Acre possui segunda menor contribuição para PIB do Brasil, aponta revista Exame

PIB do Acre corresponde a R$ 8,7 bilhões

Participação de estados como Roraima e Acre não ultrapassa 0,2%.

“Enquanto São Paulo concentra 31% de todo valor gerado pela economia brasileira, a participação de estados como Roraima e Acre não ultrapassa 0,2%”. É com esta frase que a revista Exame inicia uma discussão sobre a contribuição dos estados para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

De acordo com informações da revista, Acre e Roraima aparecem nos últimos lugares, com participação de 0,2% cada. Estes números, divulgados pelo IBGE no final do ano, se referem ao ano de 2011.

Ainda de acordo com a revista, nada menos do que 65% do PIB brasileiro está concentrado em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. São Paulo lidera de longe, apesar da melhora na desigualdade regional, na última década.

O Acre aparece com uma contribuição de R$ 8,7 bilhões, de acordo com informações, e com a irrisória participação de 0,2% para o PIB do país. A contribuição só não é menor que a do estado de Roraima: 6,9 bilhões. Porém, a participação é a mesma: irrisórios 0,2%.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima