Valmiki é eleito novo presidente do CRC/AC

Valmiki Francisco da Silva, no centro de camisa com listras azul, assume a presidência do CRC/AC

Os conselheiros elegeram no final da tarde de segunda-feira (04/01) Valmiki Francisco da Silva presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC/AC) para o biênio 2016/2017. A votação colegiada ocorreu depois da posse do um terço dos membros, eleitos no final do ano passado.

O presidente eleito afirmou que continuará lutando pela união da classe contábil e pediu a participação de todos na gestão da autarquia.

“Que possamos buscar muita coerência na condução dos trabalhos deste órgão, que é uma autarquia federal. Vamos buscar a execução de projetos que possam proteger a sociedade, com transparência e ética”, afirmou Valmiki.

O gestor afirmou que continuará com as ações já executadas, além de planejar a reforma e ampliação da instituição.

O ex-presidente Marcelo França agradeceu o apoio dos conselheiros durante o mandato dele e afirmou que continuará disposto a ajudar o atual gestor.

“Administrar o Conselho é um aprendizado que todos precisam passar, porque é um cargo honorífico em prol da sociedade, realizando a fiscalização do exercício ilegal da profissão”, e preventivamente àqueles legalmente e regular na profissão, detalhou o ex-gestor.

A condução ao cargo de presidente foi feita depois do processo eleitoral em que os contadores regularmente inscritos no CRC elegem os conselheiros, realizando um pleito a cada dois anos.

A eleição indireta para presidente é um ritual realizado a cada dois anos, depois da renovação de parte da diretoria, composta por nove membros efetivos e nove suplentes, a escolha deste ano contou com a disputa por três vagas efetivas e três suplentes, mantendo os dois terços. A próxima eleição deverá renovar seis conselheiros efetivos e seis suplentes, mantendo um terço.

Nos últimos dois anos, a atual administração do CRC organizou eventos e até encontros pelo interior, como em Cruzeiro do Sul, onde foi debatida a aplicação na nova contabilidade para o setor público, além de ter realizado cursos aos profissionais da contabilidade, mebros de partidos políticos e candidatos sobre a prestação de contas eleitoral.

O Conselho possui mais de 1,2 mil profissionais registrados e realiza duas vezes por ano o exame de suficiência para a concessão de novos registros aos bacharéis aprovados.

Currículo

Valmiki Silva é bacharel em Ciências Contábeis, categoria contador, conselheiro do CRC/AC há seis anos, vice-presidente do Conselho, foi servidor público federal da Embrapa, professor por mais de dez anos, é empresário contábil, realizando assessoria para várias empresas.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima