Acre atinge 70% de vacinação contra a gripe, a 3 dias para o fim da campanha

TIAGO MARTINELLO

Faltando apenas 3 dias para o fim da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, o Acre ainda tem de vacinar mais de 14 mil pessoas (10%) do público-alvo para atingir o objetivo local da empreitada. Até o meio dia de ontem, os dados oficiais do Ministério da Saúde (MS) apontavam que o Acre tinha atingido uma cobertura de 69,76%. A meta do Governo Federal com a campanha é de imunizar, no mínimo, 80% do grupo prioritário, o que totaliza pelo menos 114.852 mil acreanos.
A campanha termina nesta sexta-feira, dia 10 de maio. Inicialmente, ela terminaria 2 semanas atrás, no dia 26 de abril, mas foi prorrogada devido à baixa cobertura em todo o território nacional.

Na sexta da semana passada, quando a cobertura local atingiu 66,3%, a Secretaria Estadual de Saúde convocou a população para se vacinar. Cinco dias depois, 3,4% das pessoas se imunizaram. Na ocasião, com mais de 72%, Rio Branco já tinha quase atingido a cota mínima de 80%.

Ao todo, o Ministério da Saúde enviou para o Acre 157.200 doses da vacina. Mais de 300 postos de saúde em todo o Acre aderiram à iniciativa federal e seguem vacinando até sexta-feira.

Os grupos prioritários da campanha (isto é, só podem tomar a vacina): idosos acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 2 anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária, doentes crônicos, grávidas e mulheres que passaram por parto nos últimos 45 dias. Vale ressaltar que, das pessoas do grupo de risco, só não pode tomar a vacina quem é alérgico a ovo de galinha e quem apresentou alguma reação alérgica após tomar a dose em campanhas anteriores.

Em todo o país, o MS informou que, até ontem, 26,3 milhões de brasileiros já haviam tomado a vacina, o que resulta numa cobertura de 69,5% (26 centésimos a menos do que a do Acre). A mete federal é imunizar 31,3 milhões de brasileiros do público alvo. Isto é, ainda faltam 5 milhões.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima