Extra

Trabalhadores municipais de Cobija irão bloquear pontes internacionais na fronteira com o Acre

Ponte que liga Brasiléia a Cobija e em Epitaciolândia serão bloqueadas pelos trabalhadores municipais de Cobija – Foto: Jonys David/arquivo

Os trabalhadores da rede pública do município de Cobija, capital do estado de Pando/Bolívia, irão bloquear estradas e pontes na fronteira com o Acre em protesto a falta de pagamentos que já perduram por cinco meses e demissões consideradas injustas.

Os protestos irão afetar diretamente inicialmente, o comercio entres os municípios Cobija, Brasiléia e Epitaciolândia, este último, principal ligação comercial por onde passa tudo que é comprado no lado brasileiro.

Segundo o Sindicato da categoria, existem salários atrasados dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, seguido de janeiro e fevereiro de 2024. Ainda questionam algumas demissões por parte da atual gestão da prefeita Ana Lúcia Reis, que vão de encontro as Leis trabalhistas do País.

Documentos enviados e protocolados ao comandante da Polícia Nacional Boliviana em Pando no dia 15 do mês em curso, assinados pelo menos por 10 sindicatos, ficam cientes dos fatos e do bloqueio da estrada de acesso ao município de Porvenir iniciando no vilarejo de Vila Busch e das duas pontes internacionais que ligam a Bolívia ao Brasil, pelo estado do Acre.

Os trabalhadores justificam que a atual gestão vem violando os direitos trabalhistas do País e mesmo diante das tentativas de negociação, resolveram bloquear os acessos a partir da 00:00 desta segunda-feira, dia 18.

A intenção é que a atual gestão receba representantes dos sindicatos e que aconteça uma reunião com a prefeita e setor jurídico para uma negociação salarial e restituição de trabalhadores demitidos.

Não foi divulgado se o bloqueio será inicialmente somente para veículos ou se será total, incluindo pedestres, uma vez que afetará acadêmicos de medicina e trabalhadores bolivianos e brasileiros de várias áreas.

Veja comunicados abaixo.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima