fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Ação imediata após assassinato resulta na prisão de suspeitos de execução na fronteira com arma utilizada no crime

Publicado

em

Uma ação rápida em resposta ao assassinato ocorrido na noite desta quarta-feira, dia 13, resultou na prisão de dois suspeitos que estariam diretamente ligados ao crime. Sendo que um desses apreendido, foi liberado após ser preso durante outra operação no final do mês março passado.

Com os presos foram apreendidas duas armas, sendo uma pistola que teria sido usada para tirar a vida do boliviano Fernando Ciro Rasguido Apinaye (38), natural da cidade de La Paz (Bolívia), que morava em Brasiléia e vivia com uma brasileira e tinha filhos.

Fernando trabalhava como motorista de aplicativo, e segundo as autoridades brasileiras, era contratado vez enquanto, para fazer um “corre” (transporte) de integrantes de grupos criminosos para passear pela cidade. Fato esse que pode ter sido o motivo para ser assassinado, mas, que está sendo investigado.

O boliviano foi assassinado com vários tiros, inclusive na cabeça. Cena teria sido presenciada pela esposa que teria saído do carro para abrir o portão. Após o crime, a Polícia Militar colocou todo o efetivo nas ruas; Giro, Gefron, Bope e Polícia Civil, para localizar possíveis suspeitos.

Segundo o comandante do 5º Batalhão do Alto Acre, Tenente Tales Rafael, uma operação chamada de ‘Saturação’ trabalhou por toda noite e madrugada, quando prenderam um suspeito que, segundo ele, saiu de casa para comprar drogas e foi abordado em uma blitz, portando drogas.

Este depois teria confessado onde estaria as armas utilizadas no crime. Primeiro, um revólver municiado foi localizado em um terreno baldio de oficina abandonada. Depois levou os policiais até a casa onde estará a pistola.

Na casa, após chamaram o segundo suspeito, o mesmo apareceu portando a pistola e imediatamente foi abordado e se entregou sem reagir. Preso em flagrante, também foi conduzido para a delegacia, onde seria ouvido e explicar sobre a arma que será periciada, para saber se realmente foi usada para tirar a vida do boliviano.

Há cerca de uma semana, diante do agravamento da situação, o Sistema Integrado de Segurança Pública do Acre (Sisp) enviou para a região uma força-tarefa composta por várias equipes para o trabalho de prevenção e combate à escalada da criminalidade na área de fronteira.

Matéria relacionada:

Bolíviano é assassinado a tiros quando chegava em casa em Brasiléia

Operação contra o crime na fronteira resulta na apreensão de armas, drogas, bomba caseira e suspeitos

 

Comentários

Extra

Após três meses, STJ libera Gladson a falar com seu pai

Publicado

em

Seu Eladio (e), pai do governador do Acre, Gladson Cameli, poderáse reunir com o filho após três meses afastados – Foto: Alexandre Lima/arquivo

O Superior Tribunal Justiça(STJ) autorizou o governador Gladson Cameli a manter contato com o pai, o empresário Eladio Cameli. Os dois estavam sem se comunicar há três meses por conta de medidas restritivas estabelecidas na terceira fase da Operação Ptolomeu.

O STJ autorizou o retorno da convivência familiar a pedido da defesa do governador. Na tribuna da Corte Especial a advogada Nina Nery argumentou que impedir o contato entre pai e filho por três meses era uma medida excessiva, com forte impacto sobre a família.

Eládio, o pai do governador, tem 70 anos de idade e está com a saúde debilitada.Segundo interlocutores , ele estava sofrendo muito com a impossibilidade de falar com os filhos. O clima ficou ainda mais pesado depois no último mês, quando o governador e o irmão não puderam comparecer a tradicional reunião da família no Dia das Mães. Oriundo de uma família de imigrantes, Eládio tem uma relação muito forte com os filhos e os irmãos.

As investigações estão em curso há dois anos. Segundo a advogada, nada justificaria a proibição de que um pai permaneça meses sem falar com os filhos.

Comentários

Continue lendo

Extra

Governador Gladson Cameli nomeia novos secretários

Publicado

em

O governador Gladson Cameli efetivou nesta quarta-feira, 7, os secretários de Obras, Ítalo Lopes, e de Fazenda, José Amarísio Freitas de Souza. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial.

Cameli também fez mudanças também na Casa Militar, que passa a ser conduzida pelo major da Polícia Militar Silvio Araújo da Silva.

No mesmo diário consta a prorrogação da interinidade de dois assessores diretos do governo.

No Deracre, foi prorrogado o decreto que designou o engenheiro Sócrates Guimarães como interino da pasta.

A mesma prorrogação foi mantida na Secretaria de Relações Federativas, a antiga representação do Acre em Brasília, que continua sendo conduzida, neste período, pela servidora Rosângela Bardales.

Quem são os novos secretários

José Amarísio Freitas de Souza

José Amarísio Freitas de Souza. Foto: cedida

Nascido em Cruzeiro do Sul, é formado em ciências contábeis, especialista em gestão empresarial, auditoria e perícia contábil, com MBA em gestão pública com ênfase em controle externo, também auditor de controle externo do Tribunal de Contas Estado do Acre (TCE/AC) de carreira. Foi analista no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), professor acadêmico e de pós-graduação, bem como exerceu a função de secretário adjunto do Tesouro Estadual por duas vezes (2020 e 2023) e secretário de Estado Fazenda em 2021, 2022 e 2023.

Ítalo Lopes

Engenheiro civil graduado pela Universidade Federal do Acre, especialista em auditoria, avaliações e perícias de engenharia pelo Ipog, e em gestão, governança e setor público pela PUC-RS. Já atuou como diretor de obras e ocupou a presidência do Serviço de Água e Esgoto do Acre (Saneacre). Também é conselheiro do Crea/AC, e atuou como professor universitário e coordenador do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário Uninorte.

Ítalo Lopes. Foto: cedida

Major PM Silvio Araújo da Silva

Biólogo formado pela Universidade Federal do Acre, ingressou na Polícia Militar em 2005, onde frequentou o Curso de Formação de Oficiais (CFO), sendo formado oficial combatente da Polícia Militar em 2007. Atuou como subcomandante em várias organizações policiais militares do interior do estado, mais precisamente na região do Alto Acre. Comandou a Companhia de Polícia Militar em Xapuri por três anos e meio. Atuou, ainda, por um breve tempo, como comandante do Batalhão de Polícia Militar em Senador Guiomard. Na capital do estado, foi subcomandante do então 5º Batalhão de Polícia Militar, hoje 3º BPM. Em 2019 foi convidado para ser agregado à Casa Militar, onde atuou como subchefe do órgão.

Major PM Silvio Araújo da Silva. Foto: cedida

Comentários

Continue lendo

Extra

AABB realiza sorteio da Copa Ouro 2023 com registro de 300 atletas

Publicado

em

Foi realizado na noite desta terça-feira (6), nas dependências da Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, o sorteio para a realização de mais uma edição da Copa Ouro de futebol Socyte 2023.

Segundo o presidente do clube, Walter Luiz Ferreira, a Copa terá muitas novidades, principalmente no número de jogadores que chegou a um total de 300 atletas, que irão participar do evento.

Um outro detalhe que foi visto na edição passada e não irá se repetir na desse ano, é a questão sobre a arbitragem, serão duas equipes de que comandarão os jogos.

Nesta edição e para que não seja registrado reclamações de que apenas um árbitro atuava todo o final de semana, fazendo com os atletas ficassem insatisfeitos com o trabalho.

Comentários

Continue lendo

Em alta