fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Coluna da Maria Coutinho

Publicado

em

Mordendo e soprando

A política como ela é e não como deveria ser. O ritual nunca difere e o peso segue em cima do lombo do pobre.

A reforma da previdência…

…é um exemplo claro desse rito macabro, não resolve o problema do Brasil e nem dos brasileiros que realmente trabalham.

Aumentando o tempo de contribuição…

…de cálculo e do exercício da profissão a pirâmide social continuará sustentada por proletariados escravizados.

O servidor público…

…enquanto for produtivo terá visibilidade e permanecerá a maior parte da vida trabalhando. A necessidade de ancorar em algum lugar, durante a envelhece, o levará a submeter-se ao trabalho exaustivo por toda a juventude.

Tentando garantir a renda mínima…

…necessária para sobreviver ultimamente, o trabalhador se joga aos mais tortuosos serviços, sem carteira assinada, nem medidas de segurança, improvisando a vida e driblando a morte, caso contrário num breve espaço de tempo viverá nas ruas mendigando.

Hoje o servidor se aposenta…

…sequelado, mutilado física e psicologicamente. Como será após a reforma da previdência?

As filas nos hospitais…

…são crescentes, clientes pacientes à espera de tratamento nos hospitais e centros de saúde. Faltam remédios e profissionais aptos para atendimentos. No Brasil a morte sem a assistência devida tornou-se banal.

Testemunhamos o….

…racionamento da ética e do respeito ao próximo.

Os carentes…

…hoje, são tratados como estatística que gera despesas e eleitores vulneráveis, nada mais.

Falar em sistema…

…de capitalização para pessoas que mal tem o que comer é resultado da perversa natureza humana. Indecente!

 Não precisamos ir longe…

…basta olhar para Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Assis Brasil, aqui não há condições de vida digna para a maioria de seus habitantes. Sem renda fixa, como poupar na juventude para garantir a velhice tranquila?

O desemprego é crescente…

…a moeda em queda e os gestores falando na participação da sociedade em tudo o que faz. O carente é de fato, beneficiado com demagogia!

No Alto Acre…

…a zona de livre comércio (zona franca) não funciona para o pobre. Sem poder de compra no Brasil, o acreano deixa seu capital em Cobija-Bolívia elevando ainda mais a miséria em toda a região.

Comprar produtos…

…na “zona franca”, de Epitaciolândia ou Brasiléia é mais caro que comprar em Rio Branco. Tudo ilusão. O benefício do imposto reduzido não chega ao consumidor por que?

A condição do pobre…

…está perversa! A falta de proteção social, assistência à saúde, segurança, trabalho, educação e qualificação profissional que reflita em qualidade de vida é evidente da mesma forma que a omissão de incentivo consistente a indústria local.

Os delitos no Alto Acre…

…crescem fabulosamente, o desemprego agravado, o êxodo rural constante e o cinturão de miséria é crescente.

A credibilidade…

…nos políticos está zerada. Votar passou a ser sacrifício obrigatório para a população. A democracia questionável proporcionalmente a equidade. Isso porque, os conchavos e alianças tribais, determinam vida miserável aos brasileiros.

Garantias no Brasil…

…inexistem. A história construída é insustentável e tudo é previsível. Se para os ricos há privilégios, a cota de sacrifícios fica por conta do pobre.

Acorda eleitor!

Aqui pelos Altos a movimentação para as próximas eleições está em pleno vapor, precisamos de pessoas sérias. Cuidado ao escolher seus candidatos, pois há mais pilantras querendo seu voto, do que pessoas sérias.

Comentários

Continue lendo

Extra

T

Publicado

em

Ezequiel Lopes Ferreira, de 47 anos, foi assassinado por criminosos que invadiram sua residência enquanto ele estava com a esposa e a filha; polícia suspeita de ligação com disputa entre facções

A violência fez mais uma vítima em Rio Branco na noite desta quarta-feira (9). Ezequiel Lopes Ferreira, de 47 anos, foi executado a tiros dentro de sua residência, localizada na Rua Rio Madeira, no bairro Rui Lino 3, enquanto estava na companhia da esposa, que é cadeirante, e da filha.

Segundo testemunhas, dois criminosos chegaram ao local em uma motocicleta preta. O garupa, portando uma arma de fogo, desceu do veículo, invadiu o imóvel e efetuou seis disparos contra Ezequiel, atingindo a vítima na cabeça e no abdômen. Após a execução, os suspeitos fugiram e, até o momento, não foram localizados.

Moradores e amigos tentaram socorrer Ezequiel ao retirá-lo da casa e colocá-lo na calçada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e uma ambulância de suporte avançado esteve no local, mas os socorristas apenas puderam constatar o óbito.

Policiais militares do 1º Batalhão isolaram a área para os trabalhos da perícia criminal. Após a análise técnica, o corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) para os exames cadavéricos.

As primeiras linhas de investigação apontam que o crime pode ter relação com a guerra entre facções criminosas que atuam na capital acreana. O caso está sendo apurado inicialmente pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) e será encaminhado para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A Polícia Civil busca pistas que levem à identificação e prisão dos autores do homicídio.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia mobiliza equipes de saúde para Vacinação contra o Sarampo na fronteira

Publicado

em

Neste sábado (12), a Prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará o Dia de Vacinação Contra o Sarampo, com diversos pontos de vacinação disponíveis em toda a cidade.

A ação tem como objetivo fazer um grande chamado no município para proteger a população da doença, que pode levar a complicações graves se não for prevenida.

A vacina é gratuita, segura e indicada para pessoas entre 6 meses e 59 anos de idade.

A imunização é uma das formas mais eficazes de evitar o sarampo, doença altamente contagiosa que pode ser prevenida através da vacinação.

A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde do município, Carol Santiago, explicou a importância de manter a vacinação em dia, afirmando que “a vacinação contra o sarampo é essencial para prevenir uma doença altamente contagiosa que pode causar complicações graves, como pneumonia, encefalite e até a morte, especialmente em crianças pequenas.

Ela destacou que a vacina tríplice viral “é segura, eficaz e gratuita pelo SUS,” e que, além da proteção individual, “contribui para a imunidade coletiva, evitando surtos e a reintrodução do vírus em áreas onde a doença já estava controlada.”

Carol finalizou o alerta dizendo. “Manter a vacinação em dia é um ato de responsabilidade individual e coletiva pela saúde pública, especialmente diante dos 80 casos confirmados no nosso país vizinho, a Bolívia, inclusive em Cobija,” alertou.

No sábado (12), 6 pontos de imunização estarão abertos funcionando das 8h até as 17h sem intervalo para almoço, para melhor atender a população.

Pontos de vacinação:

UBS Francisco de Assis;
UBS Tufic Mizael Saady;
UBS Antônio Monteiro dos Reis;
Farmácia Municipal;
Ponte Wilson Pinheiro;
Frios Vilhena.

A ação visa intensificar a vacinação contra o sarampo, que já acontece diariamente nas UBS do município.

Coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria de Saúde do município, Carol Santiago

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Aleac aprova medidas para equilibrar previdência estadual antes do recesso parlamentar

Publicado

em

Propostas envolvem plano de custeio do déficit previdenciário, correções legais e reestruturação da Acreprevidência; matérias seguem para votação em plenário

Na última reunião das comissões permanentes antes do recesso legislativo, realizada nesta quarta-feira (9), os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) aprovaram uma série de mensagens governamentais voltadas à reestruturação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e ao equilíbrio fiscal do sistema previdenciário estadual.

Entre os destaques está a Mensagem nº 2303, que institui um plano de custeio para equacionar o déficit atuarial do RPPS. A medida, que segue diretrizes da legislação federal, tem como objetivo assegurar a sustentabilidade financeira da previdência, garantir o pagamento de aposentadorias e pensões futuras e permitir que o Estado obtenha as certidões de regularidade fiscal e previdenciária — essenciais para acessar recursos federais.

A proposta cria dois fundos: um de repartição simples para os servidores que ingressaram até 30 de junho de 2022 e outro de capitalização para os que entrarem após essa data. Também está prevista a elevação da alíquota de contribuição patronal de 14% para 28%, sem mudanças nas alíquotas dos servidores ou em seus direitos.

O deputado Tadeu Hassem (Republicanos), relator na comissão, explicou que o plano não configura uma reforma previdenciária nos moldes tradicionais, pois não altera regras de aposentadoria nem impõe novos encargos aos servidores.

Já o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) criticou a proposta, alegando que ela não ataca o problema estrutural do déficit. “Estamos apenas garantindo a certidão do Estado. Não há nenhuma medida para resolver a falência do fundo antigo”, afirmou.

Presidente da Comissão de Serviço Público, o deputado Pedro Longo (PDT) reconheceu a urgência da medida, mas defendeu que o Estado avance em soluções mais estruturantes no futuro, como a ampliação das fontes de receita previdenciária.

Além da Mensagem nº 2303, os parlamentares também aprovaram:

  • Mensagem nº 2306: ajusta o uso do Banco de Horas dos policiais penais, garantindo o princípio da presunção de inocência para aqueles que respondem a inquéritos ou sindicâncias;

  • Mensagem nº 2308: regulariza a situação funcional dos motoristas penitenciários, após exclusão da categoria da Polícia Penal por decisão do STF;

  • Mensagem nº 2313: atualiza a estrutura da Acreprevidência, modifica nomenclaturas e amplia o mandato dos conselheiros de dois para quatro anos, com possibilidade de recondução. A proposta também altera o nome da junta pericial para Junta de Avaliação Biopsicossocial, adequando-se a critérios técnicos mais modernos.

As matérias seguem agora para apreciação e votação em plenário. O recesso parlamentar da Aleac começa no próximo dia 15 de julho.

Comentários

Continue lendo