fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

AC tem 17 municípios ameaçados de calor extremo por desmatamento e mudanças climáticas

Publicado

em

Estudo mostra que 12,5 milhões de pessoas na região Amazônica estão sob risco de morte por calor até 2100

Focos de queimadas sendo debelados no Acre — Foto: Sérgio Vale/Arquivo pessoal

Dos 22 municípios que compõem o Acre, 17 deles estão ameaçados de calor extremo por desmatamento e mudanças climáticas. O dado faz parte de um estudo publicado pelos pesquisadores Beatriz Alves de Oliveira, da Fiocruz; Marcus Bottino e Paulo Nobre, ambos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP).

De acordo com o levantamento, Tarauacá é o município mais afetado, seguido de Feijó, Manuel Urbano e outras 14 cidades que terão a temperatura aumentada e podem passar para o estado de Savana Amazônica. Sob condições ambientais desfavoráveis ​​que incluem alta exposição à temperatura e umidade, as capacidades de resfriamento do corpo são enfraquecidas, resultando em aumento da temperatura corporal. A exposição sustentada a tais condições pode ocasionar desidratação e exaustão e, em casos mais graves, tensão e colapso das funções vitais, levando à morte. Além disso, o estresse causado pelo calor pode afetar o humor, os distúrbios mentais e reduzir o desempenho físico e psicológico das pessoas.

O ESTUDO

Segundo os resultados do estudo Desmatamento e mudanças climáticas projetam aumento do risco de estresse térmico na Amazônia Brasileira, existe um limite de desmatamento da Amazônia que impactará a sobrevivência da espécie humana. Esse limite é acompanhado por um “efeito extremo na saúde” que deixará, até 2100, aproximadamente 12 milhões de pessoas da região Norte do Brasil expostas ao risco extremo de estresse térmico, quando teremos atingido os limites de adaptação fisiológica do corpo humano devido ao desmatamento. Em outras palavras, não seremos capazes de manter nossa temperatura corporal sem adaptação.

“As condições extremas de calor induzidas pelo desmatamento podem ter efeitos negativos e significativamente duradouros na saúde humana. Precisamos entender globalmente que se o desmatamento continuar nas proporções atuais, os efeitos serão dramáticos para a civilização. Essas descobertas têm sérias implicações econômicas que vão além dos danos às lavouras de soja”, afirma Paulo Nobre, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE.

No Brasil, os efeitos combinados do desmatamento e das mudanças climáticas já estão sendo relatados com base em dados observacionais , com os valores de aquecimento mais extremos relatados em grandes áreas desmatadas de 2003 a 2018.

Nas modelagens climáticas realizadas pelos pesquisadores, a combinação de mudança no uso da terra e aquecimento global pode ampliar ainda mais os riscos ocupacionais. Além disso, fatores induzidos pelo homem responsáveis ​​pela savanização da Amazônia, como aumento do número de incêndios florestais, bem como expansão de áreas agrícolas e atividades de mineração, tendem a impulsionar o crescimento desordenado e um processo de urbanização não planejado, com falta de infraestrutura sanitária básica e trabalho informal mais frequente. Esses fatores estão associados ao processo de desmatamento e ao aumento da desigualdade e da vulnerabilidade, que atuam em sinergia com os efeitos das mudanças climáticas, aumentando ainda mais a demanda por serviços de saúde e proteção social na região da Amazônia brasileira.

Os resultados do estudo mostram que os efeitos serão em escala regional, com os maiores impactos diretos na região Norte do país. Do total de 5.565 municípios brasileiros, 16% deles (30 milhões de pessoas) sofrerão impactos por estresse térmico com a savanização da Floresta Amazônica. Da população impactada, 42% residem em municípios da região Norte, que apresenta baixa capacidade de resiliência e alta vulnerabilidade social. Nesta região, aproximadamente, 12 milhões de pessoas poderão ser expostas ao risco extremo de estresse por calor até 2100. Com a savanização da Amazônia e as limitações na capacidade de adaptação da região Norte do Brasil, a população dessa região poderá viver em condições precárias de sobrevivência, impulsionando efeitos como a migração em massa, afirmam os autores.

Além disso, o aumento da exposição ao estresse térmico poderá impactar várias áreas da economia, com redução da produtividade do trabalho, uma vez que os trabalhadores estarão expostos a condições térmicas fatais. No Brasil, os trabalhadores que trabalham ao ar livre já estão expostos ao estresse térmico, e as projeções apontam para um aumento da exposição a alto risco nas próximas décadas. O aumento de 1,5° C na temperatura média global, com base nas projeções dos modelos climáticos dos pesquisadores, poderá representar 0,84% das perdas de jornada de trabalho até 2030, o equivalente a 850 mil empregos de tempo integral, principalmente nos setores agrícola e de construção civil – na agricultura, o alto risco associado ao trabalho intenso e à sobrecarga térmica já foi observado entre os cortadores de cana-de-açúcar.

Os pesquisadores enfatizam a necessidade urgente de medidas coordenadas para evitar efeitos negativos sobre as populações vulneráveis. “Os efeitos locais das mudanças no uso da terra estão diretamente ligados às políticas e estratégias de sustentabilidade das florestas, e as mudanças nessas áreas estão ao alcance da sociedade. Nessas áreas, o setor de saúde poderia ser um importante motivador na formulação de políticas integrativas para mitigar o risco de estresse térmico e a redução da vulnerabilidade social”, afirma Beatriz Oliveira, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nas estimativas dos pesquisadores não foi considerado o crescimento populacional ou as mudanças na estrutura demográfica ou expectativa de vida. Assim, os resultados expostos no estudo refletem os efeitos isolados da mudança climática e da savanização e podem ser interpretados para representar os efeitos que seriam observados se a população atual fosse exposta às distribuições projetadas de estresse térmico. Já a vulnerabilidade da população exposta foi avaliada por meio do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) dos municípios brasileiros. Este índice é baseado em 16 indicadores que refletem fragilidades no sistema de saúde e educação (capital humano), infraestrutura urbana e renda e trabalho.

Municípios do Acre ameaçados

– Acrelândia

– Bujari

– Capixaba

– Cruzeiro do Sul

– Feijó

– Jordão

– Manoel Urbano

– Marechal Thaumaturgo

– Plácido de Castro

– Porto Walter

– Rio Branco

– Rodrigues Alves

– Santa Rosa do Purus

– Senador Guiomard

– Sena Madureira

– Tarauacá

– Porto Acre

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Selía: A Voz Que Navega Entre Clássicos e Modernidade no Álbum “Platinum in Samba”

Publicado

em

Por

Selía Nask, a cantora baiana com uma trajetória internacional, escolhe o Brasil como palco para o lançamento de seu novo álbum, “Selía – Platinum in Samba”. Este trabalho marca um momento de consagração na carreira da artista, conhecida por sua habilidade em interpretar diversos gêneros musicais em várias línguas, incluindo samba, bossa nova, pop, sertanejo, e hits em inglês, espanhol, italiano e japonês. Com uma presença global, Selía retorna ao Brasil com o inédito single “Sozinho”, previsto para estreia em todas as plataformas digitais em 26 de abril de 2024.

“Sozinho”, composto por Peninha e famoso nas vozes de Sandra de Sá, Tim Maia e Caetano Veloso, ganha uma nova vida na voz de Selía. Este clássico da Música Popular Brasileira, que se popularizou ainda mais após integrar a trilha sonora da novela “Suave Veneno”, é apenas um dos 16 clássicos que compõem o álbum. A produção musical está sob a direção de Alceu Maia, renomado produtor que já colaborou com figuras como Beth Carvalho e Chico Buarque, e promete uma releitura inovadora das canções.

O álbum não apenas revisita clássicos mas também introduz composições de ícones como Roberto Carlos, Rita Lee, e Herbert Vianna, com arranjos que mesclam cavaquinho, banjo, violão e viola caipira, oferecendo uma rica tapeçaria sonora. O envolvimento de músicos renomados, como o tecladista Tutuca Borba, que já acompanha Roberto Carlos há mais de 37 anos, adiciona uma camada de autenticidade e qualidade musical ao projeto.

Para Selía, “Platinum in Samba” representa mais do que um álbum; é a realização de um sonho de infância de cantar as composições brasileiras que sempre admirou. O lançamento deste projeto é um convite para o público embarcar numa jornada musical que celebra a riqueza e diversidade da música brasileira. Com seu talento indiscutível e a colaboração de grandes nomes da música, Selía promete encantar todos os ouvintes e contribuir significativamente para o legado da música popular brasileira. Agora, com o lançamento iminente, é hora de apertar o play e se deixar levar pela magia de “Platinum in Samba”.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ramón Díaz e Emiliano Díaz deixam o Vasco

Publicado

em

Clube emite comunicado com saída da comissão técnica depois da derrota em casa

G1.com

Ramón Díaz não é mais o técnico do Vasco. Ele e o filho Emiliano Díaz deixaram o clube depois da goleada sofrida para o Criciúma por 4 a 0, na tarde deste sábado, em São Januário, pelo Campeonato Brasileiro. Rafael Paiva, técnico do sub-20, vai comandar a equipe interinamente até um novo treinador ser anunciado.

O Vasco da Gama informa que imediatamente após a partida Ramón Díaz e Emiliano Díaz não fazem mais parte da comissão técnica. Rafael Paiva, técnico da equipe sub-20, assume interinamente.

— diz o comunicado do Vasco

Nenhum jogador do Vasco falou na saída do gramado. Com a demissão de Ramón Díaz, o time também cancelou a coletiva de imprensa de pós-jogo e a zona mista com os atletas.

No ano passado, o técnico ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B. Este ano, amargou a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca. Fotos: Leandro Amorim/Vasco

Ramón Díaz chegou ao Vasco em julho de 2023 junto com o filho, Emiliano Díaz. No ano passado, o técnico ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B. Este ano, amargou a eliminação para o Nova Iguaçu na semifinal do Carioca.

Ao todo, Ramón Díaz comandou o Vasco em 41 jogos, de 11 de julho 2023 a 27 de abril 2024, com 15 vitórias, 11 empates e 13 derrotas. O aproveitamento foi de 50%. Os dois primeiros jogos do Vasco no Campeonato Carioca deste ano não entraram nos números, pois Ramón estava com o time principal no Uruguai.

Com a goleada sofrida para o Criciúma, o Vasco segue com três pontos em quatro jogos disputados no Campeonato Brasileiro. Neste momento, o time está em 16º, mas ainda pode entrar na zona de rebaixamento até o fim da rodada caso Vitória ou Corinthians vençam.

O próximo jogo do Vasco pelo Brasileirão acontece no dia 5 de maio, contra o Athletico-PR, em Curitiba. Antes disso, porém, o time enfrenta o Fortaleza, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, no Castelão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Uma jornada transformadora com Noélli Santiágo: LIBERTE-SE

Publicado

em

Por

Neste fim de semana, a terapeuta  Noélli Santiágo está  realizando a imersão LIBERTE-SE na Cabanas do Alto, em Cunha-SP.

Mais do que uma simples experiência, a imersão é um convite para uma revolução interna. Uma jornada profundamente transformadora para libertar-se dos padrões e crenças limitantes, abraçando a sua essência, que se traduz em uma vida plena com significado e propósito.

Em um mundo onde o desequilíbrio emocional é comum, onde a dor e o sofrimento são partes integrantes da vida cotidiana, esta jornada surge como uma chave de esperança e renovação.

“Na imersão estamos trabalhando a Autonomia Emocional, ensinando a minimizar o impacto do ambiente externo em suas emoções, encontrando a verdadeira liberdade para ser quem você é, independentemente das circunstâncias; a Autodescoberta, desvendando as camadas mais profundas da alma, encontrando o verdadeiro significado de quem você é e qual é o seu propósito neste mundo; o Desapego e Renovação, libertando dos padrões de repetição e dos ciclos sem fim que têm mantido você preso, abrindo espaço para novas possibilidades e um futuro brilhante e, a Cura Interior, permitindo curar as feridas do passado e cultivar uma profunda compaixão por si mesmo, encontrando a paz interior que tanto busca”, explica Noélli.

Noélli Santiágo

Terapeuta e ativista, especialista em reequilíbrio energético, Noélli traz consigo anos de experiência e um profundo compromisso com o bem-estar e o empoderamento de seus clientes.

Sua abordagem única combina sabedoria ancestral com práticas modernas de desenvolvimento pessoal, criando um ambiente seguro e acolhedor para a autodescoberta e a cura interior.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo