Tite diz ser burrice usar Neymar pelos lados e elogia: “Ele não é problema, é solução”

Treinador afirma que craque vai errar mais por dentro, mas terá maior poder de decisão, e acredita que Vinicius Junior pode fazer o que Neymar fazia há oito anos

Por Alexandre Lozetti

Jornalista. Repórter. Fascinado por esporte. Apaixonado por futebol

Nesta segunda-feira, Tite e um de seus auxiliares, Matheus Bachi, gravaram o podcast “Sexta Estrela” na sala do treinador, na sede da CBF. Entre muitos assuntos, o técnico da seleção brasileira respondeu sobre a atual condição de Neymar, o melhor jogador do país.

– Ele não é problema, ele é solução. Às vezes falam que ali ele vai errar mais. A posição dele faz com que ele erre mais, porque uma que ele faça em termos criativos ele vai ser decisivo.

Tite é o convidado do podcast Sexta Estrela

Quando Tite assumiu o comando da Seleção, em 2016, Neymar era o ponta-esquerda do time. Agora, o comandante diz que considera burro qualquer treinador que escale o atacante pelos lados e não aproveite suas características por dentro, onde, inclusive, o erro vai ser mais frequente. E isso faz parte do pacote.

– Se um técnico escala o Neymar pelo lado da equipe, eu assistindo ao jogo vou chamá-lo de burro. Um jogador com essas qualidades, colocar de banda, restringe muito a capacidade criativa. Criatividade não é constância, ela é eventualidade, ela é circunstancial. Ele vai errar mais, vai sim, porque a capacidade criativa e o local em que ele está exigem isso.

Neymar jogará centralizado na Copa do Mundo do Catar — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Para a comissão técnica, o amadurecimento dos jovens pontas também pode favorecer a nova função de Neymar na Seleção. Tite contou também que, durante um treinamento, disse ao grupo que Vinicius Junior pode ser, na posição e função que executa, “o Neymar de 2014”.

– Nós estávamos em um treinamento, eu falei para o Vini: “Tu é o Neymar de 2014, porque o Neymar do Barcelona e da Seleção naquele tempo era o Neymar de lado, hoje ele é de centro”.

Matheus Bacchi e Tite dão entrevista ao Sexta Estrela — Foto: Rafael Barros

A pouco menos de cinco meses da estreia contra a Sérvia, no dia 24 de novembro, o treinador revelou também que orientações deu a Daniel Alves, atualmente sem clube, para que ele possa estar no Catar, e confirmou pela primeira vez depois da oficialização da Fifa que vai convocar 26 jogadores para a Copa. Negou apenas que o aumento de vagas o deixará mais tranquilo para montar a lista final. Ouça o podcast!

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1