Vidraça do ambulatório da Fundhacre estoura durante temporal com ventos de mais de 50 km/h

Direção da unidade informou que não houve feridos e que agendamentos seguem normais nesta quinta-feira (15).

Vidraça do ambulatório da Fundhacre estoura durante temporal com ventos de mais de 50 km/h — Foto: Reprodução

Além de casas e estabelecimentos comerciais, prédios públicos também foram afetados pelo temporal com ventos de mais de 50 quilômetros por hora que atingiu a capital acreana na tarde dessa quarta-feira (14). Foi o caso da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), na BR-364, onde a vidraça do ambulatório acabou estourando por conta do vendaval.

A presidente em exercício da Fundação, Luciana Araújo informou que a vidraçaria já está sendo arrumada nesta quinta-feira (15) e que não houve feridos. Afirmou ainda que os atendimentos e agendamentos seguem sendo feitos normalmente.

“O vento alcançou nossa unidade por volta das 15h, então tínhamos um movimento bem menor dentro do nosso ambulatório. É uma área mais exposta e temos uma parede de vidro maior, de três folhas, e uma das folhas pela força e impacto do vento descolou, caiu e estilhaçou. Mas, é um vidro preparado e então nenhum paciente foi atingido, nenhum sofreu nenhum dano por causa disso, mas lógico que o susto é grande, o barulho assustou os pacientes, assim como a equipe. Mas, foi apenas um dano material que já tomamos todas as medidas administrativas, retirada do restante das folhas que ficaram danificadas e estamos no processo de reinstalação”, afirmou.

Também durante a chuva, o forro de uma loja de departamentos dentro do Shopping de Rio Branco quase desabou. Imagens que circulam nas redes sociais mostram muita água saindo pelos buracos das luzes no teto.

Cerca de 40 ocorrências

Conforme balanço divulgado pelo Corpo de Bombeiros, foram atendidas cerca de 40 ocorrências relacionadas ao temporal entre essa quarta (14) e quinta (15) somente em Rio Branco.

Com relação ao desabamento de construção, foram 10 ocorrências; já de desabamento ou desmoronamento foram três; vistoria em árvore e situação de risco também três ocorrências e 24 relacionadas a corte de árvores.

A Defesa Civil Municipal informou ter atendido 25 ocorrências. Conforme o coordenador do órgão, tenente-coronel Cláudio Falcão os bairros mais atingidos estão na região da Baixada da Sobral e a previsão é que cerca de 100 imóveis foram atingidos pelo temporal.

Após a chuva, o nível do Rio Acre subiu quase meio metro em 24 horas, saindo de 1,36 metro para 1,84 metro nesta quinta (15). Mesmo assim, a situação da seca ainda é preocupante na capital. No último domingo (11), o manancial superou a menor marca histórica de 2016 e chegou a 1,29 metro.

A chuva com vento forte que atingiram a capital e municípios do interior nessa quarta (14), também causaram diversos danos à rede de distribuição de energia.

A Energisa informou que cerca de 23 mil clientes tiveram o fornecimento de energia elétrica afetado por conta de árvores e objetos lançados na rede, além de postes que foram danificados devido ao vendaval. A empresa afirmou que segue nesta quinta (15) com o trabalho em regime de contingência para restabelecer o fornecimento de energia elétrica em Rio Branco.

Em nota, a Energisa afirma que o fornecimento de energia na Vila Caquetá, em Porto Acre, e no município de Bujari foi normalizado ainda na noite de quarta-feira. Em Rio Branco, os bairros mais afetados foram: Alto Alegre, Tancredo Neves, Sobral, Calafate, Montanhês, Centro e 6 de Agosto.

“A concessionária normalizou os serviços para mais de 90% dos clientes. Neste momento, a empresa está com um contingente de quatro vezes maior equipes que estão atuando nos atendimentos. A Energisa lembra a importância de não se aproximar dos cabos partidos em qualquer situação. Caso se depare com algum cabo rompido, galhos ou outros objetos na rede elétrica, fique longe e entre em contato com Energisa através de um dos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e callcenter 0800-647-7196.”

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre