Extra

Vídeo: Deputados cobram solução para retorno de delegacia em Brasiléia

Sede da Delegacia de Brasiléia não deverá ser reformada após a cheia do rio Acre de 2024.

A audiência pública que aconteceu nesta segunda-feira, dia 15, na Assembleia Legislativa do Acre, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol) discutiu a valorização e as condições de trabalho dos policiais civis do estado.

O Sindicato representado pelo Presidente Rafael Diniz, falou das dificuldades que vem passando a categoria desde o ano de 2018, destacando a defasagem nas gratificações, da necessidade de promover melhorias significativas nas condições de trabalho dos policiais civis, destacando que a categoria enfrenta anos de desafios e dificuldades.

Durante a apresentação dos slides, Rafael mostrou imagens de delegacias e automóveis da Polícia Civil deteriorados, abandonados em pátios, e denúncias de furtos de peças, entre outros problemas.

Um dos pontos destacados, foram as condições estruturais das unidades nos municípios. Entre uma delas, seria a questão das delegacias de Brasiléia e Epitaciolândia, localizadas na fronteira do Acre.

Fachada da delegacia de Epitaciolândia onde os agentes de Brasiléia estão trabalhando.

A delegacia da cidade de Brasiléia, foi mais uma vez, um dos prédios atingidos pela cheia deste ano. Em 2023, foi necessária uma ‘frente’ de trabalho com os próprios funcionários para que os trabalhos fossem reiniciados, gerando uma tensão dentro da Secretaria de Segurança Pública sobre o fato.

Neste ano de 2024 foi diferente, os funcionários e serviços foram transferidos para a delegacia de Epitaciolândia, onde já tem o setor de monitoramento (Polícia Penal), enquanto seria resolvido o problema da reforma, ou construção de uma nova sede.

Com o passar dos dias, a delegacia de Epitaciolândia vem passando por reformas e ampliação, dando a entender que os servidores irão ficar por um longo período, uma vez que não foi informado por quanto tempo ficarão no Município vizinho.

Banheiros da delegacia de Epitaciolândia estão sendo adaptados para receber os agentes de Brasiléia.
Banheiros da delegacia de Epitaciolândia estão sendo adaptados para receber os agentes de Brasiléia.

Para grande parte dos residentes de Brasiléia, qualquer queixa, registro de sinistro, deverão se deslocar até a delegacia de Epitaciolândia, causando transtorno aos munícipes. Os moradores do centro antigo, vem se sentindo ‘abandonado’ pelo Setor de Segurança.

Perguntado ao delegado geral da Polícia Civil, Henrique Maciel, disse que várias delegacias já estão recebendo melhorias na Capital e interior mesmo com muitas dificuldades. “A delegacia de Epitaciolândia já estava previsto uma reforma. Com a alagação, sabemos que não temos condição de retornar para a delegacia de Brasiléia, então fizemos uma melhora nessa reforma e acreditamos que, não ficaremos muito tempo sem uma delegacia. Acreditamos que o governo está trabalhando para num menor espaço de tempo tenhamos uma delegacia nova, ou um outro prédio reformado para que os policiais possam desenvolver o seu trabalho”, disse.

Sem uma estimativa para apresentar uma nova delegacia, os deputados Tadeu Hassem (Republicanos), Eduardo Ribeiro (PSD) e Michelle Melo (PDT), estão preocupados e irão cobrar, acompanhar essa pauta, uma vez que os moradores estão preocupados com a ausência do serviço na região de fronteira.

Segundo a deputada Michelle Melo, “Brasiléia se encontra sem delegacia e os agentes estão ‘amontoados’ em Epitaciolândia. Hoje, o serviço da delegacia se encontra inefasto e inexistente (…) e entendemos que os funcionários estão prontos para ocupar um espaço e atender a população. Houve tratativas com a prefeita Fernanda e deputado Tadeu Hassem sobre esse assunto (…) sobre a necessidade de uma delegacia, porém o Governo ‘lavou as mãos’ e não deu prioridade para que o serviço fosse estabelecido e nós aqui pedimos encarecidamente que seja alugado um prédio provisório, sabemos que dinheiro tem no governo Gladson Cameli e sabemos que a priorização do serviço da Polícia Civil no município de Brasiléia é importante”, pontuou a Parlamentar.

Veja vídeo abaixo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima