Tamanduá-Mirim é resgatado de quintal por Bombeiros em Epitaciolândia

Na manhã deste sábado, 24, um morador do Bairro Aeroporto recebeu uma grata visita em seu quintal, um Tamanduá-Mirim (Tamandua tetradactyla).

O animal amanheceu o dia em uma árvore na frente da residência. Tudo indica que o visitante tenha vindo da reserva de floresta que pertence ao Exército, já que o Bairro Aeroporto é próximo. O animal ficou circulando por cima do muro, e mesmo sendo um animal pequeno, é considerado perigoso, pois, possui garras afiadas que são usadas para se defender.

Uma equipe do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado em Epitaciolândia foi acionado para resgatar o animal e devolvê-lo ao seu hábitat natural. Quando os Bombeiros chegaram, o Tamanduá já andava sobre muro e telhado de outras residências. Após efetuar um cerco e alguns minutos de idas e vindas sobre os telhados, os bombeiros conseguiram resgatar o animal.

A recomendação das autoridades é, ao avistar animais silvestres em ruas ou árvores dentro da cidade, acionar o Corpo de Bombeiros para efetuar o resgate.

Tamanduá-Mirim pode ser encontrado em muitos ambientes, desde florestas até savanas, mas é predominantemente florestal, sendo encontrado com frequência em bordas de florestas, preferindo forragear nesses ambientes. São animais solitários, de hábitos que podem ser tanto diurnos quanto noturnos.

Se alimenta preferencialmente de formigas e cupins, preferindo as castas reprodutivas de formigas, e não soldados. Seus predadores incluem felinos de grande e médio porte, como a onça-pintada, a suçuarana e a jaguatirica. Os filhotes são carregados nas costas da mãe, até que se tornem independentes, mas ocasionalmente podem ser deixados em “ninhos”.

O Tamanduá foi solto em local seguro no seu hábitat natural.

 

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Da Redação