Tarifaço: em reunião com relator, Motta pauta reciprocidade nesta 4ª

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), vai pautar a urgência do Projeto de Lei (PL) da Reciprocidade Econômica na sessão desta quarta-feira (2/4). A decisão foi fechada em reunião com o relator da matéria, Arnaldo Jardim (Cidadania-SP).

O texto dá ferramentas ao Brasil para retaliar tarifas impostas por outros países e consideradas injustas. A matéria ganhou tração nas últimas semanas diante do anúncio de “tarifaço” pelo governo dos Estados Unidos (EUA).

O Partido Liberal, entretanto, a fim de forçar Hugo Motta pela tramitação do PL da Anistia, está em obstrução. O líder da sigla na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), admite travar a tramitação até mesmo do texto que trata da reciprocidade econômica, e que uniu deputados da direita à esquerda.

Ainda que pressionado, Motta defendeu priorizar a tramitação do projeto que trata da reciprocidade econômica. “Ninguém é dono do povo e ninguém pode falar por ele. Não é hora de seguirmos ninguém, mas de agirmos com desprendimento político, sem qualquer tipo de mesquinhez e agir com altivez, mas sem falsos heroísmos”, escreveu Motta no X.

Motta ainda afirmou que, “nas horas mais importantes, não existe um Brasil de esquerda ou um Brasil de direita”. “E nós, representantes do povo, temos de ter a capacidade de defender o povo acima de nossas diferenças, pois é isso que esperam de nós”, frisou.

“Como esse é um tema excepcional, e nós temos amanhã uma data já precificada de uma possível movimentação dos EUA em relação aos produtos brasileiros, nós estamos conversando com o colégio de líderes para, se possível, excepcionalmente, possamos já trazer a matéria ao Plenário ainda nesta semana”, reforçou Motta na tribuna.

Fonte: Metrópoles

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação