Acidentes em rodovias federais no Acre aumentam, mas nº de vítimas fatais cai 38%

Por Tácita Muniz

Os acidentes registrados nas estradas federais do Acre aumentaram em pouco mais de 19%, quando comparado com o primeiro semestre do ano passado e deste ano. Um balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), feito a pedido do G1, mostra que este ano foram registrados 129 acidentes nos seis primeiros meses.

Já no ano passado, no mesmo período, foram 108. Porém, o número de vítimas fatais nesses acidentes caiu 38%, uma vez que neste ano, cinco pessoas morreram vítima dessas ocorrências e em 2019 foram oito mortes.

A PRF informou que, apesar de o número de acidentes ter sido maior este ano, eles foram menos letais do que em 2019. O assessor de comunicação da PRF, Wilse Filho, atribui a redução de mortes a um trabalho mais intensivo de conscientização dos motoristas, embora os acidentes ainda ocorram com certa frequência.

“Os resultados são frutos de ações preventivas, principalmente de conscientização e orientação durante as abordagens, principalmente na região metropolitana de Rio Branco, onde há maior fluxo de veículos, como também no interior. A PRF trabalha com a atividades de fiscalização e também realizando bafômetro”, destaca.

Como no domingo (19), que em duas ocorrências diferentes, a PRF flagrou dois homens embriagados dirigindo na BR-364. Os dois foram presos em flagrantes e levado à delegacia em Rio Branco.

Mesmo ainda sendo registrado casos como esses, Filho acredita que a conscientização tem tido um efeito positivo.

“Com os condutores cada vez mais conscientes estamos conseguindo preservar vidas e conscientizar as pessoas. Não podemos esquecer o uso alternativo de meios de transporte, que tem contribuído bastante para que as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas não conduzam veículos e, consequente, evitem acidentes”, pontua.

Acidentes no estado

O presidente do Detran-AC, Luiz Fernando Duarte, atribuiu a redução nos números ao rodízio de veículos instalado em Rio Branco entre os dias 18 e 31 de maio.

No começo deste mês, o Departamento de Trânsito do Acre (Detran-AC) anunciou queda no número de acidentes no estado, nas vias que são de competência estadual.

Os dados mostram que nos primeiros cinco meses deste ano foram 1.387 acidentes no estado. No mesmo período do ano passado, o número de acidentes foi de 1.775, uma redução de 22%.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre