Vanda Milani vota SIM à facilitação de operações de crédito agrícola.

A deputada Vanda Milani (PROS) votou favorável à MP (Medida Provisória)1104/22. A matéria- aprovada no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 21 – permite o uso dos Fundos Garantidores Solidários (FGS) em qualquer operações  financeiras vinculadas à atividade empresarial rural ,inclusive aquelas realizadas no mercado de capitais. “Toda iniciativa que vier ao encontro  da facilitação de créditos à atividade rural, contará sempre com meu apoio”, disse a deputada.

O fundo, explicou a deputada, fornece uma garantia complementar em operações de crédito agrícola e pecuária. O meio agrícola, lembrou  a deputada, hoje garante o superávit  da balança comercial brasileira e assegura alimento da nossa gente , “em particular o Acre, que tem na agropecuária a mola mestra de sua economia, gerando alimento, emprego renda e, consequentemente, a produção de riquezas no Estado”. Pelo texto, o Fundo será formado por 2 tipos de cotas: a primária(de responsabilidade dos devedores) e a secundária((de reponsabilidade do garantidor, se houver)

Fim da Exigência

Vanda Milani ressaltou ainda que a MP retirou a exigência de percentual mínimo dos cotistas, “o que vem facilitar ainda mais o crédito agrícola, aumentando a segurança financeira, fortalecendo o meio rural e combatendo a insegurança alimentar, já que assegura  maior  financiamento da produção, garantindo aumento da  oferta de produtos a preços bem  mais razoáveis a toda população”. Ressaltou ainda que as modificações   na regulamentação do fundo abre possibilidade de captação de recursos para o setor rural em outras fontes financeiras ,além dos bancos, “contribuindo, assim para o crescimento da economia da agropecuária”.

Assinatura Eletrônica

Ao concluir sua posição favorável à MP, Vanda Milani destacou que a medida permite ainda  que o produtor possa emitir ,assinar e averbar garantias à chamada Cédula de Produtor Rural-um título de comercialização antecipada da safra- sem sair de casa ,por meio de assinaturas digitais. ”Trazendo assim facilidade e modernidade no setor rural, até porque por meio deste mecanismo, o produtor recebe o dinheiro do investidor e,em troca, promete entregar a produção. É mais um salto de desenvolvimento no meio rural que conta com todo meu apoio”. Depois da votação dos destaques,a matéria segue para análise do Senado Federal.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Assessoria