Acre
Vereadores parabenizam Feira do Peixe e solicitam melhorias para Brasileia em Sessão
Assessoria de Comunicação – CMB
A Câmara Municipal de Brasileia realizou na manhã desta terça-feira (29), a Sétima Sessão Ordinária do Quarto Ano Legislativo, Décima Terceira Legislatura. Estiveram presentes os vereadores Bil Rocha (PMDB), Joelso Pontes (PP), Fernanda Hassem (PT), Rosildo Freitas (PT), Tereza Com Certeza (PT), Rogério Pontes (PMDB), Marivaldo Oliveira (PMDB) e o Presidente da Câmara Mário Jorge (PMDB).
O vereador Bill Rocha (PMDB) solicitou que seja encaminhado documento a FUNASA para que o órgão envie uma equipe para realizar trabalho de prevenção e combate ao mosquito da Dengue. Que o Executivo providencie um gari para realizar trabalho de limpeza na Rua Marechal Rondon. Que seja enviado oficio a secretaria de Obras para que a referida secretaria realize trabalho de capina no bairro Eldorado. E que o carro da Empresa Dom Porquito tenha um horário específico para passar. Sobre os Bolivianos que vendem seus produtos nas ruas de Brasileia, o vereador solicitou providências por parte do setor de cadastro.
O vereador Joelso Pontes (PP), em uso a Tribuna solicitou Moção de aplauso aos organizadores da feira do peixe pela iniciativa. E falou a respeito do reconhecimento aos Deputados que apresentam Emendas para o município, citando Jéssica Sales e Gladson Cameli. E solicitou que seja encaminhado documento ao gabinete da Deputada Federal Jéssica Sales para que seja articulada junto ao Ministério da Integração Nacional, para construção da ponte do Riozinho. Ainda sobre a zona rural, Joelso Pontes solicitou que a Eletrobrás atenda os moradores que estão à espera da reposição dos transformadores. Em relação a Rua Beira Rio, bairro Raimundo Chaar, solicitou trabalho de mutirão de limpeza. O vereador pediu que o Detran sinalize a Rua da Escola Maria do Socorro Frota, tendo em vista o grande fluxo de alunos que trafegam por ali.
O vereador Rosildo (PT) solicitou que o Poder Executivo faça recuperação na ladeira próximo ao quilômetro 26 até o 17, que vem dificultado o transporte. Que a Prefeitura, ao fazer trabalho nas calçadas, retire o entulho existente em virtude da construção. Que o Governo do Estado, através da SEAPROF realize um seminário em Brasileia, destinado aos produtores rurais, para informar aos mesmos a respeito dos programas implantados no ano de 2016. Que o Executivo contrate novos professores, sobretudo da Escola Conci Alves, no quilômetro 26.
A vereadora Tereza Com Certeza (PT) apresentou indicação para que a Prefeitura de Brasileia realize trabalho paliativo nas ruas do Ramal do Nazaré. E solicitou que seja providenciado transporte escolar para os alunos que ali residem. A vereadora solicitou trabalho de limpeza das calçadas e retirada do barro das laterais ali na Avenida Rui Lino.
Comentários
Acre
Deracre avança com obras no ramal Joaquim Souza, garantindo ligação entre Acre e Amazonas
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), vistoriou nesta quarta-feira, 18, os trabalhos de limpeza e reabertura do ramal Joaquim Souza, em Feijó, até a margem do rio Jurupari, no Amazonas.
No lado acreano, a abertura da estrada vicinal que interliga Feijó ao município de Envira (AM) está sendo executada pelo Deracre. O trecho da estrada tem 56 km, beneficiando várias famílias da região com acesso e trafegabilidade.
“Os serviços na estrada seguem a todo vapor, conforme determinação do governador Gladson Cameli, e esse trabalho deve garantir a ligação entre os municípios”, afirmou Sula Ximenes.
Até o momento, 44 km de serviços no ramal já foram concluídos. O avanço nas obras é fundamental para assegurar a ligação entre os municípios, facilitando o transporte e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
No Juruá, governo orienta população sobre cuidados com a saúde durante queimadas e estiagem
Com a chegada do período de estiagem e o aumento das queimadas na região do Juruá, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) vem reforçando as orientações à população sobre os cuidados necessários para preservar a saúde. A baixa umidade do ar e a grande quantidade de fumaça causada pelos incêndios florestais aumentam o risco de doenças respiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
De acordo com a Sesacre, é fundamental que a população tome medidas preventivas para evitar complicações de saúde durante essa época do ano. Entre as principais recomendações estão o consumo de água em abundância para manter o corpo hidratado, o uso de máscaras para proteger as vias respiratórias da fumaça, e evitar a exposição prolongada ao ar livre, especialmente nos horários de maior concentração de fumaça.
A coordenadora regional de Saúde no Juruá, Diani Carvalho, alerta para os perigos associados à inalação de partículas tóxicas presentes na fumaça das queimadas. “A fumaça irrita as vias respiratórias e pode agravar condições como asma, bronquite e rinite alérgica. Além disso, o ar seco facilita a propagação de vírus e bactérias, aumentando o risco de infecções”, destacou.
A secretaria orienta ainda que, em caso de sintomas como tosse persistente, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos, nariz e garganta, as pessoas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. E reforça que as unidades estão preparadas para atender à demanda e prestar o suporte necessário aos pacientes.
As orientações visam, principalmente, reduzir o impacto das queimadas na saúde pública e garantir que a população esteja informada e protegida durante o período de seca.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Com oficinas e palestras, Detran inicia Semana Nacional de Trânsito
A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no Acre foi realizada nesta quarta-feira, 18, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), em Rio Branco. Com atividades até o próximo dia 25 de setembro, as equipes de Educação e Fiscalização do órgão vão realizar diversas atividades, de maneira integrada, na capital e nas cidades do interior.
Realizada em todo o país, a SNT é uma mobilização conjunta e reúne todos os órgãos de trânsito, na tentativa de sensibilizar condutores e pedestres para uma nova cultura de segurança nas vias.
“As pessoas que participarem de nossas atividades vão atuar como verdadeiras multiplicadoras dessas informações, tão importantes a quem vive o dia a dia do trânsito. O trabalho de conscientização será reforçado na capital e interior do estado”, afirmou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.
Na abertura do evento foi realizada uma apresentação de um esquete teatral e a palestra “A percepção de risco no trânsito: prevenção é o caminho”, ministrada pela mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e escritora, Roberta Torres.
“Hoje a violência no trânsito é um problema de Saúde Pública muito sério e que precisa de atenção. Trouxemos aqui uma proposta que faz as pessoas, condutores e pedestres, refletirem sobre nossas atitudes e o quanto elas têm impactado nessa violência e nesse custo tão grande para o nosso país”, destacou a palestrante.
Ações na SNT 2024
Até o próximo dia 25, palestras em empresas e escolas, além de mobilização nas ruas e pontos de grande concentração, serão realizadas pelos servidores do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar.
Todas as regionais do estado receberão as equipes de Educação e Fiscalização do Detran que, durante as intervenções, levarão as mensagens de conscientização deste ano.
A semana é uma atividade prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desenvolvida de maneira simultânea em todos os estados do Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.