TSE autoriza envio de tropas da Força Federal para 11 municípios do AC nas eleições

Tropas iniciaram deslocamento na quarta-feira (3). O objetivo é garantir o livre exercício do voto e a normalidade da apuração dos resultados do pleito.

TSE aprova envio de forças federais a 11 cidades do Acre. — Foto: Divulgação/TSE

Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco

O Acre e mais três estados vão contar com apoio da Força Federal durante as eleições 2018. A requisição foi aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de garantir o livre exercício do voto e a normalidade da apuração dos resultados do pleito. Ao todo, 11 municípios acreanos serão contemplados.

Segundo o TSE, os pedidos foram formulados pelos juízes das zonas eleitorais das respectivas unidades da federação. Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), por sua vez, encaminharam a relação das localidades nas quais se faz necessária a atuação da Força Federal.

Além das cidades do Acre, mais 41 do Rio de Janeiro, 72 do Maranhão e 114 do Piauí vão contar com apoio da Força Federal. Entre os municípios acreanos que vão receber as tropas estão Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Feijó e Senador Guiomard.

______________

A requisição foi aprovada pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de garantir o livre exercício do voto e a normalidade da apuração dos resultados do pleito, Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil, foram contemplados.

______________

Conforme o TRE-AC, um efetivo aproximado de 1,6 mil homens vai ser destacado para atender municípios do Acre e do sul do Amazonas. O grupo iniciou o deslocamento na quarta-feira (3).

O órgão destacou que o Exército e Polícia Militar vão ficar responsáveis pela segurança das urnas. Já a Polícia Rodoviária Federal vai fazer o patrulhamento das rodovias federais com reforço do efetivo.

As polícias Federal e Civil vão distribuir o efetivo nos 22 municípios e o Detran, com o apoio da RBTrans e Batalhão de Trânsito, vão ficar responsáveis pela fluidez do trânsito urbano.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre