Taxistas “invadem” ALEAC para cobrar alteração de Lei que prejudica a categoria

Cerca de 400 profissionais lotaram a Aleac na manhã desta quinta para pedir apoio dos parlamentares e criticaram as ações por parte do AGEAC.

Jairo Barbosa - Especial para oaltoacre.com

Dezenas de taxistas que atuam no sistema “lotação”, transportando passageiros do interior do estado para a capital, realizaram um manifesto na manhã desta quinta feira (4) na Assembléia Legislativa, em Rio Branco, para cobrar alterações na Lei nº 2.731, que trata sobre o sistema de transporte rodoviário intermunicipal no Acre.

A categoria alega que a Lei, elaborada a partir das indicações da Agência Reguladora do Acre (AGEAC), impôs uma série de medidas, prejudica o trabalho dos profissionais.

Entre as novas determinações que a Lei criou, está a proibição do taxista do interior, busca o passageiro em casa, quando a viagem for de Rio Branco para o interior.

Também é proibido ao lotação, pegar passageiro ao longo da BR e captar clientes nas rodoviárias.

Lourenço Martins, presidente do Sindicato dos Taxistas de Brasiléia, disse que o movimento foi criado para mostrar aos deputados e a sociedade, que as medidas impostas pelo Lei, estão praticamente tirando dos profissionais o direito de trabalhar.

Além dessas restrições, segundo Lourenço, na capital,a RBtrans impõe uma rígida fiscalização aos taxistas do interior, inclusive multando e apreendendo carros flagradas descumprindo tais medidas.

Na “Casa do Povo”, os taxistas ocuparam a galeria exibindo cartazes com frases de protestos enquanto uma comissão foi recebida por deputados. No ato, eles tiveram o apoio do advogado e agora vereador por Brasiléia, Francisco Valadares Neto, do deputado federal Werlhes Rocha e de deputados da oposição ao governo.

Durante toda a sessão, o tema norteou os debates na sessão. Para que as medidas que afetam a categoria sejam revogadas, é necessário que a Assembléia Legislativa aprove alterações na Lei atual em vigor.

Leia Galvão é vaiada

Representante da Região do Alto Acre na Assembléia Legislativa,  deputado estadual Leila Galvão (PT), foi vaiada pelos manifestantes quando usou a tribuna da casa. A parlamentar, até defendeu os profissionais em parte do seu pronunciamento, mas ficou evidente a rejeição da mesma entre os taxistas que a chamaram de “parasita”, afirmando que ela em nada ajudou a categoria.

Outro que recebeu reprovação dos trabalhadores também com vaias, foi o líder do PT na casa, deputado Daniel Zen.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima