Primeiro jogo do Brasil será no dia 13 de junho às 19h (horário de Brasília) Rafael Ribeiro/CBF
Um relatório recentemostrou que 14 estádios que sediarão a Copa do Mundo de 2026 já ultrapassaram os limites de segurança para riscos climáticos. Diante desse cenário, a seleção brasileira acabou ganhando uma “vantagem” nos primeiros jogos: o horário.
Ao contrário de seleções que vão encarar partidas no meio do dia do verão norte-americano, o Brasil estreia no torneio às 19h no horário de Brasília (18h no horário local). Os próximos jogos serão às 22h (21h nos EUA) e às 19h (18h nos EUA).
Em meio às mudanças climáticas e ao calor extremo previsto para a época do torneio, entrar em campo com temperaturas mais amenas pode ajudar a reduzir o desgaste físico dos jogadores e, consequentemente, melhorar o desempenho durante a partida.
Recentemente, a Fifa anunciou que as partidas da Copa do Mundo terão duas pausas obrigatórias para hidratação. A medida foi adotada após o Mundial de Clubes, que também aconteceu durante o verão dos Estados Unidos e precisou paralisar jogos por alertas climáticos.
Outro fator que pode ajudar os jogadores brasileiros na estreia é o estádio em que a seleção vai jogar, o MetLife, em Nova Jersey. Isso porque a região concentra uma das maiores comunidades brasileiras dos Estados Unidos, trazendo o clima de “território amigo” para os atletas em campo.