Tentativa de assalto com morte em Brasileia é assunto debatido em Sessão Ordinária

Poeira da Avenida Manoel Marinho Monte também foi mencionada

Assessoria de Comunicação – CMB

A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã desta terça-feira (18), a Vigésima Segunda Sessão Ordinária de 2015, que contou com a presença de todos os vereadores do Poder Legislativo, que utilizaram a Tribuna para fazer indicações em prol dos munícipes de Brasileia.

Um roubo de uma moto ocorrido na noite desta segunda-feira, por volta das 19h10, que iniciou no Bairro Ferreira Silva, próximo a quadra esportiva, teve seu desfecho poucos minutos depois na rua Odilon Pratagi, perto da ponte José Augusto, que liga Brasiléia à Epitaciolândia. Por esse motivo, a maioria dos vereadores usaram a Tribuna para solicitar mais segurança pública e parabenizar a Polícia Militar.

Vereador Bil Rocha (PMDB)

Em uso a Tribuna o Vereador Bil Rocha (PMDB) apresentou indicação para que a Secretaria de Obras reponha as lâmpadas que estão faltando nas Ruas Pedro Lima, bairro Eldorado e realize trabalho de construção da rampa para os portadores de necessidades especiais que frequentam o mercado municipal. Que a secretaria de obras reponha as lâmpadas na rua José André e que a secretaria municipal de saúde informe o motivo de ter paralisado a obra na unidade de saúde José Maria de Souza Santos. E sugeriu que os vereadores formem uma comissão para ir à Rio Branco tratar sobre a vinda do Instituto Médico Legal para Brasileia, já que é grande a morosidade para transladar até Rio Branco. E solicitou que a Secretaria de Saúde informe o motivo da falta de medicamentos essenciais em unidades de saúde da zona rural.

Vereador Carlos Armando (PSB)

O vereador Carlos Armando parabenizou a policia Militar pela ação na noite desta última segunda (17) que tirou de circulação dois bandidos, sendo que um foi preso e o outro foi morto a tiros. E também solicitou que a Câmara de vereadores forme uma comissão para ir à Rio Branco tratar sobre o IML no município de Brasileia.

Vereadora Erizete Lima (PT)

A vereadora Erizete Lima (PT) iniciou seu pronunciamento solicitando que a prefeitura de Brasileia crie o Conselho Municipal de Política para as mulheres e que o DETRAN analise a possibilidade de realizar cursos de capacitação para os monitores que cuidam do transporte escolar dos alunos. A vereadora solicitou que a prefeitura disponibilize atendimento durante o período da tarde   na unidade de saúde do quilômetro 26, pois a comunidade reclama que as crianças que estudam a tarde muitas vezes passam mal e não dispõem de atendimento médico.

Vereadora Fernanda Hassem César (PT)

A vereadora Fernanda Hassem César (PT) usou a Tribuna para solicitar que a secretaria de segurança pública veja com mais carinho a questão da segurança na fronteira e solicitou que o Executivo realize trabalho de lavagem nas Avenidas de Brasileia e mencionou a sujeita e excesso de poeira e mato nas ruas de Brasileia. “A cidade está muito suja, foi-se o tempo que poderíamos passar pelos Becos de nossa cidade á noite”, afirmou. Fernanda criticou a resposta dada pelo Executivo ao seu pedido de informação sobre a Avenida Manoel Marinho Monte. “A informação é mínima e não satisfaz nem a mim enquanto vereadora nem a população”, enfatizou.

Vereador Joelson Pontes (PP)

O vereador Joelson Pontes (PP) mencionou uma reunião que participou em comunidade da zona rural e mencionou a reivindicação da população rural a respeito de ramal. E solicitou que a prefeitura realize trabalho de recuperação no ramal Cajueiro e Reservinha. “Eu sei que a demanda é muito grande, o tempo está passando, mas acredito que o prefeito de Brasileia, juntamente com o secretário Ivanaldo Rufino está fazendo o possível para atender a comunidade da zona rural no que diz respeito ao trabalho de ramais”, disse.

Vereadora Tereza Xavier (PT)

A vereadora Tereza Xavier sugeriu que seja marcada uma reunião com o prefeito de Brasileia para tratar a respeito do funcionamento dos Correios e Receita Federal. “Imagine quanto Brasileia está perdendo com arrecadação. Sem contar que a população está sendo muito prejudicada com a falta desses órgãos aqui no município de Brasileia”, afirmou. A vereadora parabenizou a polícia Militar pela ação em combate ao crime em Brasileia. “É uma pena que nesse episódio uma pessoa perdeu a vida, pois quem sofre é a família, que muitas vezes não sabe que seu ente querido vive no submundo do crime”, enfatizou.

Vereador Rogério Pontes (PMDB)

O vereador Rogério Pontes (PMDB) parabenizou o Prefeito Everaldo Gomes pelas ações realizadas no município. “Os vereadores aqui não reconhecem o trabalho da prefeitura e grande parte só critica os trabalhos, mas nunca reconhecem o que está sendo feito”, finalizou.

Vereador Rosildo Freitas (PT)

O vereador Rosildo Freitas (PT) solicitou que a prefeitura realize trabalho de recuperação do ramal do quilômetro 84. Que a prefeitura quite a consignação dos funcionários, pois os mesmos estão inadimplentes por culpa da prefeitura de Brasileia, que ficam em atraso com a Caixa Econômica. O vereador também mencionou a falta de medicamentos nas unidades de saúde do município. “São medicamentos essenciais que estão faltando nos postos de saúde e quem sofre é a população”. E propôs que a Câmara de Brasileia convide o Ministério Público Federal para participar da Audiência Pública, no próximo dia 26, para tratar sobre as multas aplicadas aos moradores da Reserva. E apresentou indicação para que o Ministério Público investigue os funcionários fantasmas da prefeitura de Brasileia.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB)

O vereador Marquinhos Tibúrcio (PSDB) apresentou indicação para que o Executivo informe como está o andamento da construção da Escola localizada no quilômetro 19. Que o ICMBio informe a Câmara de Brasileia o mapa onde se encontra a área de Reserva. Que a secretaria de obras dê continuidade ao trabalho de reposição de lâmpadas no Bairro Alberto Castro. Que o Executivo instale lixeiros na Avenida Manoel Marinho Monte e que seja aguado o campo do quilômetro 26.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima