Três presos: Ação conjunta contra o contrabando de cigarros dá prejuízo de quase 1 milhão de reais

Uma mega operação envolvendo a Receita Federal em conjunto com a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Gefron, a Polícia Militar e a Polícia Civil, resultou em uma grande apreensão de milhares de cigarros contrabandeados nesta quarta-feira, dia 12.

Batizada de Operação Paititi, teve a cooperação da Aduana do Peru, que vem atuando de forma semelhante, realizando operações de Iñapari até Puerto Maldonado, atuando de maneira coordenada e intercambiando informações de inteligência. Após meses de investigação, o cerco foi fechado na BR 317, no entroncamento do Município de Xapuri.

O trabalho resultou na apreensão de quase 150 caixas de cigarros contrabandeados da Bolívia, somando cerca de 168 mil maços que foram impedidos de chegar nas ruas da Capital do Acre ilegalmente. O prejuízo pode chegar próximo a 500 mil reais para os contrabandistas.

Juntando os veículos utilizados no contrabando e que será dado o perdimento total, o prejuízo poderá chegar próximo a um milhão de reais. O carro modelo Toyota/Corolla, era utilizado como escolta e foi detido já na cidade de Xapuri, após tentar fugir do cerco.

O caminhão que carregava latas de alumínio prensadas, era o disfarce e já vinha sendo investigado pelas autoridades aduaneiras. Toda a carga foi levada para a delegacia da Receita Federal localizada na cidade de Epitaciolândia, onde será feito os procedimentos para que seja incinerado futuramente.

Os três detidos em flagrante, foram conduzidos para a delegacia da Polícia Federal, onde irão aguardar o pronunciamento da justiça sobre o caso.

Momento do cerco ao carro Corolla que teria tentado fugir das Polícias
Momento do cerco ao carro Corolla que teria tentado fugir das Polícias
Momento do cerco ao carro Corolla que teria tentado fugir das Polícias

A escolha do nome Paititi, se deve à lenda de uma cidade perdida nos andes que protegeu o tesouro inca contra a invasão espanhola.

Além do combate aos ilícitos transfronteiriços, a operação intensifica a presença dos órgãos de fiscalização e segurança pública nos principais pontos de fronteira do Acre nos andes que protegeu o tesouro inca contra a invasão espanhola.

Além do combate aos ilícitos transfronteiriços, a operação intensifica a presença dos órgãos de fiscalização e segurança pública nos principais pontos de fronteira do Acre.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima