fbpx
Conecte-se conosco

Destaque Texto

Acisa empossa diretoria para novo triênio 2019 a 2021

Publicado

em

Na ocasião, foram apresentados os membros dos conselhos, vice-presidentes e diretores que irão ocupar seus cargos na entidade. Nova gestão é composta por 45 diretores. 
No último dia 16 de fevereiro, foi realizada no Afa Jardim, a solenidade de posse da nova Diretoria da Acisa para o triênio 2019/2021. Na ocasião, foram apresentados os membros dos conselhos, vice-presidentes e diretores que irão ocupar seus cargos na entidade.

O presidente empossado, Celestino Bento de Oliveira, assume pela segunda vez o cargo e fala da alegria de empossar a diretoria para o novo triênio, enaltecendo aqueles que estiveram ao seu lado, atuando na defesa da classe empresarial e no fomento ao comércio local.

“Estamos em um novo momento, e este desafio chega para continuarmos valorizando o coletivo, papel fundamental da Acisa. Trabalhei três anos ao lado de empresários empenhados em fazer com que a entidade cumprisse seu papel de representar seu associado, lutando pelos seus interesses e contribuindo pelo desenvolvimento econômico e social da região. Vamos prosseguir melhorando tudo aquilo que vem sendo realizado, e claro, inovando sempre”, disse.

O presidente também agradeceu a família, os diretores e conselheiros que trabalharam ao seu lado. “Os conselhos, sugestões e cobranças, foram essenciais na promoção de todas as ações por nós promovidas, dando um grande exemplo de integração, capaz de mudar uma sociedade”

A nova diretoria é composta por 45 membros, tendo Celestino Bento de Oliveira como presidente; Geraldo Raimar, primeiro vice-presidente; Adem Araújo, segundo vice-presidente; Ernandes Negreiros, terceiro vice-presidente; Síglia Abrahão, quarta vice-presidente; Rodrigo Pires, diretor Secretário; Matheus Brusasco, vice diretor Secretário; João Fecury, diretor Financeiro; Nazaré Cunha, vice-diretora Financeira; Cil Farney Rodrigues, diretor Jurídico; Marcelo Zamora, vice-diretor Jurídico; Lucas Profeta, diretor de Produtos e Serviços; Instanrley Rocha, vice-diretor de Produtos e Serviços; Silvio Oliveira, diretor de Comunicação; Bruno Vaz, vice-diretor de Comunicação; Adalberto Moreto, diretor de Indústria; Paulo Felício, vice-diretor de Indústria; Oswaldo Dias, diretor de Comércio e Serviço; Ozimar Barbosa, vice diretor de Comércio e Serviço; Aristides Formighuieri, diretor de Agropecuária; Gerônimo Borges, vice-diretor de Agropecuária; Janete Franke, diretora de turismo; Marcello Moura, diretor de Tecnologia e Inovação; Valdir Sperotto Júnior, vice-diretor de Tecnologia e inovação; Domingos Amaral, diretor de Responsabilidade Social; Wladimir Rigo, vice diretor de Responsabilidade Social; Raiolando Oliveira, diretor de Relações Internacionais; Felipe Guillen, vice-diretor de Relações Internacionais; Maurício Prado, diretor da Câmara de Mediação e Arbitragem – CBMAE; Sangelo Rossano, vice-diretor da Câmara de Mediação e Arbitragem – CBMAE; Aldenor Araújo, diretor do Comércio Popular; Gerson Araújo, vice-diretor do Comércio Popular.

Para compor o Conselho Consultivo de Ex-presidentes, assumiu Jurilande Aragão como presidente e Luiz Figueiredo, vice-presidente. No Conselho da Mulher Empresária Fabíola Matos assumiu a presidência e Patrícia Dossa ficou como vice-presidente. No Conselho de Jovens Empresários Daniel Ribeiro, presidente e Thiago Cabral, vice-presidente. O Conselho Fiscal é composto por George Pinheiro, 1º membro efetivo; Rubenir Guerra, 2º membro efetivo; João Eduardo Albuquerque, 3º membro efetivo.

Simone Monteiro Chalub - Jornalista MTb/AC 204

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Nova frente fria chega ao AC nesta semana e temperatura atingirá 18ºC, diz Friale

Publicado

em

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo

O pesquisador Davi Friale divulgou em seu site O Tempo Aqui, nesta segunda-feira (10), uma nova previsão de diminuição das temperaturas na próxima semana.

Além disso, o “mago” destacou que até o próximo domingo (16) haverá calor abafado, chuvas, possibilidade de temporais e tempo seco e ventilado.

Na quarta-feira (12), mais uma frente fria chegará ao Acre, a partir do fim da tarde, mas será na quinta-feira que os ventos serão mais intensos, devido à penetração de mais uma onda de frio polar, declinando levemente a temperatura.

“Desta vez, a massa de ar frio não será intensa no Acre. As temperaturas, ao amanhecer, de quinta-feira e de sexta-feira, deverão oscilar entre 18 e 20ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais municípios do leste e do sul do estado”, comentou.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

IBGE: mais de 12% dos acreanos já sofreram violência psicológica, física ou sexual

Publicado

em

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população

IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta segunda-feira (10) os resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019.

O Acre figurou em muitos cenários. Um deles foi o de violência psicológica, física ou sexual. Pelo menos 12,4% da população já foi alvo de uma das agressões.

Os dados apontam ainda que 72 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram os tipos de violência destacados, nos 12 meses anteriores à entrevista.

“O percentual de mulheres que sofreram alguma violência foi de 14,0% e o de homens foi de 10,8%. Considerando a faixa etária, a prevalência de casos de violência é mais acentuada nas populações mais jovens: de 18 a 29 anos (16,5,0%); de 30 a 39 anos (8,9%); de 40 a 59 anos (13,5%) e 60 anos ou mais (6,9%). As pessoas pretas (20,2%) e pardas (10,9%) sofreram mais com a violência do que as pessoas brancas (14,6%), diz o órgão.

Outro resultado preocupante tem a ver com o afastamento das atividades laborais e habituais em decorrência da violência sofrida. 9 mil pessoas foram afetadas – o que representa 12,9% das vítimas de violência, seja psicológica, física ou sexual. As mulheres foram mais atingidas do que os homens, com 18,3% e 5,4%, respectivamente.

Violência psicológica

A pesquisa apontou que 68 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram agressão psicológica nos 12 meses anteriores à entrevista, ou seja, 11,5% da população.

O percentual de mulheres vitimadas foi maior do que o dos homens, 12,9% contra 10,1%, respectivamente. A população mais jovem (18 a 29 anos) sofreu mais violência psicológica do que a população com idade mais elevada (60 anos ou mais), 15,4% contra 6,9%. Mais pessoas pretas (18,0%) e pardas (10,2%) sofreram com este tipo de violência do que pessoas brancas (13,4%).

“Considerando o rendimento domiciliar per capita, o grupo com menor rendimento apresentou um percentual maior de vítimas: 15,2% das pessoas sem rendimento até 1/4 do salário mínimo, em comparação a 10,5% das pessoas com mais de 5 salários mínimos”, destaca a pesquisa.

Violência física

A PNS estimou que 17 mil pessoas de 18 anos ou mais sofreram violência física nos 12 meses anteriores à entrevista, o que representa 2,8% da população. O percentual de vítimas do sexo feminino foi de 3,4%, enquanto o dos homens, 2,2%.

Violência sexual

Para as pessoas que responderam que não sofreram agressão sexual nos últimos 12 meses, foi perguntado se ela sofreu essa violência alguma vez na vida. Considerando essas duas perguntas, estima-se que 25 mil pessoas de 18 anos ou mais de idade foram vítimas de violência sexual, independentemente do período de referência, o que corresponde a 4,3% desta população, 2,6% dos homens e 5,9% das mulheres.

Comentários

Continue lendo

Destaque Texto

Internações por covid na UTI e enfermarias estão em queda no Acre, diz subsecretária de Saúde

Publicado

em

Ala Covid-19 no Acre – Foto: Odair Leal/Secom/arquivo

A subsecretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, disse em entrevista que o número de internações por covid-19 vem diminuindo consideravelmente nos últimos dias.

A notícia tem a ver com a ocupação de leitos comuns e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Temos percebido uma diminuição satisfatória nos últimos 15 dias no Pronto-Socorro e no Into, além de uma queda no número de internações também em Cruzeiro do Sul, no Hospital de Campanha”, disse Paula.

Na última quarta-feira (5) o Into registrou 11 leitos disponíveis de UTI, e o PS desocupou outras 7 vagas. Em Cruzeiro do Sul, 6 leitos estavam disponíveis.

No maior hospital de referência do Acre, apenas 49 leitos de enfermaria, dos 160 disponíveis, estavam ocupados na data.

De acordo com o consórcio de veículos de imprensa do Brasil, o Acre está em queda no número de novas mortes pela doença.

Comentários

Continue lendo