Após toda repercussão dos transtornos causados pelos apagões no Acre e Rondônia, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, exigiu que os órgãos do setor elétrico acelerem as análises e as providências para resolver o problema.
Em nota, o ministro disse: “Já determinei à Eletrobras que resolva de imediato o funcionamento da Termonorte. Já solicitei à Agência Nacional de Energia Elétrica que dialogue com Operador Nacional do Sistema, e com os agentes do sistema para ter um diagnóstico preciso do problema, e solicitei a ONS que implemente as soluções emergenciais e estruturais para normalizar o atendimento a população”.
O diagnóstico preliminar é de instabilidade na rede de transmissão e não na escassez de geração de energia como estava sendo cogitado. A usina Termoelétrica Termonorte de Porto Velho está desligada desde o ano passado e agora volta a funcionar durante os apagões.
“No momento atual, nós estamos com a Termonorte II paralisada por questões de suprimento de combustível, que devem ser restabelecidas muito em breve, talvez até o final desta semana, o mais tardar semana que vem. O que agrega segurança nos suprimentos para evitar esses apagões”, explicou o diretor da Operadora Nacional do Sistema, Hermes Chipp.
O diretor da ONS garantiu que a obra de um terceiro circuito entra em funcionamento até o final do ano entre a subestação de Jauru (Mato Grosso) e subestação de Porto Velho.
Fonte: agazeta.net