TRE realiza cerimônia de emissão do relatório da zerésima das urnas eletrônicas no Acre

Foi realizado na tarde deste sábado, 1°, na sede da Central de Divulgação das Eleições (CDE), no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), uma cerimônia para emissão do relatório da zerésima do Sistema Gerenciamento da Totalização dos Resultados – SISTOT.

A “zerésima” é um documento fundamental para a segurança das eleições. Ela nada mais é que um relatório emitido em cada seção eleitoral antes do início da votação – sendo que este documento atesta que não existe voto registrado na urna eletrônica para nenhum dos candidatos da disputa. O sistema é importante porque comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum dos postulantes a cargo eletivo.

O corregedor-eleitoral, desembargador Laudivon Nogueira, disse que a cerimônia serve para atestar a autenticidade das urnas eletrônicas no Acre. “É a cerimônia da zerésima que mostra que não há votos para que amanhã teremos o sistema todo preparado”, explicou.

O presidente do TRE-AC, desembargador Francisco Djalma, ressaltou que o procedimento passa pela transparência do pleito eleitoral. “É através dela que podemos constatar que não há qualquer fraude eleitoral”, declarou Djalma.

Neste domingo, 2 de outubro – dia da eleição, antes de o primeiro eleitor se dirigir à urna eletrônica para votar em cada uma das seções eleitorais, o presidente da mesa receptora de votos, na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos, emite o relatório da zerésima.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação