Académicos de medicina debatem situação na Bolívia

Audiência pública para tentar solucionar a situação de estudantes brasileiros perante a imigração boliviana acontece amanhã em Brasiléia

O requerimento foi apresentado pelo Deputado Estadual, Jenilson Leite, solicitando a audiência pública em Brasiléia para esta quarta-feira, dia 5. O encontro será entre pais e estudantes de Medicina da região de fronteira com o Acre, em busca de solucionar situações referente a cobrança indevida de visto de permanência no país vizinho.  O evento acontecerá no auditório do Centro Cultural, a partir das 14hs.

O Deputado tomou conhecimento dos fatos através de um grupo de alunos que se sentirão lesados pelo setor de Imigração de Cobija-Pando, ao terem que pagar mais de uma vez por documentos obrigatórios para estrangeiros.

“Para estudantes que moram em Cobija está sendo cobrado o visto Fronteiriço e Mercosul, além de uma multa absurda da qual os alunos desconhecem os valores”.

A direção das duas Universidades de medicina da região, UNITEP e UAP, como também, as Coordenações do Consulado Brasileiro na Bolívia não se manifestam sobre o assunto deixando os alunos sem ter para onde recorrer.

A aluna do quinto ano de Medicina que não quer ter o nome revelado, explica que os alunos são perseguidos e coagidos a pagarem propina na promessa de solução do problema. “ Não podemos fazer nada, estamos em outro país se reclamamos eles nos ameaçam de deportação”.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima