Acre

Valor do IPTU cobrado em Rio Branco terá aumento de 6% em 2023

Por Gisele Almeida

Quem pagar  o valor total e não tiver dívidas com o município tem o desconto de 20%

O valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sofreu o reajuste de 6%, segundo a Prefeitura de Rio Branco, esse percentual é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado de 12 meses e o município é obrigado a aplicar. O novo aumento vai começar a valer a partir do mês de fevereiro.

O pagamento do IPTU deve ser feito em março. Vale salientar que quem pagar o valor total e não tiver dívidas com o município tem o desconto de 20%, e quem tem algum débito, o desconto é de 10%.

Para o contribuinte que não tiver o dinheiro completo pode parcelar o imposto em até 10 vezes.

“O desconto de 20% permanece para o contribuinte que estar sem débitos com Prefeitura, ele tem o desconto de 20% para pagamentos em contas únicas do IPTU. Já o contribuinte que tem débitos, o desconto é de 10% para pagamento em conta única”, diz o diretor Administração Tributária Fabrício Souza

O receio agora da Prefeitura de Rio Branco é que o reajuste de 6% do IPTU possa espancar os contribuintes. Tendo em vista que a Prefeitura conseguiu reduzir de 60% para 43% a inadimplência com o imposto, mas ainda tem muita gente que deixa de pagar.

Esse ano o município conseguiu arrecadar R$ 54 milhões com o imposto atual e débitos antigos, e tem a previsão de conseguir mais R$ 55 milhões em 2023, e quem não receber o carnê ou não aceitar o valor cobrado pode resolver o problema em vários canais.

“A nossa orientação é que procure a Prefeitura ou centros de atendimentos que temos no mercado da Estação, Sobral, OCA e Mercado do Quinze, que transferiu da rodoviária para o Quinze. Devido a questão de acesso aos nossos contribuintes, além disso, temos os canais de atendimentos remotos através do portal da Prefeitura e o servidor online”, finaliza Souza.

Com informações de Adailson Oliveira para TV Gazeta

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação