A umidade relativa do ar anda muito baixa no Acre ficando menor que 30% na parte da tarde dos últimos dias. Nesse período, a umidade do ar mínima, varia, entre 25 e 40%, na maioria dos municípios Os ventos sopram, entre fracos e moderados, da direção sudeste, com variações de leste e do sul. Temperaturas variam em Rio Branco, com mínima, entre 17 e 19ºC, e máxima, entre 34º C e 36º.
Ou seja: clima quente e seco, algo próximo de um deserto como o Saara. Com a queda da umidade, existem duas preocupações principais para a saúde humana. Além do ar poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas, o que favorece a intensificação de problemas respiratórios. Com o fumaceiro que toma conta das cidades, fica mais difícil para a via respiratória se defender do ar com a qualidade ruim. Além disso, os cílios das narinas, que são responsáveis por filtrar o ar, passam a ter mais dificuldade para trabalhar, dizem os especialistas. O governador Tião Viana chegou a emitir um alerta e pediu para que as famílias cuidassem de umedecer a casa, espelhando baldes com água pelos cômodos.
Com chuva do começo da semana, a umidade do ar foi a 90%, os parâmetros normais para a Amazônia. Mas agora a situação é diferente de novo.
Tanto ressecamento pode causar até sangramentos no nariz, mas uma boa dica para quem tem problemas respiratórios como rinite e sinusite é a utilização de soro fisiológico para hidratar as narinas. Além disso, algumas atitudes em casa ajudam a diminuir os transtornos, como lembrou a médica.
tualmente está em alta o uso de umidificadores, que podem ajudar a melhorar a qualidade do ar dentro de casa. Existem vários tipos, mas o uso deles também deve ser controlado. “Esses umidificadores mais modernos jogam uma névoa bem fina, que dificilmente vai deixar todo o ambiente úmido. Recomendo que a pessoa utilize 3 a 4 horas antes de deitar e desligue-o.
Os nutricionistas recomendam melhorar a alimentação e aumentar o consumo de frutas naturais. Chás e outras bebidas são diuréticas e não ajudam muito na hidratação.
Fonte: A Tribuna