essas limitações fronteiriças já são poucas. Agora estamos dialogando para que os produtores de Madre de Dios possam mostrar seus atrativos em Rio Branco e que os produtos acreanos sejam apresentados em Puerto Maldonado”, explica a secretária de Turismo de Madre de Dios, Paola Revilla.

“Este é o estabelecimento de um novo esquema de diálogo que se chama Comitê de Fronteira Sul. Esperamos retomar a cooperação e implementar o comércio e o turismo entre os dois países, em particular na região fronteiriça”, pontua o embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio.

“Temos acompanhado todas as viagens que têm sido feitas, as conversas também, a Assembleia apoia e está à disposição para aprovar qualquer lei que seja necessária para beneficiar este tão importante comércio”, acrescentou o presidente da Aleac.

Comentários

Continue lendo

Acre

Maria Antônia cobra providências sobre acidentes de trânsito e poluição durante sessão na Aleac

Publicado

em

Na sessão desta quarta-feira, 18 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a deputada Maria Antônia (Progressistas) fez um discurso que abordou temas urgentes como a poluição que afeta o estado e a alta frequência de acidentes de trânsito no bairro Morada do Sol, em Rio Branco. A parlamentar iniciou seu pronunciamento expressando solidariedade às pessoas que sofrem com os efeitos das queimadas e a poluição no Acre.

“Quero me solidarizar com as pessoas que têm problemas respiratórios, que têm problemas de lidar com esse fumaceiro que está no mundo, no nosso estado, no nosso país. Sabemos que isso faz muito mal para as crianças”, lamentou.

Outro ponto importante do discurso foi a cobrança por melhorias no trânsito, especificamente no cruzamento das ruas Marte e Abacate, no bairro Morada do Sol. A progressista relatou o alto número de acidentes no local e reiterou a necessidade de intervenção imediata das autoridades.

“Por semana, no mínimo, dois acidentes nesse cruzamento. A situação está insuportável”, afirmou, mencionando sua residência nas proximidades do local. Ela mostrou imagens de um acidente recente e ressaltou a gravidade da situação: “Essa semana já foram dois acidentes. É grave, é a vida das pessoas”, disse.

Maria Antônia cobrou uma resposta urgente das autoridades competentes, como a RBTrans, e pediu uma solução eficaz para o problema, sugerindo a instalação de uma lombada ou semáforo mais visível. “Façam uma coisa mais visível que as pessoas de longe vejam, porque realmente está insuportável os acidentes que têm ocorrido. Sou moradora daquele bairro há 17 anos e a situação só piorou com o passar do tempo”, complementou.

A parlamentar também destacou a presença de grupos importantes na galeria da Aleac, como os representantes do cadastro de reserva da Polícia Civil, que buscam convocação, e integrantes de um grupo que luta pela formação de uma fundação para apoio a pessoas que necessitam de cirurgia bariátrica. Segundo Maria Antônia, a formação da fundação é fundamental para dar suporte a quem precisa: “Tem todo o nosso apoio, realmente tem um grupo muito grande de pessoas no nosso estado precisando desse suporte”, finalizou.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Emerson Jarude critica o governo por não convocar cadastro de reserva e priorizar cargos comissionados

Publicado

em

Durante a sessão desta quarta-feira, 18 de setembro, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Emerson Jarude (Partido Novo), fez duras críticas ao governo do estado pela falta de convocação dos aprovados no cadastro de reserva da Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros. Em seu discurso, o parlamentar acusou o governo de fazer promessas sem cumpri-las e de priorizar a criação de cargos comissionados em vez de chamar os aprovados em concursos públicos.

“A história aqui se repete e se arrasta por muitos anos. Promessas são feitas, datas são entregues, mas nunca a convocação é feita de acordo com o que é prometido”, afirmou o deputado, ressaltando a insatisfação dos concursados que aguardam há anos pela convocação.

Jarude destacou ainda a necessidade urgente de reforço nas delegacias e demais órgãos de segurança, mas criticou a postura do governo em adiar indefinidamente as convocações. “Ao invés de chamar os amigos do cadastro de reserva, que é uma necessidade urgente, o governo não faz. Quando visitamos delegacias e sindicatos, percebemos a necessidade dessas contratações, mas isso nunca acontece”, enfatizou.

O parlamentar também mencionou contratos milionários firmados pelo governo que, segundo ele, apresentavam indícios de superfaturamento. “Mostramos um contrato de R$ 61 milhões com superfaturamento de 600%, e outro que o governo também não conseguiu justificar o preço. Mas, quando é para chamar o cadastro de reserva, a desculpa é sempre a mesma: ‘não temos dinheiro’”, denunciou.

O deputado deixou claro seu descontentamento com a postura do governo em relação ao cadastro de reserva, afirmando que o diálogo nesse sentido é “zero”. “Ou chama, ou para de ladainha. Não dá mais para ficar enganando e postergando os sonhos dessas pessoas que estudaram, se dedicaram e passaram no concurso”, concluiu o deputado, pedindo que os aprovados não caiam em promessas eleitorais novamente.

Texto: Mircléía Magalhães/Agência Aleac

Foto: Sérgio Vale

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre participa de assembleia sobre a rede nacional de transparência e acesso à informação

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), participou na terça-feira, 17, da primeira Assembleia Geral da Rede Nacional de Transparência e Acesso à Informação (Rede LAI). O evento foi realizado na Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília, e reuniu representantes de diversos estados, órgãos da União, Distrito Federal e municípios, com o objetivo de fortalecer a transparência pública e o acesso à informação em todo o país.

Representantes das Controladorias Estaduais, municipais, órgãos da União e Distrito Federal discutiram ações previstas para 2025. Foto: Cedida

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo