fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

5 filmes que estimulam a empatia para ver com as crianças

Publicado

em

Com o retorno das aulas presenciais, a capacidade se faz necessária no ambiente escolar e na vida

Entende-se como empatia a capacidade psicológica de compreender os sentimentos e emoções do próximo, colocando-se em seu lugar. Ela pode ser classificada como cognitiva, em que o ponto de vista do outro é entendido; emocional, quando se compartilha dos sentimentos alheios; e compassiva, quando, ao perceber a necessidade por ajuda, nos colocamos à disposição.

Segundo Suelen Fernandes, coordenadora pedagógica do Marista Escola Social Ecológica, desenvolver a empatia desde a infância é fundamental para a convivência social. “Agora, com o retorno das aulas presenciais, essa capacidade se faz ainda mais necessária. Não apenas no ambiente escolar, mas na vida e nas relações interpessoais no geral”, pontua.

Com o isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, muitas crianças e adolescentes ficaram privados do convívio social da forma com que estavam acostumados. Isso se reflete em suas capacidades de socialização, o que pode interferir na forma com que tratam seus colegas, professores e demais pessoas de seu convívio.

Para estimular a empatia e favorecer as conexões sociais entre as crianças, uma ideia é utilizar filmes para falar sobre o assunto. “Os filmes e desenhos são capazes de transmitir ideias por meio da emoção e, assim, incentivar a reflexão e mesmo mudanças de comportamento”, explica a educadora.

A seguir, confira 5 dicas de filmes para conversar sobre empatia com as crianças.

Matilda

Clássico da Sessão da Tarde, esse filme de 1996 conta a história de Matilda, uma menina com superpoderes que não consegue sentir que pertence ao universo que a cerca. Na escola, ela começa a usar seu dom para proteger seus colegas dos exageros da diretora e, aos poucos, é capaz de entender seu lugar no mundo.

Vida de Inseto

Nesta animação da Disney, as formigas são obrigadas a doarem a maior parte do alimento que coletam para os gafanhotos, que ameaçam destruir o formigueiro. A situação muda quando um grupo de insetos voadores decide ajudá-las a retomar o controle.

Como Treinar o Seu Dragão

Em uma ilha viking, o adolescente Soluço não concorda com a forma que os dragões são tratados em sua sociedade. Ao fazer amizade com um dragão ferido, ele causa mudanças importantes no modo de vida de seu clã. A animação da DreamWorks mostra que, quando nos preocupamos uns com os outros, somos capazes de grandes coisas.

Procurando Nemo

O oceano inteiro empatiza com o pai do peixe-palhaço Nemo, Marlin, enquanto ele procura o filho que foi capturado e levado para um aquário. Nesta animação da Pixar, a força da amizade e da união é valorizada.

Tarzan

Um dos clássicos da Disney, o filme Tarzan aborda a empatia do início ao fim; do momento em que a gorila Kala encontra o bebê sozinho às conversas que os dois têm sobre quem Tarzan é, passando pelas primeiras interações do protagonista com outros de sua espécie até o fim, em que animais e humanos se juntam para derrotar o inimigo em comum.

Marista Escolas Sociais: Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 19 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no contraturno. https://maristaescolassociais.org.br/

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Seleção Master de Brasileia vence a Copa Bolpebra no Peru

Publicado

em

A Seleção Master de Futebol de Brasileia conquistou o título da Copa Bolpebra 2025, realizada entre os dias 8 e 9 de julho, em Puerto Maldonado, no Peru.

O torneio reuniu seleções master de futebol de campo dos países da tríplice fronteira: Brasil, Bolívia e Peru, representados pelas seleções de Brasileia, Cobija e Puerto Maldonado.

A equipe brasileense teve uma campanha impecável e foi campeã invicta, levando o nome de Brasileia ao topo do pódio em uma competição internacional.

O atleta Anjo Gurgel, um dos grandes destaques da conquista, foi o capitão da equipe, símbolo de liderança e determinação dentro de campo.

Com sua experiência e postura exemplar, Anjo foi peça fundamental na organização tática da equipe e na motivação dos jogadores nos momentos decisivos da competição. “Essa vitória representa a força da nossa união. Mais do que futebol, mostramos o valor da amizade e do espírito esportivo”, destacou o capitão Anjo Gurgel após a partida final

Sua atuação foi elogiada não apenas por companheiros de equipe, mas também por representantes das seleções adversárias, reforçando o respeito conquistado pela Seleção Máster de Brasileia durante toda a Copa Bolpebra.

A delegação contou com total apoio da Prefeitura de Brasileia.

O prefeito Carlinhos do Pelado, que também esteve presente em Maldonado, comemorou. “Brasileia é campeã! Essa conquista mostra o quanto acreditamos no esporte como ferramenta de união entre os povos. Parabéns a todos, em especial ao nosso treinador Nokinho, que comandou o time com maestria”, enfatizou.

A equipe também foi acompanhada pelo gerente de esportes Clebson Venâncio, pelo secretário de comunicação Chiquinho Chaves e pela secretária de cultura Arlete Amaral, reforçando o compromisso da gestão com o esporte e a integração internacional.

Esporte que une fronteiras

A Copa Bolpebra é um símbolo da integração entre Brasil, Bolívia e Peru. A participação de Brasileia vai além da conquista esportiva — representa o fortalecimento dos laços de amizade, respeito e cooperação entre os povos da região.

Resultados dos jogos:

Brasil 2 x 0 Bolívia

Peru 2 x 1 Bolívia

Brasiléia 5 x 1 Peru

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Deracre e Prefeitura de Brasileia realizam melhorias no Ramal do Km 84 com avanço da Operação Verão 2025

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Brasileia, segue nesta quinta-feira, 3, com os serviços de recuperação de ramais no município, como parte das ações da Operação Verão 2025. As frentes de serviço atuam em conjunto na região do Ramal do Km 84, conhecido como Arraial dos Burros, com trabalhos de melhoria da trafegabilidade, que incluem reabertura, regularização e compactação do solo. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou o impacto das ações no dia a dia das famílias.

Ramal do Arraial dos Burros recebe melhorias como parte da Operação Verão 2025. Foto: Luiz Fernando/Secom Brasileia

“Seguimos com nossa missão de garantir mobilidade para quem vive na zona rural. As melhorias no ramal do Arraial dos Burros fazem parte do compromisso do Deracre e da prefeitura de Brasiléia com a população, assegurando acesso digno e apoio ao escoamento da produção”, afirmou.

Parceria entre Estado e Município fortalece infraestrutura rural em Brasileia. Foto: Luiz Fernando/Secom Brasileia

O prefeito Carlinhos do Pelado, o secretário municipal de Obras, Josué Elias, e técnicos da autarquia acompanharam os trabalhos no local. Segundo a gestão municipal, o apoio do Deracre tem sido fundamental para ampliar o alcance dos serviços em todo a região de Brasileia.

Equipes do Deracre e prefeitura atuam em conjunto no Ramal do Km 84. Foto: Luiz Fernando/Secom Brasileia

“Essa parceria com o governo do Estado, por meio do Deracre, tem feito a diferença na vida da nossa população rural. Estamos conseguindo chegar onde antes era difícil, garantindo mais acesso, dignidade e melhores condições para quem vive e trabalha no campo”, afirmou o prefeito Carlinhos do Pelado.

A parceria entre o governo do Estado e a prefeitura tem como meta atingir mais de 200 quilômetros de ramais recuperados na região. O Deracre permanece com equipes mobilizadas para garantir celeridade e qualidade na execução das obras em benefício da população rural.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Craques do Futuro e Real Sociedade fazem jogo de abertura do 2º turno

Publicado

em

Craques do Futuro e Real Sociedade fazem nesta quarta, 9, a partir das 15h20, no Florestinha, o jogo de abertura do segundo turno do Campeonato Estadual Feminino Sub-18. Quem vencer o duelo pelo grupo B dará um passo importante para garantir uma vaga na semifinal.

Returno mais curto

O segundo do Estadual Feminino Sub-18 será mais curto. A Chapecoense perdeu por WO é foi eliminada e a AFEX desistiu da competição por falta de dinheiro para pagar o transporte da delegação entre a Vila Extrema e Rio Branco.

Comentários

Continue lendo