fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Veja quais são as expectivas para o mercado da soja no Brasil e no mundo

Publicado

em

As expectativas para o mês de maio apontam para uma estabilidade geral, especialmente no que diz respeito à soja. Analistas afirmam que, no curto prazo, não se espera um aumento significativo nos preços desse grão, a menos que ocorra um problema grave de seca nas lavouras dos Estados Unidos.

No entanto, todos os indicadores apontam para uma tendência de baixa, considerando o aumento dos estoques nos últimos anos e a previsão de aumento da área plantada com soja nos EUA nesta safra 2024/25.

No mercado brasileiro de soja, as projeções para maio também não trazem grandes novidades. Levantamentos do Cepea mostram que os preços da soja estão mais firmes no mercado brasileiro, sustentados pela valorização externa. Relatos de negociações pontuais nos portos indicam uma atividade limitada, enquanto na indústria há pouca agitação, apontando para uma sessão de comercialização mais lenta.

A oferta de soja tanto no Brasil quanto no mundo está bastante folgada, evidenciada pelos prêmios negativos em portos brasileiros e argentinos. O avanço da colheita do grão no Brasil tem inundado o mercado e exercido pressão adicional sobre as cotações. A Conab estimou, no último levantamento, realizado em 21 de abril que 86,8% da área cultivada havia sido colhida.

Quanto ao trigo, houve uma queda na bolsa americana após os preços subirem 5% no mês anterior. As preocupações com o deslocamento da demanda para a América do Sul, aliadas à expectativa de uma produção quase recorde no continente, têm contribuído para as perdas nas negociações da sessão eletrônica na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT). A possibilidade de uma piora nas condições climáticas nos EUA e na Rússia pode, no entanto, impulsionar os preços novamente.

Já o milho avançou no mercado internacional, impulsionado por questões técnicas. As perspectivas de chuvas nas áreas produtoras americanas e as projeções otimistas de oferta mantêm os preços nesse setor em patamares estáveis, com uma demanda ainda aquém do ideal.

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo

Geral

Festival Matias de Teatro de Rua inicia hoje no centro de Rio Branco

Publicado

em

Cortejo artístico, expressão corporal, mundo imaginário dos sonhos, audácia, beleza e elegância circense fazem parte da programação da 6ª Edição do Festival Matias de Teatro de Rua que se inicia nesta quarta-feira, 18, com espetáculos na Praça da Revolução, no centro de Rio Branco.

Grupos do Acre, São Paulo e da Bolívia se apresentam na festa de abertura do evento que percorrerá as cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Plácido de Castro e Bujari até a próxima segunda-feira, 23, com apresentações de acesso gratuito ao público. A programação completa pode ser acessada no Instagram oficial do evento @festivalmatiasdeteatroderua.

O evento também inclui lançamento de livros, oficinas e seminários voltados para o fazer artístico. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://linktr.ee/festivalmatiasdeteatroderua.

“O festival é sempre idealizado na ideia de que você possa não só reunir as apresentações artísticas, mas os momentos de diálogo, tanto com a realização de seminário, rodas de conversa, atividades de interação e workshops. Então é um espaço de diálogo, festividade e de mobilização social e econômica dos locais por onde o festival passa”, observa o coordenador geral do projeto, Lenine Alencar.

Além disso, a comissão organizadora do festival destaca que haverá a disponibilização de água mineral e pede ao público que utilize garrafinhas ou copos ecológicos durante as apresentações. A intenção é incentivar o consumo consciente em prol do meio ambiente.

O projeto é uma realização do Comitê de Cultura Cia Visse e Versa, financiado pela Fundação Nacional das Artes (Funarte), vinculado ao Ministério da Cultura (Minc), do Governo Federal, por meio do programa Funarte de Apoio a ações continuadas 2023. O projeto também conta com o apoio das prefeituras de Plácido de Castro, Senador Guiomard, Bujari e Rio Branco e a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc-AC) e Federação de Teatro do Acre (Fetac).

Abertura do festival

Fazem a festa de abertura do Festival Matias de Teatro de Rua as Improvisações Performáticas Cortejianas Híbridas da Cia. Visse e Versa (AC); El Teatrillo – 20 anos, do grupo Caminos Del Jaguar/Vivarte (Bolívia – Brasil); Hip Hop don’t Stop – Hip Hop não Para (AC); e Jerônimo Show, do Circo Caramba (SP).

Sinopses

Improvisações Performáticas Cortejianas Híbridas| Cia. Visse e Versa – AC

Cortejo Híbrido é um grande bloco carnavalesco, guiado e regido por textos autorais, poemas, cartas, recortes de jornal e histórias reais, com composição musical autoral, seguindo a mesma linha da dramaturgia. Conduzido por marchinhas de carnaval, o espetáculo propõe interação e traz o público para a cena, abordando temas relacionados ao contexto social contemporâneo, estabelecendo um diálogo rico e reflexivo sobre as mazelas presentes na sociedade, colocando o público nessa grande roda da vida!

El Teatrillo – 20 anos| CAMINOS DEL JAGUAR / VIVARTE (Bolivia – Brasil)

El Teatrillo é um grupo de pequenos atores que tentam fazer uma peça, mas não conseguem. É a improvisação que nos levará a uma viagem em busca dos sonhos de uma infância perdida onde todos voltaremos a ser crianças, viajando por um mundo imaginário sobre os ponchos voadores, barcos que navegam por rios imaginários e pelo mar boliviano, recuperando a vontade de continuar correndo atrás dos sonhos, convencidos de que ainda vale à pena.

Hip Hop don’t Stop – Hip Hop não Para

O show com os Rappers Kaemizê e Spartakus MC, e o Dj Dimeno, acontece em sincronia com o grupo de dança Sayajins Crew, que manifesta o poder da expressão corporal com a música urbana do Hip Hop Dance, Popping e Breaking, envolvendo o público nos passes, Performances e Poesias. O repertório é composto por músicas autorais, e de artistas de renome nacional na vertente RAP. Em paralelo às apresentações, acontece uma Performance de Graffiti, com o tema “Paz nas Quebradas”.

Jerônimo Show| Circo Caramba – SP

O palhaço Jerônimo preparou para o seu respeitável público um espetáculo no qual irá

demonstrar todo seu talento como músico e artista circense, além de sua habilidade, sua

graça, sua destreza, sua audácia, sua beleza e sua elegância. Vai ser uma maravilha!!!

Bem, talvez ele nem tenha tantas qualidades assim, mas esta excêntrica figura realmente acredita que é um showman, então o melhor a fazer é embarcar com Jerônimo nesta aventura artística, que tem tudo para se tornar uma gostosa, emocionante e divertida brincadeira!

Comentários

Continue lendo

Geral

Mais de 2 toneladas de maconha e cocaína são apreendidas pela PF no Amazonas

Publicado

em

Por

Apreensão ocorreu em uma embarcação próxima ao lago do Catalão, Região Metropolitana de Manaus, na terça-feira (17)

Mais de 2 toneladas de maconha e cocaína são apreendidas no Amazonas. Foto: Divulgação

Mais de 2 toneladas de maconha e cocaína foram apreendidas pela Polícia Federal (PF) em uma embarcação próxima ao lago do Catalão, na Região Metropolitana de Manaus. A apreensão ocorreu na terça-feira (17).

A polícia informou que conseguiu identificar a embarcação transportando drogas. Após uma revista, os entorpecentes foram encontrados escondidos dentro da lancha.

Os suspeitos que transportavam o carregamento fugiram do local.

As investigações do caso seguem com objetivo de identificar e localizar os responsáveis pelo tráfico das drogas, segundo a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/AM).

Comentários

Continue lendo

Geral

VII Mostra Sesc de cinema anuncia vencedores com representante do Acre

Publicado

em

A Mostra Sesc de Cinema, uma das principais iniciativas de promoção do cinema independente no Brasil, anunciou os vencedores da sua sétima edição. Foram selecionados 33 filmes (27 curtas, 2 médias e 4 longas), que comporão a mostra nacional, sendo 10 referentes ao Panorama Infanto-Juvenil. O evento de premiação será realizado no mês de novembro, em Belém (PA), com exibição das produções vencedoras.

O filme acreano “Velande” dos Diretores, Tiago Melo, Letícia Mamede e Altino Machado foi selecionado na categoria Panorama Brasil.

O Filme

Velande Desinord é mãe de 5 filhos e migrou sozinha para o Brasil após o terremoto que assolou o Haiti em 2012. Mas chegar ao país não é o ponto final de seu caminho: para viver no Brasil, ela precisa enfrentar uma realidade de dificuldade e de luta que é compartilhada pelos 143 mil haitianos que vivem no Brasil hoje.

Este ano, as mulheres foram a maioria entre os selecionados na mostra nacional, com 25 realizadoras, quase o dobro do registrado em 2023. No Panorama Infanto-Juvenil, 6 dos 10 filmes premiados são dirigidos por mulheres.

Os filmes vencedores trazem temas que mostram a riqueza da cultura nacional, seja ela retratada nas grandes cidades ou em pequenos povoados. As histórias versam sobre o cangaço nordestino; as dificuldades dos negros no mercado de trabalho, as mulheres indígenas Tupinambá do Sul da Bahia; o encontro de ribeirinhas da Amazônia; a experiência de Brasília à espera da primavera, uma ficção que tem o sistema de transportes do Rio de Janeiro como pano de fundo; as mulheres que foram a base da primeira seleção feminina de futebol; entre outras.

Nesta edição, foram registradas 1.301 inscrições e selecionados 259 filmes para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional. As obras foram avaliadas por comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc. A mostra concederá prêmios em um valor total de até R$280 mil em licenciamentos. A exibição das obras vai ocorrer em espaços do Sesc de vários estados.

Acesse sesc.com.br/mostradecinema e confira!

Comentários

Continue lendo