fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Vereador concede coletiva e se defende das acusações de estupro

Publicado

em

Com o advogado, Paulo H. Mazzali (e), o vereador Messias se defendeu das acusações - Foto: Alexandre Lima

Com o advogado, Paulo H. Mazzali (e), o vereador Messias se defendeu das acusações – Foto: Alexandre Lima

Alexandre Lima

O vereador do município de Epitaciolândia, Manoel Messias Rodrigues Lopes (41), acusado pelos pais de uma jovem de 13 anos, de ter praticado estupro de vulnerável na manhã desta quarta-feira, dia 21, recebeu a imprensa local para uma coletiva e falar sobre o caso.

Incialmente, o advogado Paulo Henrique Mazzali, contratado para representar o advogado, falou que o seu cliente havia se apresentado ao delegado Cristiano Bastos, onde depós sobre o caso. Repudiou sobre comentários que o vereador estaria foragido.

Na vez do vereador, Messias demonstrou tranquilidade em suas falas e contou sua versão. O edil negou todas as acusações, onde comentou que somente havia ido ajudar a família quando o veículo teria atolado no ramal e que realmente teria chamado a jovem para lhe acompanhar e fosse chamar ajuda.

Quando retornava, encontrou com a mãe já lhe acusando de ter feito algo com a filha, o que não teria acontecido. Foi quando o vereador passou a acusar a genitora de querer que a jovem casasse com ele e pedir dinheiro, fato esse negado.

Messias se colocou a disposição da justiça para que qualquer evidencia fosse coletada e se diz com a consciência tranquila diante das acusações contra sua pessoa.

VEJA COLETIVA ABAIXO

Matéria relacionada:

Vereador mais votado de Epitaciolândia assombra sociedade

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre apresenta pautas prioritárias para integração com Pacífico em seminário da Promperu

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), participa, em Porto Velho (RO), do Encontro de Negócios Peru-Brasil, promovido pelo Ministério das Relações Exteriores e Turismo do governo peruano, por meio da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e Turismo, a Promperu. O evento foi aberto nesta terça-feira, 7, com visitas, na parte da manhã, ao porto graneleiro de Porto Velho e à sede do governo de Rondônia, com a participação da Federação Nacional de Comércio (Fecomercio) e a Federação da Indústria de Rondônia.

Mesquita destacou estratégias do governo do Acre para fortalecimento do corredor interoceânico. Foto: Jairo Carioca/Seict

À tarde, na sede do Sindicato do Comércio Atacadista de Rondônia (Singaro), foi realizado o seminário Oportunidades Comerciais entre os Estados Fronteiriços do Peru e Brasil, aberto pelo embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, que, ao dar boas-vindas aos presentes, reafirmou os interesses entre os países andinos pelo fortalecimento das exportações e das importações. Julio Gasparelo, presidente do Singaro, falou em nome dos empresários da Região Norte.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, a convite da Promperu, abriu as palestras com o painel Ações Empresariais no Acre para o Impulsionamento do Corredor Interoceânico, defendendo uma nova visão do estado do Acre, “que sempre foi visto como fim de rota”, abordando as oportunidades existentes nas cidades fronteiriças, conexões e modais de transportes que ligam o Atlântico ao Pacífico.

“Temos, em um raio de 750 km, milhões de consumidores. O mundo avança para as relações entre Ásia e o Pacífico, e a produção brasileira avança para estados do Centro-Oestre e do Norte. Nesse contexto, Rondônia, Acre e Mato Grosso têm se destacado de forma crescente. Nos unimos com apoio das assembleias legislativas, associações e federações, na promoção de nossas rotas e do portfólio de produtos, buscando fortalecer o comércio exterior”, analisou Mesquita.

A diretora-geral do Escritório de Comércio do Peru no Brasil (Promperu Brasil), Silvia Seperack, palestrou sobre as oportunidades comerciais com o Peru, apresentando os resultados da balança comercial peruana e o estudo de viabilidade econômica do corredor interoceânico.

Delegação acreana foi recepcionada pelo embaixador do Peru, Rómulo Acurio, e pela diretora da Promperu, Silvia Seperack. Foto: Jairo Carioca/Seict

Ainda na tarde desta terça-feira, o diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia, Fernando César Ramos, falou sobre o porto de Porto Velho e a expansão comercial binacional pela rota Pacífico. A programação segue nesta quarta-feira, 8, com a realização de um workshop sobre logística no Hotel Golden Plaza. Na quinta-feira, 9, empresários peruanos realizam visitas a empresas em Porto Velho.

A deputada estadual Antônia Sales representou a Assembleia Legislativa do Acre no evento. E voltou a defender a saída para o Pacífico pela BR-364, via Mâncio Lima, rota que liga o Acre aos portos do Pacífico via Pucallpa. Participaram da agenda, ainda, o diretor de Indústria da Seict, Albert Azenha, o diretor de Assuntos Aduaneiros da ZPE, Marcos Morais, e o representante da Câmara Técnica de Comércio Exterior, empresário Alejandro Salinas.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC conhece modelos de licitação para contratação de serviços de saúde

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Procuradoria-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais e do Centro de Especialidades em Saúde (CES), realizou, na segunda-feira, 6, no Serviço Social da Indústria (Sesi), uma reunião com representantes do órgão para conhecer os modelos de licitação utilizados na instituição para a contratação de profissionais de saúde.

Presidido pela procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais e coordenadora-geral do CES, Rita de Cássia Nogueira, o encontro teve como objetivo principal obter informações sobre os métodos de contratação de pessoal na área de saúde do Sesi, visando conhecer a modalidade que melhor se adeque às necessidades do MPAC para contratação de servidores de saúde que irão compor a equipe do CES.

Além do Sesi, o MPAC visitará outras instituições para conhecer diferentes modelos de licitação. Essa iniciativa visa explorar as modalidades de contratação, conforme a Resolução n.º 268, de agosto de 2023, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que trata da regulamentação do serviço de assistência à saúde para integrantes dos MPs.

Durante o encontro, que contou também com a participação do promotor assessor Superior Especial para Assuntos Administrativos e Institucionais, Dayan Albuquerque, e da coordenadora administrativa do CES, Luciana Dantas, foram discutidas várias modalidades de contratação, incluindo contratação direta, credenciamento e pregão.

Ao encerrar a reunião, Rita de Cássia expressou sua gratidão pela colaboração de todos os participantes e reiterou o compromisso do MPAC em priorizar a saúde preventiva dos integrantes do Ministério Público.

“Estamos elaborando a documentação para contratação de profissionais de saúde, por isso viemos ao Sesi para buscar informações sobre os modelos, as formas de contratação, para a gente poder encetar aqui no Ministério Público as providências necessárias para a contratação desses profissionais para ampliarmos ainda mais o atendimento do nosso CES”, disse a procuradora.

Participaram da reunião a gerente de Saúde do Sesi, Rosemere de Azevedo, o coordenador do Núcleo de Licitações do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Enilson Gonçalves, e o compliance officer do Fieac, Renato Lins.

Marcelina Freire – Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC participa do lançamento de portal da Prefeitura para monitorar vias de Rio Branco

Publicado

em

Por

Nesta terça-feira, 07, o Ministério Público do Estado (MPAC), representado pela Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, esteve presente no ato de lançamento do portal “De olho no trânsito”, ferramenta da Prefeitura de Rio Branco criada para monitorar as vias públicas 24h por dia.

O titular da Promotoria, promotor de Justiça Rodrigo Curti, enfatizou a importância da plataforma para a identificação de possíveis infratores de trânsito.

“É o papel do Município como protagonista na prevenção ao crime e no controle a criminalidade. É uma ferramenta que auxiliará não só os órgãos de fiscalização do trânsito, mas também a Segurança Pública como um todo”, disse.

Segundo a Prefeitura, serão, ao todo, 12 pontos monitorados, com pelo menos duas câmeras cada. Os locais foram escolhidos por técnicos da Superintendência Municipal Transporte e Trânsito (RBTrans), que identificaram os pontos mais críticos no trânsito da capital, com lentidão e incidência de acidentes.

A plataforma possibilita que, além das autoridades de trânsito e a polícia, qualquer cidadão consulte as imagens por meio do link: deolhonotransito.riobranco.ac.gov.br.

Agência de Notícias do MPAC

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo