3ª morte por suspeita de dengue é registrada em CZS este ano

Sem material sanguíneo, causa não pode ser confirmada, diz Saúde.
Cruzeiro do Sul enfrenta epidemia de dengue, com 30 mil casos suspeitos.

Saúde diz que não será possível confirmar causa da
morte de jovem, pois material sanguíneo foi descartado
(Foto: Arquivo da família)

G1

O estudante Ednaldo dos Santos Silva, de 21 anos, morreu, na madrugada de sábado (17), com suspeita de dengue hemorrágica no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul (AC). De acordo com Maria Caroline dos Santos Silva, irmã da vítima, o jovem começou a sentir sintomas como febre e dor de cabeça na quarta (14), mas só piorou na sexta-feira (16), quando procurou atendimento. No início de janeiro outras duas pessoas, uma adolescente de 13 anos e um rapaz de 22, também morreram por suspeita da doença no município.

“Ele estava com dor de cabeça e sentindo febre, com os sintomas que pareciam ser de dengue, mas aparentava estar bem. Na sexta-feira, ele ainda chegou a sair para um cursinho que estava fazendo e quando voltou já teve que ir para o hospital com a minha mãe”, conta a irmã.

O jovem começou a apresentar tosse com presença de sangue na sexta-feira (16) e desconforto respiratório, quando procurou o Hospital do Juruá. Segundo a técnica municipal responsável pela Vigilância do Óbito em Cruzeiro do Sul, Glinda Valente, no local foram realizados os exames de hemograma e raio-X.

Glinda explicou que o resultado do hemograma foi apresentado como “não sugestivo de dengue”, estando normal. À noite o jovem começou a sangrar com maior intensidade, apresentando uma parada cardíaca. Os médicos tentaram reanimar, mas o rapaz morreu. Segundo a técnica, a morte é registrada como caso suspeito, porém, não será possível confirmar a causa já que o material sanguíneo do jovem não foi coletado.

Epidemia e mortes
A Secretaria de Saúde Municipal de Cruzeiro do Sul (AC)  confirmou em novembro de 2014 o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica, sendo confirmado logo em seguida a segunda morte. De acordo com a Saúde, existem 30 mil casos de suspeitas de dengue, destes aproximadamente 19 mil são confirmados.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima