fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Acre é convidado a debater mecanismos e oportunidades de financiamento climático na COP28

Publicado

em

O Acre foi convidado a integrar o painel sobre “Financiamento Climático: Mecanismos e Oportunidades” realizado neste sábado, 2, no Pavilhão de Ação Multinível e Urbanização LGMA, no Green Zone, na COP28, nos Emirados Árabes Unidos, em Dubai.

O debate teve como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância do financiamento climático como oportunidade para o enfrentamento aos desafios das mudanças climáticas na América do Sul.

Leonardo Carvalho apresentou as experiências do Acre com o programa de REDD+ Jurisdicional, que cria oportunidades de financiamento climático. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Ao longo do painel, especialistas e representantes de governos puderam apresentar suas experiências, ideias e perspectivas sobre como alavancar investimentos para projetos e iniciativas que contribuam para a minimizar os impactos causados pelas mudanças climáticas.

Representando o estado do Acre, o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, apresentou as experiências exitosas com o primeiro programa de pagamento por serviços ambientais, por meio do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa) que viabilizou a implementação do primeiro programa de REDD+ Jurisdicional.

Leonardo Carvalho apresentou ainda as oportunidades que a lei do Sisa oferece para atrair financiamento desenvolvido para apoiar projetos socioambientais e de redução do desmatamento no Acre.

Painel reuniu gestores e especialistas para debater oportunidades para o enfrentamento aos desafios das mudanças climáticas Foto: Ângela Rodrigues/IMC

O debate foi oportuno também para que os demais participantes pudessem debater propostas e parcerias estratégicas voltadas para  financiamento climático que possam impulsionar a implementação de projetos sustentáveis em suas regiões.

Acre é convidado a debater mecanismos e oportunidades de financiamento climático. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

O debate, organizado pelo governo do Estado do Mato Grosso do Sul e a Organização Governos Locais pela Sustentabilidade  da América do Sul (ICLEI, sigla em inglês), foi mediado pelo secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, e contou com a participação do presidente e diretor executivo do Earth Innovation Institute (EII), Daniel Nepstad; da diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Head Global de Relações Corporativas da Suzano S/A, Mariana Lisboa e o diretor de Soluções Climáticas Naturais e Bioenergia da Mercuria no Brasil, Celso Fiori, gestores e especialistas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Filhas acreanos, gêmeas siamesas que compartilham o mesmo coração nascem em Brasília

Publicado

em

As bebês vieram ao mundo por meio de uma cesariana, pesando 1,8 kg cada uma

Alice e sua mãe partiram para Brasília em 25 de abril, após conseguirem uma vaga na capital federal

Na manhã desta sexta-feira, 3 de maio, o Hospital Materno Infantil (HMI) de Brasília testemunhou o nascimento das gêmeas siamesas Aylla Sophia e Allana Rhianna, filhas do casal Alice Fernandes Brito Silva, de 18 anos, e Adriano Silva Fernandes, de 22 anos.

Segundo relato do pai, Adriano, Alice está se recuperando bem após o parto. No entanto, os médicos alertaram sobre a mínima chance de sobrevivência das gêmeas, que compartilham o mesmo coração e outros órgãos, um caso raríssimo na medicina.

As bebês vieram ao mundo por meio de uma cesariana, pesando 1,8 kg cada uma, e, até o momento, não precisaram ser transferidas para incubadoras.

Alice e sua mãe partiram para Brasília em 25 de abril, após conseguirem uma vaga na capital federal através do serviço de Atendimento Fora do Domicílio (TFD). Adriano seguiu dias depois.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio-branquenses atingidos pela cheia do Rio Acre já podem solicitar saque do FGTS emergencial

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) reuniu a imprensa, na manhã desta sexta-feira (3), para anunciar a liberação do saque do FGTS emergencial para àquelas famílias que foram atingidas pela cheia do Rio Acre e inundação dos igarapés que cortam a capital acreana.

De acordo com a COMDEC, toda a solicitação pode ser feita por meio on-line, basta baixar o aplicativo do FGTS emergencial no celular e preencher com todos os dados e fazer a solicitação.

“A pessoa que ainda não tem o aplicativo no seu celular tem que baixá-lo e fazer a solicitação por meio eletrônico. Tem que preencher corretamente todas as informações pedidas no aplicativo e esperar a liberação da Caixa Econômica”, explicou José Glácio, coordenador da Defesa Civil do município.

“É muito importante que o endereço seja informado de forma correta para que não haja impedimento para o recebimento do benefício, caso contrário o solicitante terá que vir aqui na Defesa Civil para solicitar uma declaração que comprove que sua residência foi atingida pela inundação”, complementou.

A Defesa Civil municipal alertou ainda que quem recebeu o benefício há menos de um ano, quem não teve o imóvel atingido pela inundação e quem não tem saldo na conta do FGTS, não terão direito ao benefício.

A solicitação pode ser feita do dia 3 ao dia 23 de maio. O atendimento acontecerá em horário bancário das 8h às 14h.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Músicos do Projeto Senadinho fazem visita ao prefeito em busca de parceria

Publicado

em

Por

Composto por 8 grupos de músicos, o Projeto Senadinho se destaca por tocar forró pé de serra. Nessa quinta-feira, 2, integrantes do grupo estiveram no gabinete do prefeito em busca de apoio para voltarem a levar a música nos bairros. Segundo eles existe um projeto, nesse sentido, na Fundação Garibaldi Brasil. O programa forró nos bairros está parado a três anos.

O grupo, busca retomar as atividades itinerantes, levando a cultura viva da região para a comunidade. Durante a reunião, os representantes destacaram a importância do programa para a promoção da música local, incluindo instrumentos como a sanfona, a zabumba, o triângulo, entre outros. O representante do movimento Gilberto Paz, expressou otimismo com a possibilidade de reativação do programa enfatizando o reconhecimento nacional que o forró acreano já conquistou.

“Nós somos uma cultura viva no estado do Acre. O forró do senadinho ele é reconhecido em todo o território nacional o meu grupo bailão no seringal já foi tocar em Cruzeiro do Sul já foi tocar em alguns outros estados e já foi falado nesses locais que o forró do senadinho existe no acre e a gente chegou e contou a história.”

O prefeito expressou seu apoio ao grupo, prometendo fazer o que for possível para apoiá-los. No entanto, lamenta que nos últimos anos o grupo não tenha recebido o suporte adequado da Fundação Garibaldi Brasil. Ele lembrou que quando assumiu a gestão a prefeitura passava apenas 300 mil reais para a fundação e que agora ele está passando 2 milhões de reais. Ele atribui essa falha a uma falta de visibilidade e atenção adequadas por parte das pessoas que estavam à frente da pasta a época. No entanto, enfatiza que o grupo possui um grande valor cultural que merece ser reconhecido e valorizado pela gestão.

” É um grupo que merece todo o nosso respeito. O que a prefeitura, através da Fundação Garibaldi Brasil, puder fazer, a gente vai fazer. Fico triste em eles reclamarem que, infelizmente, a Fundação Garibaldi Brasil não deu o suporte necessário nesses anos. Mas, infelizmente, eu não tenho olhos para poder ver tudo. E ficou sobre as mãos de alguns diretores, que infelizmente não deram o devido valor que eles merecem. Eles têm um grande valor e a gente precisa valorizá-los.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo