Confusão após partida de futebol terminou com mais de 130 pessoas mortas: Reuters
Presidente da Fifa, Gianni Infantino visita país e promete transformar o futebol local
Palco de uma das maiores tragédias da história do futebol, o estádio Kanjuruhan, em Malang, na Indonésia, será demolido e reconstruído. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo presidente do país, Joko Widodo.
No último dia 1º de outubro, uma confusão generalizada após o clássico local entre Arema e Persebaya Surabaya deixou 133 mortos. O número foi atualizado com óbitos que aconteceram dias depois em decorrência de ferimentos.
– Vamos demoli-lo e reconstruí-lo de acordo com as normas da Fifa, com instalações apropriadas que garantam a segurança de jogadores e torcedores – disse o presidente.
Gianni Infantino, presidente da Fifa, visitou Jacarta, capital indonésia, e também falou sobre projetos para o país, que será sede do Mundial Sub-20 em 2023.
– Este é um país do futebol, um país onde o futebol é uma paixão para mais de 150 milhões de pessoas. Devemos a eles que, quando virem uma partida, estejam seguros e protegidos. A Fifa está aqui para o povo indonésio. A Fifa ficará e trabalhará aqui para transformar o futebol indonésio – disse Infantino.
Depois de derrota do Arema, mandante da partida, no clássico, torcedores invadiram o campo para protestar. Foi aí que policiais entraram em ação e fizeram uso de gás lacrimogêneo.
Confusão dentro de um estádio de futebol na Indonésia termina em tragédia
Pessoas que tentavam escapar do gás perderam o controle e acabaram pisoteando outras no local. Existem relatos de que muitos sentiram falta de ar, e que pais se perderam de seus filhos por conta de uma situação de “pânico incontrolável”.
O tumulto, que começou dentro do estádio, seguiu do lado de fora. Dois carros de polícia foram destruídos, um deles queimado. Torcedores também atearam fogo em outras instalações do estádio.