Ações de combate a dengue diminuem 44,28% dos casos em Brasiléia

Foto: Assessoria PMB

Comparando somente no mês de setembro a diminuição chega a quase 83% dos casos com relação a 2012

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

A prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde reduziu significativamente os casos de dengue. Os resultados apresentados ao Ministério da Saúde mostram que em 2012 foram registrados 709 casos positivos, e este ano até o mês de setembro, somente 395 pessoas foram diagnosticadas. Totalizando uma diminuição de 44,28%. O prefeito Everaldo Gomes parabenizou sua equipe e reafirmou as políticas de investimento na melhoria da saúde.

A Secretária Municipal de Saúde, Aldenice Ferreira e seus coordenadores de Endemias, Vigilâncias Epidemiológicas e Sanitária começaram a elaborar o Plano de Ação de Combate a Dengue 2013/2014. O objetivo é intensificar os trabalhos de prevenção da proliferação do mosquito na região.

Segundo os dados do Ministério da Saúde em 2012 no mês de setembro foram apresentados 18 casos positivos. No mês de setembro deste ano o índice ficou somente em 3 casos registrados positivamente. O resultado é surpreendente, já que chegou a uma diminuição de quase 83% das confirmações.

De acordo ainda com o relatório os maiores índices apresentados foram nos meses de janeiro e fevereiro, quando a atual gestão recebeu a Prefeitura desarticulada, principalmente na área da saúde e teve que elaborar novas estratégias que logo que foi aplicada começou a surtir efeito.

Em janeiro deste ano foram registrados 174 casos, contra 117 em fevereiro. Os casos só diminuíram chegando a registra em abril 32 casos, sendo que no mês de maio somente 3 registros foram computados.

Os resultados deixaram as equipes de saúde do município entusiasmada, mas não tranquila, tendo em vista que no período das chuvas o mosquito da dengue se reproduz com mais facilidade, e por isso, as ações de combate devem está intensas no município.

O lançamento da nova campanha será realizado no dia 11 de novembro na Praça do bairro Leonardo Barbosa. Todo um material didático e informativo será apresentado a toda a população, intensificando as prevenções para combater a proliferação do mosquito Aeds Aegypti em todos os bairros de Brasiléia.

Para a secretária esse período de chuva aumenta a incidência de casos de dengue e ações de combate ao mosquito devem ser constantes.

“Encontramos a Secretaria de Saúde desarticulada para realizar as ações de combate a dengue. O que acabou nos tomando tempo para montarmos um novo Plano de Combate no município. Mesmo assim, trabalhamos e tivemos um plano que diminuiu o número de casos positivos com relação ao ano passado até o momento. As chuvas estão se intensificando e por isso vamos elaborar logo o plano para prevenir nossa população”, destacou Aldenice.

Para o coordenador de Endemias, Assis Lopes o momento é de garantir que a população esteja sempre informada e atenta para os riscos da dengue no município.

“Precisamos orientar nossa população sobre os cuidados que devem ter para não deixar objetos que acumulem água em nossas casas, quintais e no próprio trabalho. A união de toda a população contra a dengue é uma das formas de erradicar a dengue de nossa região”, disse Assis.

O coordenador de Vigilância Sanitária José Oliveira disse que todas as equipes de saúde estarão unidades para identificar os focos do mosquito da dengue e combatê-los.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Leila Franco revelou que todos os dados estão sendo computados para que o Município e o Ministério da Saúde tenha informações precisas para combater a dengue de forma ainda mais eficiente.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima