A partir de agosto, nota fiscal eletrônica vai ser obrigatória para transporte de cargas

A partir do dia primeiro de agosto, empresas que fazem o transporte de cargas pelas rodovias federais só vão poder realizar às atividades se possuírem CTE, o Conhecimento de Transporte Eletrônico. Na prática, às notas de papel deixam de existir e passam a ser virtuais.

“A empresa vai deixar de trabalhar com várias vias de documento e passa a emitir um papel, que é auxiliar, em via única. Com isso, a empresa vai reduzir drasticamente o custo de guarda dessa documentação”, explica Raimundo Vianney, gerente da divisão de projetos da Sefaz.

No Acre, 66 empresas estão credenciadas. 24 são do setor de transporte de cargas. Até o dia primeiro de agosto, outras 145 devem fazer parte do sistema.

Na manhã desta quarta-feira, 17,  à advogada tributária Requel Aparecido ministrou palestra no auditório da Secretaria Estadual de Fazenda para representantes de várias empresas do setor de logística.

“As empresas que estão no Simples Nacional têm um prazo maior, que é primeiro de dezembro. Após essa data limite, ou a empresa se adapta a nova realidade ou ela está fora do mercado”, disse à advogada.

A presidente do Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas do Acre, Setacre, argumentou que a categoria está preocupada com a medida nacional.

“Só faltam duas semanas para a gente se adequar, mas estamos promovendo esse treinamento através do sindicato e das parcerias para as pessoas se adequarem e não terem surpresa a partir do dia primeiro de agosto”, concluiu Nazaré Cunha.

Da redação, com Wesley Moraes, (TV Gazeta)

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima