Vigilância Sanitária realiza palestras nas escolas de Brasiléia

Da redação

Vigilância e saúde, esse foi o tema que a secretaria Municipal de Saúde de Brasiléia através do setor de vigilância sanitária/VISA, levou palestras nas escolas, Estadual e Municipal nos turnos matutino, vespertino e noturno, com duração de cinco dias.

Com o objetivo de esclarecer a comunidade escolar sobre o tema Vigilância e saúde, a VISA Municipal em parceria com a VISA Estadual, levaram as palestras junto às instituições de ensino e debateram o assunto com os alunos. Ao todo foram 12 palestras divididas em três turnos, atingindo as escolas estaduais, Instituto Odilon Pratagi (I.O.P), Kairala Jose Kairala (K.J.K), Fontenele de Castro e as escolas Municipal, Ruy Lino, Socorro Frota e Élson Dias Dantas.

O primeiro assunto foi esclarecer às comunidades escolares, o papel da Vigilância Sanitária no Município. A Palestra foi ministrada pelo psicopedagogo de Brasiléia senhor Nonato Cruz. Em seguida, se voltou para as boas práticas, assunto muito bem esclarecido pelo Mestre Pablo, engenheiro de pesca da SESACRE que iniciou parabenizando a VISA/Brasiléia pela iniciativa de levar esse assunto para as escolas publicas. E por fim, a nutricionista do NASF, Senhora Ilde, falou da importância de ter e como fazer uma alimentação saudável e das doenças transmitidas por alimentos.

Para o coordenador da vigilância sanitária de Brasiléia, Itamar de Assis, as palestras tiveram uma boa aceitação por parte dos estudantes e trabalhadores da rede pública de ensino, que poderão distinguir entre o papel de fiscalização e o real objetivo da Vigilância sanitária que é a prevenção, tendo como o principal foco, proteger a comunidade, colocando a saúde de cada cidadão acima dos interesses econômicos.

Para a coordenadora do NASF, Eva Amorim, o projeto vigilância e saúde da VIS/Brasiléia, é uma iniciativa plausível. Uma vez que o assunto é de fundamental importância para todos, e esses esclarecimentos através das palestras, só vem a contribuir para o bem estar da população.

 

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima