Acre chega a 90 casos de Covid-19 e registra três mortes pela doença, aponta Saúde

A terceira morte foi registrada nesta segunda-feira (13) e foi de um idoso que estava no Lar dos Vicentinos, em Rio Branco. Cruzeiro do Sul registrou os primeiros casos.

Novos casos de Covid-19 foram registrados no Acre nesta segunda-feira (13) — Foto: Odair Leal/Asscom-AC

Com 13 novos casos registrados nas últimas 24 horas, o Acre já tem 90 casos da Covid-19, segundo o novo boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre), divulgado nesta segunda-feira (13). O número de mortes também subiu, saindo de 2 para 3.

Andre Avelino, de 82 anos, morreu dentro do Lar dos Vicentinos, em Rio Branco, no sábado (11) e o exame que comprovou a causa da morte saiu na noite de domingo (12).

O número de recuperados não mudou. De acordo com a Saúde, 47 pacientes não têm mais o vírus no organismo, sendo assim 43 pessoas seguem em tratamento. Do total de pacientes com a doença, apenas seis estão hospitalizados.

Os casos novos são de um casal em Cruzeiro do Sul, uma mulher de 44 anos e de um homem de 45. Em Plácido de Castro, os dois novos casos são de uma aposentada e um aposentado, ambos com 65 anos, e com histórico de transmissão comunitária, quando a pessoa não sabe de quem pegou a doença.

Em Acrelândia, mais um caso foi registrado, o de uma dona de casa de 55 anos e que também foi contaminada por transmissão comunitária, elevando de dez para onze casos.

Em Rio Branco, dois servidores públicos, um de 34 anos e outro de 38, também foram contaminados por contato com pessoa como vírus e já conhecida e uma dona de casa, de 55 anos, também foi mais um caso de transmissão comunitária. Dados dos outros pacientes não foram divulgados pela Saúde.

Dos 90 casos, 68 são em Rio Branco; 11 em Acrelândia; um no Bujari; sete em Plácido de Castro; um em Porto Acre e Cruzeiro do Sul registrou os dois primeiros casos confirmados. No último boletim, eram 77 casos em todo o estado.

Além da morte do idoso no Lar dos Vicentinos, Antônia Holanda, de 79 anos, e Maria Lúcia Pismel de Paula, de 75, morreram na segunda (6) e terça-feira (9), respectivamente, por complicações após serem diagnosticadas com Covid-19.

Saúde diz que dos 90 pacientes, 47 já podem ser considerados recuperados, ou seja, não apresentam mais o vírus no organismo, configurando assim uma taxa de recuperação de 52% dos pacientes.

A Saúde informou que recebeu 953 casos suspeitos, descartou 785, confirmou 90 e mais 78 seguem em análise. Todos os casos confirmados estão sendo acompanhados de perto pela equipe da Vigilância Epidemiológica no âmbito estadual e municipal.

Alunos de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) criaram um canal de teleatendimento que está ajudando nas orientações e até encaminhamentos de casos suspeitos da doença.

A cidade de Acrelândia, com pouco mais de 15 mil habitantes, é a preocupação de autoridades. Depois do Ministério Público recomendar, a prefeitura da cidade acatou e decretou toque de recolher. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (9) e o toque de recolher é diário, das 19h às 5h.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre