Único papiloscopista na ativa prejudica elucidação dos crimes pela Polícia Civil no Acre

Muita gente já ouviu falar, mas pouca gente sabe o que realmente significa. O papiloscopista é um profissional de extrema importância para a elucidação de um crime, principalmente se for uma investigação de um caso onde há dúvida da materialidade, ou seja, de quem cometeu o crime.

É esse profissional que trabalha com a coleta e arquivamento das impressões digitais, fazendo levantamento, coleta, análise, codificação, decodificação e pesquisa de padrões e vestígios.

É esse profissional também o responsável em produzir os famosos retratos falados.

No Acre, essa área de investigação está comprometida pela quantidade insuficiente de profissionais, o que dificulta ainda mais o trabalho de elucidação dos inquéritos policiais.

A informação é confirmada pelo presidente do Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) Tibério Costa Isaias. “São dois peritos papiloscopistas ainda na ativa. Um é o diretor do instituto de identificação, portanto, temos apenas uma profissional na atividade fim, realizando trabalho pericial. Esses dois servidores já tem tempo de se aposentar e podem pedir aposentadoria a qualquer momento”, afirma.

Tibério diz ainda que a Polícia Civil precisa de no mínimo 25 desses profissionais para desenvolver esse trabalho essencial na investigação criminal. “Infelizmente, apesar dos nossos pedidos, o governo passado não realizou nenhum concurso para essa área. Essa nova gestão tem que fazer o quanto antes um concurso dada a extrema importância dos peritos. A elucidação de crimes contra o patrimônio e homicídios, por exemplo, são alguns dos crimes que atualmente estão sendo prejudicados pela falta de papiloscopista.

O ac24horas falou com o Delegado Geral de Polícia Civil no Acre, José Henrique Ferreira, para saber o que está sendo feito para resolver a situação e não prejudicar as investigações. Apesar da denúncia de que os peritos criminais não estão fazendo esse trabalho, Henrique garantiu que a ausência dos papiloscopistas está sendo substituída pelo trabalho dos peritos criminais. “Nós estamos resolvendo essa situação. Os peritos criminais, inclusive esses que foram chamados recentemente, vão fazer o trabalho da perícia papiloscópica”.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
ac24 Horas

Notícias recentes