Cameli critica novo aumento na tarifa de energia e aprova PFC de fiscalização

Na manhã desta quarta-feira (27), a Comissão de Minas e Energia, presidida pelo deputado federal Gladson Cameli (PP-AC), aprovou por unanimidade a Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) de autoria do deputado Fernando Ferro (PT-PE), que propõe a realização do ato de fiscalização na Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, para verificar a adequação dos critérios de reajuste e revisão das tarifas de energia elétrica.

A Aneel anunciou nesta semana um novo reajuste para os consumidores acreanos atendidos pela Eletrobrás Distribuição Acre. A partir do dia 30 de novembro a energia ficará mais cara, com o aumento tarifário médio de 15,58% para os consumidores residenciais e de 10,73% para as indústrias.

Cameli, que é vice-presidente da Comissão de Minas e Energia, vem questionando os valores exorbitantes cobrados nas tarifas de energia elétrica, principalmente do Acre. Para ele, o que mais chama atenção é a frequência do aumento sem devidas justificativas.

“Diante de mais uma aumento nas contas de energia, venho buscando alternativas viáveis para melhorar o funcionamento do setor energético do Brasil, focando no Acre, por ser uma das tarifas mais caras do país. Os valores pagos pelo cidadão precisam realmente de fiscalização. Volto a reafirmar meu compromisso para que de fato os avanços aconteçam, proporcionado qualidade de vida a todos”, disse o parlamentar.

O autor da proposta aprovada utilizou o argumento das tarifas de energia elétrica terem registrando aumentos bem superiores à inflação, o que resulta em elevado ônus para a população e desestímulo para a economia nacional.

Gladson Cameli é conhecido no Acre como um dos maiores defensores das causas dos consumidores relacionadas ao sistema de energia, participando ativamente de movimentos que visam garantir qualidade do serviço e bom atendimento aos clientes em todo o estado.

Dentro da comissão, Gladson foi relator do Projeto de Lei Complementar 148/12, do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que isenta de ICMS do fornecimento de energia aos consumidores de baixa renda beneficiários de tarifa social.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima