Conecte-se conosco

Brasil

Acre é selecionado para projeto da Embratur e se consolida como destino de observação de aves

Publicado

em

O turismólogo enfatizou a importância de envolver as comunidades locais, incluindo territórios indígenas, na oferta de experiências autênticas e sustentáveis

Com seu patrimônio natural inestimável e sua diversidade de aves, o Acre se posiciona como um destino de ecoturismo de destaque. Foto: assessoria 

O estado do Acre foi escolhido para integrar o projeto Vitrine Visit Brasil, promovido pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), reforçando sua posição como um dos principais destinos de turismo ecológico e de observação de aves (birdwatching) no Brasil. A iniciativa visa promover internacionalmente locais com alto potencial turístico e atrair visitantes interessados na biodiversidade brasileira.

A participação do Acre em eventos promovidos pela Embratur foi crucial para a formação de parcerias e a promoção do estado como um paraíso ecológico. Com o reconhecimento nacional, espera-se um crescimento significativo no turismo local, especialmente na prática do birdwatching, atraindo observadores de aves de todo o mundo.

A pré-seleção do estado no projeto resultou de anos de trabalho de profissionais do setor, como o turismólogo Victor Pontes, proprietário da agência de turismo receptivo Aicha One Travel, especializada em roteiros ecológicos. “Fomos pré-selecionados no projeto Visit Brasil, que vai selecionar 100 empresas para receber visitantes internacionais na prática de observação de aves. Estamos montando pacotes para ofertar ao público internacional”, destacou Pontes.

Além disso, o turismólogo enfatizou a importância de envolver as comunidades locais, incluindo territórios indígenas, na oferta de experiências autênticas e sustentáveis. “Queremos capacitar as comunidades para que também possam se beneficiar e participar do projeto”, completou.

O Acre se posiciona como um destino de ecoturismo de destaque, servindo de exemplo em preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Foto: internet

O Acre possui uma das mais ricas biodiversidades do planeta, com cerca de 700 espécies de aves catalogadas, muitas delas raras ou ameaçadas de extinção. Segundo o biólogo Wyllyan Alencar, essa diversidade torna o estado especialmente atrativo para turistas internacionais.

“Dessas 700 espécies, muitas são endêmicas e ameaçadas. Temos aves como o Flautim-rufo (Quinipodex superrufo) e a Maracanã-de-cabeça-azul (Primolus coloni), espécies consideradas raras e emblemáticas da Amazônia. Além disso, há a Ariramba-castanha (Galbacinicus purusianus), símbolo da Área de Proteção Ambiental do Lago do Amapá”, detalhou Alencar.

O próximo passo será consolidar parcerias entre o setor público e privado, além de capacitar comunidades locais para criar experiências imersivas e sustentáveis para os turistas. Com seu patrimônio natural inestimável e sua diversidade de aves, o Acre se posiciona como um destino de ecoturismo de destaque, servindo de exemplo em preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

A inclusão do estado no projeto Vitrine Visit Brasil é mais que um reconhecimento: é a abertura de uma janela para o mundo conhecer as riquezas naturais do Acre, fortalecendo a economia e promovendo a conservação ambiental através do turismo.

A participação do Acre em eventos promovidos pela Embratur foi crucial para a formação de parcerias e a promoção do estado como um paraíso ecológico. Foto: internet

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Petrobras retoma perfuração na Margem Equatorial após autorização e disputa judicial

Publicado

em

MPF pede suspensão da licença por riscos ambientais; atividade havia sido interrompida após vazamento em janeiro

A Petrobras confirmou a retomada da perfuração exploratória na Margem Equatorial, no bloco FZA-M-59, após reunião realizada na última quarta-feira (18), em Macaé (RJ). A decisão ocorre em meio a disputas judiciais, já que o Ministério Público Federal (MPF) ingressou com ações na quinta (19) e sexta-feira (20) pedindo a suspensão da licença, sob alegação de riscos ambientais e ausência de consulta a comunidades tradicionais.

A perfuração no poço Morpho havia sido interrompida em 4 de janeiro, após o vazamento de 18,44 m³ de fluido de perfuração de base não aquosa, a cerca de 2,7 mil metros de profundidade, durante operação em um navio-sonda.

A retomada foi autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em fevereiro de 2026, condicionada ao cumprimento de protocolos de segurança. Para reiniciar as atividades, a Petrobras apresentou relatórios técnicos e realizou a substituição de equipamentos da sonda.

Em nota, a estatal afirmou que está cumprindo todas as exigências do licenciamento ambiental e que o incidente foi controlado com uso de material biodegradável, com validação da ANP.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Tocantins supera 11 milhões de cabeças de gado e avança na pecuária nacional

Publicado

em

Crescimento de 39,2% em seis anos coloca estado entre os maiores rebanhos do país e amplia exportações de carne

O rebanho bovino do Tocantins cresceu 39,2% entre 2018 e 2024, colocando o estado na sexta posição nacional em expansão, segundo dados do IBGE divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Atualmente, o estado soma mais de 11 milhões de cabeças e figura entre os dez maiores rebanhos do país, com crescimento acima de regiões tradicionalmente consolidadas na pecuária.

A produção também avançou. Em 2024, foram abatidos cerca de 1,3 milhão de bovinos, o maior volume já registrado. A projeção mais recente aponta para mais de 1,4 milhão de animais, com produção estimada em 381 mil toneladas de carne, sendo aproximadamente um terço destinado à exportação.

No mercado externo, o Tocantins embarcou cerca de 125 mil toneladas de carne bovina em 2025. Os principais destinos são países da Ásia, além de mercados no Oriente Médio, África, América do Norte e Europa.

Segundo a Adapec, o desempenho é resultado da disponibilidade de áreas, condições climáticas favoráveis e acesso a recursos hídricos, especialmente nas bacias dos rios Tocantins e Araguaia. A adoção de sistemas mais eficientes, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), também tem impulsionado

Comentários

Continue lendo

Brasil

PGR se manifesta a favor de domiciliar para Bolsonaro

Publicado

em

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifestou nesta segunda-feira (23) a favor da concessão de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Após novo pedido protocolado pela defesa, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), remeteu os laudos médicos do ex-presidente à PGR (Procuradoria-Geral da República) e solicitou a manifestação. A decisão final, porém, cabe a Moraes.

Na manifestação, Gonet destaca que a “evolução clínica do ex-presidente, nos termos como exposto pela equipe médica que o atendeu no último incidente, recomenda a flexibilização do regime”.

“Ao ver da Procuradoria-Geral da República, está positivada a necessidade da prisão domiciliar, ensejadora dos cuidados indispensáveis ao monitoramento, em tempo integral, do estado de saúde do ex-presidente, que se acha, comprovadamente, sujeito a súbitas e imprevisíveis alterações perniciosas de um momento para o outro”, afirmou.

Bolsonaro cumpre pena por tentativa de golpe de Estado no Complexo da Papudinha, em Brasília. Ele está internado há mais de uma semana em hospital particular após ser diagnosticado com pneumonia.

Até então, Gonet havia se posicionado contra outros pedidos da defesa no mesmo sentido. Desde novembro do ano passado, Moraes rejeitou quatro recursos pela prisão domiciliar humanitária.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente e pré-candidato à Presidência, chegou a se reunir na semana passada com Moraes para reforçar o pedido apresentado pelos advogados de Bolsonaro.

Ao visitar Moraes e endossar o apelo ao ministro, Flávio repetiu o que fizeram, nos últimos meses, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).

Comentários

Continue lendo