Vídeo revela agressão brutal contra morador de rua em praça de Rio Branco

Ministério Público investiga suspeita de tentativa de homicídio e omissão de socorro por parte de agentes públicos

Um vídeo gravado na noite da última sexta-feira (4) expôs uma violenta agressão contra Said Rodrigues Leôncio, de 34 anos, morador em situação de rua e dependente químico, na Praça da Revolução Coronel Plácido de Castro, localizada na Avenida Getúlio Vargas, região central de Rio Branco (AC).

As imagens mostram Said se aproximando de uma lixeira quando é surpreendido por um homem, integrante de um grupo com ao menos oito pessoas. O agressor retira uma ripa de madeira de um dos bancos da praça e desfere diversos golpes contra a vítima, que é agredida ao menos cinco vezes enquanto os demais apenas observam. Após a ação, o agressor retorna calmamente ao banco, coloca a madeira de volta e se senta, como se nada tivesse ocorrido.

O vídeo contradiz versões preliminares de testemunhas, que afirmaram ter ouvido gritos de “pega ladrão” vindos de uma mulher na escadaria da praça. Said teria sido acusado de tentativa de roubo, hipótese ainda não confirmada pelas autoridades.

Diante da gravidade do caso, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) instaurou um Procedimento Investigatório Criminal (PIC), assinado pelo promotor de Justiça Thalles Ferreira Costa, da Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania. A investigação busca esclarecer as circunstâncias da agressão, ocorrida em frente ao quartel da Polícia Militar.

De acordo com o MPAC, há indícios de omissão de socorro por parte de agentes públicos, além de denúncias de que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teria se recusado a prestar atendimento ou o fez de maneira inadequada. A conduta dos envolvidos pode configurar crime de lesão corporal grave ou até mesmo tentativa de homicídio, conforme a apuração dos fatos.

Comentários

Publicado por
Assessoria